• CONTENT
Décor

Os destaques da CASACOR Rio de Janeiro 2018

Onde: Rio de Janeiro • 10 de Outubro - 2018 | Fotos Divulgação

Coliving, estúdios e coworkings, a mostra deste ano se destaca pelos ambientes compartilhados, dentro do tema "Casa viva"

A CASACOR Rio deste ano apresenta novas formas de morar e trabalhar: coliving, estúdios, apartamentos feitos sob medida e coworking, todos num mesmo condomínio e com o tema “A casa Viva”.

O evento é organizado pela 3Plus e apresenta 42 espaços produzidos por 72 profissionais, em cerca de 6 mil m². A propriedade, antiga sede do grupo Monteiro Aranha, conta com um prédio, uma casa colonial e uma área verde de 2,5 mil  m².

Além das áreas residenciais, o evento também tem um andar dedicado ao coworking. O destaque é para o terraço do prédio, que abriga um bar e um bistrô e possui vista para a Baía de Guanabara. E também, a casa colonial, onde está instalado um restaurante e um “garden café” e um lounge e cinema ao ar livre, para completar.

Ambientes

Loft Renault

Profissionais: Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz – InTown Arquitetura

Ocupando uma caixa de vidro, aço e concreto, o dúplex de 75 m², pode ser transportado já pronto para montar, gerando menos resíduos. Além disso, painéis nas esquadrias dispensam o uso de ar condicionado e a impermeabilização reflexiva do teto reduz 90% a absorção de calor. A iluminação com lâmpadas de LED se ajusta ao toque de um botão. A decoração é composta por um mix de peças contemporâneas e clássicas.

OffiCEO

Profissionais: Aline Celles e Bethânia Rocha - AB Arquitetura e Interiores

Com estilo clássico e contemporâneo, o espaço de 21m² tem duas setorizações: a mesa de trabalho e um lounge para pequenas reuniões, que podem ser usados simultaneamen.te por equipes diferentes.

O estuco, com tom de dourado claro na pintura do teto, dá um ar especial à decoração. Tons de azul aparecem na pintura de Carlos Araújo e na poltrona de veludo do “CEO”.

Living da Casa Viva

Profissional: Ana Lúcia Jucá

Distribuído em living, sala de jantar e lavabo o espaço tem como cor predominante o cinza, e recebe tons terrosos e metais dourados. Destaque para a modernização das bay-windows, com cortinas verdes em rhipsalis e orquídeas contornadas por espelhos.

Destaque para a cozinha dentro da sala de jantar, com Dekton, material super resistente, na bancada da cozinha, no painel do lavabo e na mesa de jantar. Os painéis de seda são uma releitura das clássicas boiseries com perfis metálicos, substituindo as molduras de madeira.

D`a Ladeira Restaurante

Profissionais: Andrea Neves Duarte e Anna Malta

Com estilo colonial, o restaurante possui vista para a Baía de Guanabara e exposições de arte ligadas com o tema “Casa Viva”. Para a decoração, tons de madeira, chumbo, preto e rosa goiaba. A adega climatizada com pintura de aço corten recebe os visitantes. Destaque para a mesa comunitária de aço, para compartilhamento de espaço. O salão tem ambientações com sofás revestidos em lona e mesas redondas com cadeiras em couro natural.

Sala de Descompressão

Profissionais: Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião

Com vigas aparentes e tons de verde e ultra-violeta, o ambiente possui núcleos onde os usuários podem ter momentos individuais e também de interação.

O pórtico é composto por chapas metálicas, paredes revestidas de painéis de freijó e piso de mármore – a pedra escolhida, lançada no Brasil na mostra, foi usada na mega fachada da Louis Vuitton de Varsóvia. Na tendência Urban Jungle, o projeto compensa a falta de verde no caos urbano com uma mini floresta dentro do espaço. As três bey-windows receberam vãos que servem de assento.

Cozinha Alecrim

Profissionais: Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida – Beta Arquitetura

O espaço inclui uma sala de almoço e uma varandinha que traz o verde do exterior para dentro. Toda marcenaria da cozinha é de laca na tonalidade verde-menta, numa parceria com a estilista Isabela Capeto. O cinza escuro, em contraste, aparece na ilha central, revestida de Dekton, no teto e em objetos.

Living Sage

Profissional: Bianca da Hora

O Living do Casal se inicia no hall e possui uma copa-cozinha integrada à sala e uma pequena adega e mistura peças de design assinado junto às antigas peças de antiquário. O verde e a madeira remetem à tranquilidade de uma casinha de campo.

Refúgio Urbano – Casa Unlimited

Profissionais: Bruno Carvalho e Camila Avelar

Com layout que valoriza a circulação, a casa incorpora a vegetação do terreno através das paredes de vidro. A piscina da Unlimited é o destaque do espaço. Ela é revestida com pedra hijau preta e possui borda infinita. Pinceladas de verde e rosa claro destacam-se em meio a neutralidade de tons, junto com os revestimentos de madeira. Móveis de design moderno são equilibradas com peças vintage de antiquários.

Point do Café

Profissional: Caco Borges

As fazendas do ciclo do café foram a inspiração para o projeto do Armazém do Café, instalado na casa de estilo colonial. O piso de lajota de barro, característico da época, foi restaurado. O mobiliário é clássico e com estrutura de vime. Na área externa, um espaço de convivência que mistura rústico e contemporâneo onde sofás e poltronas de vime e mesas altas com banquetas são distribuídas pelo varandão.

Área de Convivência

Profissionais: Camila Raimundo, Danilo Ferreira e Maria Carolina Valim

Como o ambiente é integrado, todo o projeto segue a mesma linguagem, com rosa e verde predominando. A circulação possui luminárias na parede, formando um painel de lâmpadas tubulares. A sala é dividida por um grande sofá e fica de frente para a estante com vegetação e livros. Para disfarçar os banheiros voltados para a sala, as portas receberam painéis ripados. A sala de reuniões funciona como uma área mais privativa monocromática que remete à natureza.

Praça das Palmeiras

Profissional: Carla Pimentel

A praça central da mostra é marcada pelo paisagismo contemporâneo, com canteiros de formas abstratas. Um espelho d’água cria um ponto focal e, em seu entorno, o deck com composição de sobras de madeira e resíduos de plástico reciclado destaca-se como solução sustentável. O jardim traz várias espécies de flora brasileira e também esculturas de borboletas da escultura Christina Motta.

Horta Gourmet

Profissionais: Carmem Mouro e Sergio Novaes

Seguindo a tendência do “slow living”, um estilo de vida direcionado ao consumo sustentável, os profissionais optaram pela horticultura indoor: temperos em vasos de hidroponia, jardim vertical de plantas alimentícias, laboratório de mudas e sementes e desidratados de folhas. Todos os materiais são naturais e reciclados, incluindo as madeiras de demolição e uma instalação vertical que utiliza sobras de fábrica de inox.

Suíte do Casal

Profissionais: Claudia Pimentel e Patricia Franco

As arquitetas criaram este ambiente para um jovem casal de empresários, em que os móveis são arredondados para maior fluidez da circulação. A paleta reúne tons claros e neutros, com toques de dourado e riqueza de texturas. No banheiro, destaque para a pintura texturizada de metal líquido com acabamento acetinado, e para o mármore sintético ultra resistente, usado no piso. Um aparador faz as vezes de bancada de pia, posicionada fora do banheiro, ampliando suas possibilidades de uso.

Joalheria

Profissionais: Chico Viana e Guido Sant’Anna

O vidro da fachada serve para integrar o jardim em frente à loja com seu interior, valorizar a entrada de luz natural e harmonizar os traços arquitetônicos. Um portal de Dekton em tom metálico reforça o estilo contemporâneo. No ambiente de exposição de joias, piso de madeira em tom dourado envelhecido e parede revestida de couro. Uma extensão do pergolado é o ambiente de estar com cara de varanda. No décor, sofá turquesa, poltronas rattan com estampa tropical e totens de mármore como mesas laterais.

Escritório da Estilista

Profissional: Cristina Japiassú

A estilista Julia Golldenzon, uma das mais conceituadas no mercado de vestidos de noivas no Rio de Janeiro, serviu de inspiração para o projeto do escritório. Elementos naturais compõem o projeto como pedra no revestimento da parede, madeira e palha no mobiliário e tecidos de fibras naturais nos estofados. Além de elementos industrializados, como aço, vidro e dourado. Nas paredes, fotos da coleção de Julia Golldenzon, em paisagens de plantação de algodão.

Empório & Lounge Cine Open Air

Profissionais: Cristina Côrtes, Virna Carvalho e Sandro Ward

As profissionais misturaram as características da antiga oficina onde se instala Deli Delícia com toques contemporâneos. Como as paredes de tijolinhos aparentes e o piso revestido com porcelanato geométricos. Na parte externa, um grande lounge, com paisagismo de Sandro Ward e painel de LED, onde são exibidos filmes e shows.

Ótica Gus

Profissional: David Defizio

Inspirado nas boutiques das grandes grifes, David trabalha com texturas e escalas de cores de cinza. As paredes externas têm pintura texturizada que reproduz o cimento queimado. Rasgos na fachada de vidro dão uma prévia do que o visitante irá encontrar. No interior, as paredes possuem papel com textura de linho e mobiliário requintado. A marcenaria é revestida com o mesmo papel texturizado, com os produtos expostos em prateleiras iluminadas. Os móveis e as mesas de atendimento são de lâminas de madeira louro-pardo com couro cinza. Um bufê de laca preta completa o décor.

Loja da Casa

Profissionais: Dorys Daher e Guilherme Pereira

Para a loja de decoração, foi adotada uma linguagem contemporânea com tons neutros, para não competir com os produtos coloridos. As paredes e prateleiras são revestidas em MDF em dois tons de cinza. As estantes são marcadas por linhas verticais que fazem a curva no teto e formam uma estrutura única, descendo pelas estantes da parede oposta. O verde ganhou destaque com a parede de vidro, permitindo que a natureza ao fundo da loja participasse da decoração.

Espaço Deca – A Origem

Profissional: Duda Porto

Para o espaço que celebra a parceria de 25 anos da CASACOR com a Deca, Duda Porto utiliza arquitetura orgânica para criar unidade com a natureza do entorno. Com o formato de espiral, a construção tem uma “casca” feita de brises de madeira de reflorestamento, que flutuam sobre um espelho d’água. No núcleo do espaço, há paredes curvas feitas de taipa de pilão, técnica de construção artesanal com barro compactado.

Studio Premium

Profissionais: Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge

A fotografia impactante de Beto Gatti, impressa numa parede em couro, recepciona os visitantes neste refúgio urbano para um jovem casal. A decoração do estúdio segue tons de cinza e preto. No estar com home-theater, os arquitetos celebram o bom design brasileiro. A sala de jantar é integrada à cozinha, que tem armários em preto, sem contrastes muito marcados. As janelas ganham hortas portáteis, em módulos e madeira. No quarto, o pé-direito baixo, as paredes revestidas com painéis de madeira e a cama Auping garantem clima acolhedor.

Suíte da Mulher

Profissional: Gisele Taranto

Gisele cria uma suíte para uma mulher que escolheu preservar o seu próprio espaço, compartilhando apenas as áreas sociais e de serviço. Na paleta de cores, preto, banco, azul, amarelo e açaí. Para o mobiliário, peças inspiradas em consagrados designers brasileiros, em contraste com peças originais de alguns deles. Para os tecidos, a sensação do toque como veludo, algodões, linhos pré-lavados, lã e tricô. Na área externa reconexão com a natureza. O banheiro possui área integrada com o quarto, com vista para o jardim.

Livraria e Sala de Leitura

Profissionais: Hannah Brauer, Regina Prior e Bianca Prior

Neste ambiente, o destaque vai para a mesa central. Ela se transforma numa árvore com galhos carregados de páginas de livros e origamis de pássaros e borboletas. Piso, parede, prateleiras e bancada de leitura central são revestidos com painéis de madeira sustentável. Numa das paredes, colagem de várias páginas de livros de época. Além disso, um grande livro vivo, feito de plantas em parceria com o Atelier Wabi-Sabi, efeita o local.

Consultório de Psicanálise

Profissionais: Isabella Lucena e Paula Gusmão

Simples e refinado, esse consultório de um psicanalista, que gosta de viagens, arte e livros, convida os visitantes s uma experiência sensorial. Para dividir a área de trabalho e o ambiente de leitura, painéis pivotantes de policarbonato translúcido. O piso é granilite cimentício, que mistura o cimento e pedras naturais. Na área de trabalho, uma bay-window que serve de divã, com futon de algodão. A arte remete à passagem do tempo, com intervenções fotográficas de Thainan Castro.

Fachada

Profissional: Ivan Rezende

A revitalização da fachada valoriza a volumetria do prédio existente a partir do uso de materiais naturais. O painel metálico Geoclad, da Hunter Douglas, possibilita a criação de luzes e sombras e diversos graus de ventilação, como um brise-soleil. O projeto também inclui jardins verticais, com paisagismo de Sandro Ward, e, na frente do prédio, bancos e jardineiras de mármore.

Suíte Zen

Profissional: Jacira Pinheiro

A nova coleção home da Bottega Veneta, apresentada durante o Salão do Móvel, em Milão, foi a inspiração para esta suíte. Madeira, fogo, água, terra e metal estão presentes no ambiente. Frisos e molduras clássicas compõem o ambiente com móveis de design contemporâneo.

Estar do Coliving

Profissional: Jairo de Sender

Para este living multiuso de moradia compartilhada, o papel de parede, com referência art decó e o teto com pintura texturizada dourada, contrastam com a marcenaria moderna. Veludo azul-marinho nas paredes do corredor e lavabo contrasta com os pôsteres lambe-lambe, que retratam pinturas renascentistas de forma satírica. Destaque para a escultura suspensa de Ildeu Lazarani, com 29 mil alfinetes. Na bay-window, com jardim de orquídeas penduradas no teto, a manequim vira uma luminária.

Ca.fé.lix Lab

Profissional: Jean Felix

Inspirado nas cafeterias japonesas, as paredes do ambiente ganham painéis que seguem o visual das fusumas, divisórias deslizantes japonesas. Põsteres de exposições de arte japonesas aparecem suspensos com fios de nylon. Um banco coletivo ocupa a extensão do salão diminuto, com mesinhas de apoio. A bay-window ganha persiana de bambu e se transforma num banco, com almofadas de linho bege que remete aos sacos de café.

Suíte dos Filhos

Profissional: Ketlein Amorim

Para o mini-apartamento de 24 m², a integração dos espaços foi essencial. Na área de dormir, duas camas independentes, suspensas e fixadas no teto. Na área de estudos, em frente à bay-window, uma mesa com cavaletes em madeira e tampo de vidro, com cadeiras em policarbonato transparente. O “estar” do quarto possui futon com encosto, frigobar, bancada de eletrônicos e uma claraboia fake com painel de fotos e vegetação no teto. O banheiro possui jardim interno e cores alegres.

Pop Up Carandaí25

Profissionais: Ivna Reis, Lucia Santoro, Juliana Neves, Raphaela Fogaça e Carolina Magoga

O objetivo deste projeto é levar a moda onde quer que vá. Através de cores e vegetação, inspirados na alma carioca, o coletivo realiza eventos temporários. O projeto é baseado em módulos que formam as araras onde as roupas são penduradas, e que podem ser levados para onde o evento necessitar. Os módulos são feitos de uma estrutura tubular com pintura cobre, com plantas espalhadas por toda a armação.

Quarto do Historiador

Profissional: Lia Lamego

A história da França, paixão de um jovem historiador que mora num coliving, foi o ponto de partida para o projeto do quarto. Um mapa de relevos de uma região da França reveste uma parede. Lia cria uma setorização, com três ambientes. O ambiente de dormir possui acabamento em laca cinza. Um tapete oval cinza claro delimita o espaço de estar, com uma poltrona azul royal e terráreos nas paredes.

Galeria dos Apartamentos

Profissionais: Lu Kreimer e Manuel Ferreira

O bambu é o destaque do hall de 22 m². A parede é revestida com tecido de algodão cru pintado pelo artista Marcus Vinicius de Palma, com estampa de bambu, pássaros e flamingos. Peças de antiquário como aparador, abajures e um cavalete de pintura criam uma atmosfera íntima. A parede da copa também é revestida com algodão, enquanto os armários da bancada de pia, de madeira orgânica e bambu, completam o toque natural e sustentável do ambiente.

Escritório do Empreendedor

Profissional: Luiz Fernando Grabowsky

Numa homenagem ao fundados da Monteiro Aranha, o escritório foi criado para receber clientes para reuniões e pequenos coquetéis. Há uma mesa apara conversas reservadas, área de reunião e estar integrados. Piso em mármore bege escuro e bay-window forradas de madeira escura. O mobiliário possui tons de verde, cm destaque para o bufê de laca brilho verde do Estúdio Bola e poltronas Paraty em linho verde.

Sala Carioca

Profissionais: Marcia Müller e Manu Müller

Para o living do apartamento de um casal maduro, a inspiração foi no estilo de vida carioca, tropical chic. No ambiente, o piso é de tábuas de concreto, com paredes em madeira de reflorestamento e móveis de designers brasileiros modernos. O sofá modulado permite mudanças no layout, enquanto as bay-windows são transformadas em bancos. O verde é incorporado nos revestimentos dos tecidos, nas fotografias de folhagens e na horta vertical da cozinha.

Loft do Homem

Profissional: Maurício Nóbrega

Para destacar a coleção de obras fotográficas, paleta neutra com tons de branco, cinza e madeira. Na sala de estar, uma estrutura de alvenaria cria uma delimitação de ambientes para um pequeno laboratório fotográfico com câmara escura e varal de fotos. A cozinha, com bancada gourmet, inclui mesas de refeições e fica ao ar livre, junto com o banheiro, com um pergolado de madeira que permite a entrada de luz natural e um jardim vertical.

Studio Neo

Profissionais: Monique Pampolha e Hannah Cabral - Studio MH Arquitetura

Com piso em porcelanato cinza e paredes forradas com madeira, o verde-mint dá contraste ao espaço. As linhas retas na marcenaria tornam o ambiente geométrico, com mobiliário redondo para gerar equilíbrio. Móveis enxutos com traçado marcante, como a cadeira Coroa, do designer Gustavo Bittencourt, a mesa Lodd e as cadeiras Windsor de Jader Almeida, compõem o espaço. Destaque para a cama flutuante, desenhada pelas arquitetas.

Vista Bar e Lounge

Profissionais: Paula Neder, Coletivo PN+ e Viviane Menescal

Bistrô, bar, lounges e terraço são pensados em um espaço único. Paula aposta na mistura de cores e materiais, mobiliário em tons de verde, rosa, cinza e madeira. Fazendo referência à arte urbana, o painel de azulejos hidráulicos e madeira reveste a parede. Destaque para o projeto luminotécnico com lâmpadas defletoras salpicadas no teto e na parede do bar. Na área externa, diferentes texturas de plantas e vasos da Organne.

 

Recepção Guanabara

Profissionais: Ricardo Melo e Rodrigo Passos

O ambiente todo é uma homenagem para a brasilidade. Elementos do passado e atuais compõem o espaço que resgata o color block:  preto, branco, o verde e o azul. O projeto, com papel verde-bandeira revestindo o teto e tinta verde-azulada escorrendo na parede, simbolizando um Brasil que está sendo arrumado, teve como ponto de partida um quadro de folhagens de Djanira.

Quarto da Correspondente

Profissional: Roberta Nicolau

Roberta criou o quarto para uma correspondente de TV norueguesa que, se, família no Brasil, se instalou num apartamento compartilhado. Inspirada na decoração escandinava, mistura elementos contemporâneos e outros rústicos. Na cabeceira, uma sobreposição de espelho com painel vazado de madeira. Roberta repete no teto, em painéis de led, os círculos iluminados. Do outro lado do ambiente, um painel ripado que sobe pelas paredes e continua pelo teto emoldura a bay-window onde Roberta instalou o pequeno jardim.

Cafofo Studio Ro+Ca

Profissionais: Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho - Studio Ro+Ca

Em parceria com a Leroy-Merlin, o Studio ro+ca apostou no conceito high-low, a mistura de peças de presença com itens acessíveis, para uma suíte de um rapaz em um coliving. Destaque para a parede de cobogós, elementos vazados de cimento, de baixo custo, que permitem iluminação e ventilação. No banheiro, pisos e paredes revestidos com ladrilhos 20x20, nas cores preto e branco.

Colmeia Urbana

Profissional: Victor Niskier

A estrutura do pergolado onde a loja está instalada é a base do projeto, deixando vigas e colunas de concreto aparentes. A fachada voltada para o paredão rochoso e a vegetação recebeu vidro, e na fachada frontal, brises pivotantes com telas de palhinha remetem à brasilidade. Como um casulo, uma estrutura curva de madeira vai do piso até o teto, transformando-se em espaço de exposição de produtos. Todo o mobiliário foi desenhado pelo arquiteto, com destaque para a cadeira Magrella, na versão balanço, e a estante com nichos tridimensionais.

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook