• CONTENT
Décor

Dez tendências de décor para 2021

Onde: Curitiba • 08 de Dezembro - 2020 | Fotos Divulgação

Fique por dentro do que será sucesso de décor no próximo ano segundo a mostra virtual IT HOME

Os ambientes da mostra Casa It Home, que reúne mais de 30 ambientes criados a partir de projetos 3D realísticos, podem ser visitados em tour 360° por meio do site www.casaithome.com.br. Gratuita e 100% online, a mostra já teve mais de 5 mil visualizações e pode ser acessada 24 horas por dia, 7 dias por semana, até o dia 28 de fevereiro de 2021. Os arquitetos e designers de interiores apostaram em tendências para 2021 que prometem fazer sucesso no décor, confira:

Verde Mint

 

Nos 30m² do Quarto de Bebê, idealizado pelo Angra Design de Interiores, o verde mint prevalece no revestimento das paredes, no tapete e em detalhes do mobiliário, a exemplo do tampo do pufe central, trazendo leveza e delicadeza. Unissex, o tom inspira descanso e recebe muito bem combinações com lilás e marrom-claro. A tonalidade também marca presença no Refúgio da Jovem Atriz (abaixo) assinado por Isabela Nalon, evidenciando que a cor é uma das tendências de 2021.


  

Arquitetura Orgânica



Elementos sinuosos e estilo arquitetônico orgânico também serão tendência. Para reconexão com a natureza, na Casa de Banho Gaia, de Cinthia Duarte, a área em que está a banheira possui base de pedra Hijau e é separada do jardim por um grande pano de vidro, com visão total do ambiente externo. Abaixo, o projeto de Débora Roig aposta em ambientes totalmente integrados para fazer da Casa Trancoso de Campo o lugar ideal para o convívio familiar. Elementos orgânicos como o cimento queimado, a madeira de demolição e os objetos artesanais marcam o décor. 

 

 

 

Automação



Com o celular em mãos é possível acionar e manipular a iluminação, a climatização, a lareira, as cortinas e os eletrônicos no Estúdio dos Novos Tempos, de Cristiane Schiavoni (acima). Tecnologia é a palavra de ordem para moradores que privilegiam a praticidade e a otimização de tempo. Abaixo, outro projeto que investe na tecnologia: para conciliar todas as necessidades do morador em um espaço compacto, sem abrir mão do conforto e da estética, o Studio Smart Luxe, de Felipe Luciano investe na tendência.

 


Ausência de barreiras visuais



De conceito aberto e pé direito alto, o Loft Horizontal, de Cristiane Vassoler, em seus 40m², abusa dos tons neutros para estabelecer conexões limpas e elegantes. A falta de barreiras físicas e visuais, o uso de grandes vãos envidraçados, texturas aconchegantes e equipamentos inteligentes torna o ambiente perfeito para quem precisa de praticidade em espaços reduzidos. A integração também continua marcando presença em vários outros projetos da mostra, como o Loft do Executivo por Negrelli & Teixeira (abaixo).

    

Multifuncionalidade




Da necessidade de distanciamento social e de unificar várias tarefas em um mesmo ambiente, por conta da pandemia, Isabela Nalon criou o Refúgio da Jovem Atriz, dedicado à jovem atriz Valenthina Rodarte. Nele, estabeleceu a convivência entre espaços de relaxamento, estudo, trabalho e até uma poltrona suspensa giratória para posts no Instagram. Abaixo, outro projeto que combina várias possibilidades: o espaço Time to Love, de Elaine Vilela, traz diversas propostas de convivência integradas (sala de jogos,  sala de estar, mesa de estudos e espaço ao ar livre).  

  

Conexão com a natureza



A busca por maior contato com a natureza tem ganhado cada vez mais força. O jardim de inverno na sala principal, anexo à mesa de refeições, deixa clara a prioridade de Leo Shehtman na Casa Terracota: incorporar a natureza à moradia. Centralizado, ao redor do jardim interno acontecem todas as funções da casa (foto acima).

Um jardim de inverno também abraça o Lavabo Biofílico, de Letícia Garin (abaixo), que tem o revestimento do piso imitando folhas e, o das paredes, as ondas do mar, além de claraboia para a entrada de luz natural, degradê de verdes e espelhos de linhas orgânicas (outra tendência para 2021).

O Gazebo da Família, assinado por Patrícia Pasquini (abaixo), aposta na madeira como elemento principal e reveste totalmente uma das paredes estendendo-se até o teto, além de marcar presença na mesa de sinuca, cadeiras, banquetas e outros móveis. As paredes revestidas por pedras naturais e o piso de concreto aparente também investem na proposta biofílica.

 

Spa em casa



Espaços de reconexão e relaxamento vêm sendo cada vez mais solicitados a arquitetos e designers de interiores. O Loft do Executivo, de Negrelli & Teixeira, é o verdadeiro retrato de um lar que promove relaxamento e alívio do estresse: com direito a spa no quarto, além de lareira e adega com mesa de jogos, o ambiente convida a ser desfrutado. Abaixo, a Casa de Banho Gaia, de Cinthia Duarte Gaia, também segue a tendência.


 

Neuroarquitetura


Considerando o princípio da neuroarquitetura de que o ambiente físico impacta em nosso cérebro, no Organic Concept, do Spaço Interior, inseriu elementos naturais em todos os espaços a fim de otimizar a produtividade e bem-estar dos usuários. Pedras revestem a parede da sala de jantar, uma grande árvore ocupa um canteiro anexo à ilha da cozinha e uma grande obra de arte sinuosa e iluminada serve como pano de fundo para o balanço. Abaixo, o projeto Café e Coworking, de Audrey Barranco, combina diferentes propostas: espaço para breves reuniões, ala para estudos e leitura e área de café, além das estação de trabalho. Materiais naturais, como a madeira, mantém a atmosfera agradável e otimizam a produtividade do empreendimento.

 

 

 

Panos de vidro

 

Excelentes integradores, os panos de vidro prometem continuar a ganhar espaço nos novos projetos. No Espaço da Família, do Studio Triarq, a exuberante vegetação parece se unir ao ambiente dedicado à convivência familiar, trazendo acolhimento e calma. Em desnível, o sofá em L é envolvido por uma jardineira que enriquece a composição e preserva a linguagem bucólica. O elemento também marcou presença nos projetos de vários outros profissionais da mostra It Home. 

 

Trabalho em casa

 

Cada vez mais comum diante do novo estilo de vida imposto pela pandemia, o trabalho a partir de casa é o tema do Home Office Decor Concept, do Vilaville Arquitetura. Convidativo e multifacetado, o espaço foi pensado para as diferentes atividades do dia. Ripas de madeira no forro rebaixado e no mobiliário, fitas de led e texturas aconchegantes garantiram dinamismo e conforto.

Confira todas as imagens em nossa galeria!

 

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook