• CONTENT
Arquitetura

Projeto de capa: Revista Casa Sul edição 103

Onde: Curitiba • 14 de Dezembro - 2020 | Fotos Celso Pilatti

Conheça a surpreendente renovação, assinada por Valliatti&Patrão Arquitetura, que transformou por completo uma residência no Centro de Curitiba

O dilema “reformar ou construir” é um velho conhecido de quem pensa em comprar o imóvel dos sonhos. Embora o senso comum seja de que “começar do zero” é a única opção para um projeto verdadeiramente personalizado, reformas inspiradoras provam que a alternativa pode ser muito mais interessante. No caso desta residência de 350m², num condomínio fechado no Centro de Curitiba, a localização era exatamente o que a família procurava: acessível, segura, arborizada e silenciosa. A aparência e a distribuição dos cômodos, porém, deixava muito a desejar (vide foto abaixo, do imóvel antes da reforma).

 


“Os clientes queriam morar em uma casa no centro da cidade, então a opção foi comprar uma casa mais antiga e readequá-la às suas necessidades. O escritório foi consultado antes da aquisição da casa para que pudéssemos avaliar o seu potencial e a viabilidade da reforma. A residência com 15 anos de construção, em um bom terreno, tinha uma planta em dois níveis que não valorizava o convívio dos moradores.” – relembra o arquiteto Sérgio Valliatti, sócio da Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura e autor do projeto (abaixo, a foto do imóvel após a reforma).



A solução foi reformar o imóvel de cima a baixo e mudar a fachada para uma proposta mais adequada à personalidade dos moradores (um casal jovem com uma filha adolescente). A nova fachada ganhou linhas modernas e visual minimalista com revestimentos naturais, em pedra e madeira, que valorizaram a volumetria externa. Integrado ao entorno, o resultado ficou tão natural que não parece produto de uma reforma. “Procuramos na paleta de cores tons mais suaves, que incluem branco, cru e gelo. O maior contraste ficou por conta dos brises de madeira.” – afirmou o profissional.




Para executar o projeto e acrescentar um novo pavimento a experiência da Construtora DJA foi indispensável: uma estrutura metálica sobreposta à existente criou a bela varanda coberta que integra os ambientes sociais à área externa, além de um terraço com vista privilegiada da paisagem urbana. “O pedido especial do cliente era a criação de um espaço para sua coleção de discos e livros. Sofisticado, o grande acervo precisava de um grande ambiente, razão pela qual criamos o terceiro pavimento. A sala do colecionador foi pensada e setorizada para garantir a privacidade e conforto do proprietário.” – revelou Valliatti.



Outro desafio, superado com sucesso, foi a adequação da planta preexistente ao layout integrado desejado pelos clientes. A área social ganhou porcelanato acetinado na mesma paleta de cores utilizada na área externa, adicionando fluidez e luminosidade ao décor. A nova varanda, com pé direito duplo, ganhou painéis de madeira ripada e atmosfera acolhedora integrada ao jardim com cascata que também ´dá acesso ao espaço gourmet. Integrado, o ambiente contou com mobiliário sob medida da Florense para arrematar a atmosfera contemporânea e convidar a momentos de descontração. Por fim, os ambientes internos ganharam mobiliário e peças de design da Momenttum, escolhidas cuidadosamente para arrematar a proposta elegante e despojada da nova residência. 



Acesse a galeria para conferir mais fotos deste projeto incrível! Em nosso canal no youtube você confere uma entrevista completa com os arquitetos, acesse o link abaixo e confira!

AO VIVO: Antes e depois de cair o queixo! Projeto completo: CAPA 103 - Valliatti & Tomasi Patrão - YouTube

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook