• CONTENT
Conexão

Conheça o Sítio de Roberto Burle Marx

Onde: Curitiba • 30 de Dezembro - 2020 | Fotos Oscar Liberal

Sítio-residência do artista ganhou investimentos para melhor atendimento ao público e preservação do patrimônio paisagístico-arquitetônico. 

Integrante do Patrimônio Histórico e Paisagístico Nacional, o Sítio Roberto Burle Marx comemorou recentemente a conclusão de seu projeto de requalificação. Os investimentos, no valor de R$ 5,4 milhões, tiveram por objetivo valorizar os locais de visitação, melhorar as instalações de trabalho, potencializar ações de pesquisa e ampliar o acesso público à obra do famoso paisagista e arquiteto. O espaço singular, localizado na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, dispõe de um acervo botânico único, além de obras de arte diversas pertencentes à coleção particular do proprietário.




Admirado mundialmente pela singularidade de suas criações, Roberto Burle Marx nasceu em 1909 em São Paulo e foi criado no Rio de Janeiro, onde faleceu em 1994.  Ao longo de sua carreira criou o conceito de jardim tropical moderno e promoveu uma mudança de paradigma no paisagismo mundial, adotando formas modernas e o uso de plantas tropicais e subtropicais para romper com a estética dos jardins clássicos e românticos do século XIX e início do século XX. 




Segundo o Iphan, a propriedade é um exemplo de espaço em que o estudo e a experiência paisagística da flora e da ecologia tropical servem de base para um intercâmbio informações que direcionou a arquitetura moderna e a visão do paisagismo no Brasil e no mundo. Com milhares de projetos, nacionais e internacionais, o arquiteto e paisagista concebeu paisagens brasileiras famosas, dentre as quais se destacam o calçadão de Copacabana, o jardim do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e os jardins e do Salão de Banquetes do Palácio Itamaraty.



Outras atividades menos conhecidas de Burle Marx incluem a de artista plástico, pintor, escultor, designer de joias, figurinista, cenógrafo, ceramista e tapeceiro. Todas essas facetas podem ser apreciadas na propriedade que foi, para ele, um grande laboratório de experimentações botânicas e artísticas, onde morou e produziu em seus últimos vinte anos de vida.


O banco de dados com o catálogo das 1.700 obras presentes no Sítio pode ser conferido no site www.sitiorobertoburlemarx.org.br ou, pessoalmente, por meio de visitação com agendamento prévio.

Serviço: 

Estrada Roberto Burle Marx, No. 2019 - Barra de Guaratiba
CEP: 23020-255 - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2410.1412
E-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook