• CONTENT
Arquitetura

Projeto mineiro no International Property Awards

Onde: Curitiba • 23 de Março - 2022 | Fotos Gustavo Xavier

Conheça os detalhes do projeto que ganhou cinco estrelas na premiação internacional de arquitetura na categoria "Projetos Arquitetônicos Unifamiliares no Brasil"

A arquiteta mineira Vanessa Lacerda celebra 25 anos de atuação à frente do escritório que leva seu nome. O projeto arquitetônico da residência unifamiliar em uma fazenda na cidade de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a avaliação máxima na categoria “Projetos Arquitetônicos Unifamiliares no Brasil”.

A conquista do prêmio International Property Awards, um dos mais importantes reconhecimentos do mundo na área da Arquitetura, é um marco na carreira da profissional. “Emblemático. Esta talvez seja a melhor palavra para definir esse projeto repleto de desafios, desde a sua concepção à sua execução. O amplo espaço foi pensado como um complemento à casa principal, a qual passou a contar com um agradável local para os encontros familiares e para receber amigos próximos. Alguns pré-requisitos foram solicitados, como amplitude, ventilação e iluminação natural, conforto térmico e, sobretudo, a preservação da vista original à formação rochosa natural Monumento Natural Experiência da Jaguara”, explicou a arquiteta.


A demanda desafiadora dos clientes acabou se tornando o diferencial do projeto: “Alguns elementos foram cuidadosamente desenvolvidos para promover a integração harmoniosa entre a arquitetura e a paisagem, a conexão entre os espaços a serem habitados e a natureza preservada do paredão de pinturas rupestres. O conceito para o desenvolvimento e implantação do Espaço de Convivência sempre foi norteado por uma linha imaginária que faria a ligação entre a sede da fazenda existente e o monumento de formação rochosa. Toda a premissa foi desenvolvida através dessa linha, que no exercício do projeto, se concretizou no pórtico de aço corten. Tal elemento delimita o espaço de implantação da área de lazer e passa a fazer a interligação entre sede e formação rochosa”.


Para respeitar a vista da antiga casa para o paredão rochoso o telhado do novo espaço foi nivelado com o gramado existente. “O resultado é que aquele espaço se tornou um local para contemplar o monumento natural. Um verdadeiro mirante com uma linda vista”. A grande estrutura de metal se tornou uma das características mais marcantes do projeto.

A água também ganhou destaque: “Ao mesmo tempo em que melhora o conforto térmico do nível inferior, a água une conceitualmente os dois níveis do projeto. O que era, anteriormente, um lago, passou a ser uma piscina com borda infinita, alimentando a queda d'água sobre o vidro da sauna, valorizando a acessibilidade visual ao patrimônio natural”, esclareceu Vanessa.


O projeto, desenvolvido por Vanessa Lacerda e seu sócio Leandro Carvalho, também conta com home cinema, escritório/sala de leitura, uma sofisticada adega, ampla sala com mesa de sinuca oficial e espaço gourmet integrado. A fazenda fica localizada em Mocambeiro, município de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, situada em uma região geográfica privilegiada por belezas naturais, e pertence à região da APA Carste de Lagoa Santa, tombada pelo patrimônio estadual, por conter inúmeras cavernas e pinturas rupestres em suas edificações rochosas.

Sustentabilidade


De acordo com Vanessa Lacerda, o ponto comum em seus projetos é o cuidado com o meio ambiente. Por isso, uma série de ações foram realizadas para otimizar recursos, como a vegetação transplantada e a iluminação natural. “A fazenda é dotada de inúmeros jardins. A partir dessas áreas, retiramos a maioria das mudas que compõem o paisagismo atual da edificação. Outro ponto é a fachada em esquadrias de vidro que proporciona, em média, 10 horas de iluminação natural ao longo do dia. Além disso, foram instaladas lâmpadas de LED e realizadas automatizações para que o equipamento só acenda quando realmente for necessário”, ressaltou. O sistema construtivo em formas metálicas evitou o uso e o desperdício de madeira na obra. O mobiliário da cozinha e corredor de serviço utilizou MDF de reflorestamento. Para o descarte do esgoto, foi construído o sistema de fossa séptica, filtro e sumidouro, que devolve ao meio ambiente a água filtrada e sem resíduos.

Confira todas as imagens em nossa galeria!

 

 

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook