• CONTENT
Arquitetura

Viver Diferente

Onde: Curitiba • 21 de Setembro - 2020 | Fotos Eduardo Macarios

Conheça o projeto arrojado de uma residência que incorpora o melhor da arquitetura atual

Foi-se o tempo em que as jovens famílias sonhavam com uma casa de formato tradicional e uma cerca branca em volta do jardim... ou ao menos é o que indica esta residência arrojada de 200m² na cidade de Pato Branco/PR. O projeto, assinado pelo escritório “Michel Macedo Arquitetos”, tirou partido do terreno em declive para criar volumes estruturais diferentes e atender às necessidades dos clientes – um jovem casal, à época sem filhos, que desejava um espaço íntimo e outro dedicado ao lazer e a entreter convidados.

“Por se tratar de um terreno em declive com uma área de preservação ambiental aos fundos nos apropriamos dessas condicionantes e soltamos a parte intima do programa do chão, enquanto os espaços de convívio acontecem integrados a área de preservação.” – explicou o arquiteto Michel Macedo. A fachada de vidro e madeira, voltada para a rua, possui acessos independentes à área íntima e à área social da residência, sendo um dos pontos de destaque na opinião do profissional: “...os acessos acontecem de forma independente, separando o acesso social do acesso íntimo, e a conexão entre os dois acontece por uma escada junto à fachada, que integra a vida social ao contexto urbano.”

A integração entre espaços internos e externos é outra característica importante da residência. O pavimento superior, por exemplo, utiliza paredes e teto em concreto aparente na sala de estar - mesmo material utilizado na fachada externa. O resultado é uma sensação de continuidade e integração entre o interior e exterior. A luminosidade fica garantida por amplas janelas (voltadas para a frente e para os fundos da residência) e por uma paleta de cores primárias contrastantes com o cinza do concreto.

A área social, por sua vez, é acessada a partir de uma escada descendente que parte do nível da rua e termina em um amplo espaço de lazer com vista privilegiada da área de preservação ambiental nos fundos do terreno. O grande vão livre apresentou desafios: “...a maior dificuldade foi apoiar a casa em somente 3 pilares, vencida pelo uso do concreto protendido.” – afirmou Michel Macedo.

O efeito final valeu a pena: o volume superior, onde fica a área íntima, parece flutuar sobre o pavimento social abaixo. O projeto luminotécnico acentua ainda mas esta impressão, posicionando estrategicamente luzes de piso para valorizar os elementos construtivos. Apesar da área reduzida, a área de lazer aparenta ser de ser muito maior graças às amplas esquadrias que a integram ao entorno. Há espaço, ainda, para uma garagem dupla com cobertura de madeira (reaproveitada da construção) e policarbonato transparente.

A obra foi finalizada em um ano e meio e priorizou materiais como concreto, vidro e madeira, utilizando acabamentos pontuais em pintura para destacar os elementos volumétricos. “A escolha dos materiais foi baseada na própria disponibilidade técnica de mão de obra local, buscando facilitar o processo construtivo.” – explicou o arquiteto. O resultado funcional e moderno anuncia novos tempos para a arquitetura residencial: o novo estilo de vida do século XXI. Confira mais imagens em nossa galeria!

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook