• CONTENT
Décor

Confira os destaques da CASACOR Ribeirão Preto 2018

Onde: Ribeirão Preto • 19 de Setembro - 2018 | Fotos Divulgação

A primeira edição da mostra traz peças de designers brasileiros em mais de 30 ambientes

Ribeirão Preto recebe, pela primeira vez, a CASACOR. A mostra abre suas portas no dia 22 de agosto com o tema "Casa Viva" e fica aberta para visitação até 30 de setembro. Os convites estão disponíveis para venda pelo site Ingresso Rápido por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada). Confira os espaços:

Jardim de Inverno

Profissionais: Adalberto Montagnani, Adraian Zein e Ana Paula Mendes

Os arquitetos Adriana Zein, Adalberto Montagnani e Ana Paula Mendes usaram os elementos da natureza para criar um jardim de inverno que traduz o tema A Casa Viva. O estilo moderno predomina no mobiliário, com destaque para a peça assinada por Rodrigo Ohtake. Mas, a poltrona Luiz XC, as arandelas e os lustres franceses criam o contraste entre estilos. O paisagismo mistura referências de jardins europeus mas com espécies tropicais.

Cozinha do Chef

Profissionais: Adriana Canin, Daniela Alves Trovo e Márcia Okamura

O ambiente foi feito para um chef de cozinha que reúne a família durante as aventuras gastronômicas. A horta de temperos ao alcance das mãos e piso que dispensa manutenção demonstram isso. Os tons de cinza são destaque e garantem atemporalidade.

Quarto do Hóspede

Profissional: Adriana Fontana

Reconhecida por mesclar cores, texturas e materiais, Adriana Fontana propõe uma combinação de cores complementares, como o laranja e azul, para uma sensação de acolhimento. O pórtico em formato de U é revestido de cerâmica com aspecto amadeirado e a bicicleta na parede, reforça a ideia de que o quarto é de um viajante.

Bar Renato Aguiar Prët-á-Porter

Profissional: Alexandre Calil Salles

Inspirado pelo designer de festas Renato Aguiar, Alexandre Calil propõe dinamismo e leveza para o projeto. Paredes de tecido com pinturas artesanais de estantes de livros compõem o bar. A madeira de demolição aparece nos tampos das mesas e piso em porcelanato com aspecto amadeirado. O balcão de mármore cinza se equilibra com pontos verdes e mobiliário neutro.

Restaurante CASACOR

Profissionais: Ângela Dorascenzi e Mônica Costa

Tons de madeira, pedras naturais, tecidos e texturas compõem este espaço inspirado em Milão, Copenhague e Amsterdã. O restaurante mescla os ares europeus com a brasilidade representada pelo cobogó assinado pelo arquiteto Guto Requena. E também no jardim tropical, com bromélias e bananeiras.

Nossa Adega

Profissional: Antônio Bettarello

A frase “ Menos internet, mais cabernet”, iluminada por luzes de LED é um convite para os amantes de vinho. Intimista e atraente, os materiais convidam ao toque, como o aço corten nas paredes, e a madeira natural do mobiliário. Peças assinadas se destacam na adega. Inspirado no gosto do vinho, a iluminação é fechada e direcionada para os pontos de destaque.

Lavabo do Universo

Profissionais: Archid Arquitetura e Construção

O sistema solar é a referência deste ambiente assinado pela arquiteta Rosana Ferreira e a engenheira civil Fernanda Cândido. Representado pelo revestimento em porcelanato, com o brilho das estrelas no painel de Swarovski, iluminado por fitas de LED. A luminária, com lâmpadas redondas, simboliza os planetas e um grande espelho dourado, o sol. Por trás da bancada, uma cascata automatizada é acionada ao ligar a torneira.

Loja CASACOR

Profissional: Arquitetura Supra Design

Inspirados no tema da mostra 2018, A Casa Viva, os elementos construtivos são desmontáveis e serão reimplantados. Os arquitetos Matheus Benetti e Dariane Bertoni, também designers de produto, optaram por elementos prosaicos das construções. Materiais industrializados são ressignificados e aparecem a olho nu. Andaimes sustentam placas de madeira e dão forma aos suportes para exposição de produtos. Paredes de vidro proporcionam leveza e fluidez.

Cozinha da Família

Profissionais: C4 Arquitetos

 Bruno Castanhari, Diego Buzato, Gustavo Pinto e Marco Castro oferecem uma experiência sensorial aos visitantes, com textura aveludada no revestimento e na marcenaria. Os armários e paredes possuem tons escuros, que contrapõem com o tom do piso, que possui paginação em escama de peixe. O pendente Jabuticaba, de Ana Neute, dá um visual arrojado à cozinha.

Casa do Bosque

Profissionais: Cacau Ribeiro Arquitetura de Interiores

A madeira, em diferentes formas e tonalidades, é a peça-chave para este loft de Cacau Ribeiro. O mobiliário é composto por itens de designers brasileiros e garimpos de Arnaldo Danemberg. Um pedestal de quartzo atrai boas energias para o espaço e evoca o natural.

Living do Criador

Profissionais: Chris Furini e Fabiana Villela

Este living de 60 m² traz como destaque o contraste entre estampas florais e geométricas, que revestem as poltronas e almofadas e dois sofás Chesterfield. Os lustres e arandelas de vidro murano compõem o decor, junto com fotografias e esculturas de cavalos.

Sala de Jantar

Profissionais: Dulce de Figueiredo Ferraz e Thácia Balbão

Dulce de Figueiredo Ferraz e Thácia Balbão aliaram elementos naturais com design contemporâneo. O nicho embutido na parede substitui o bar. Obras de arte de Michael Weasley, Pierre Verger e Cristina Canale destacam-se no ambiente. A madeira é protagonista do ambiente, contrapondo com as cores laranja do teto e do tapete desenhado pela dupla. Espécies de guaimbês e crótons dominam o verde, distribuído em arranjos pela sala.

Sala de Leitura

Profissional: Duppla Arquitetura

As arquitetas Juliana Terreri e Lucila Jorge criaram um ambiente para relaxar. A estante em laqueado bege domina uma das paredes, preenchida com livros, pinturas, esculturas, vasos e antigos decorativos. Nas outras superfícies, imagens de fotógrafos brasileiros. O linho reveste as paredes, e travertino romano em escama de peixe, o piso. O mobiliário traz materiais naturais como madeira e couro.

Lavabo

Profissional: Eduardo Franco Correia

O uso de pedras, madeira e cimento rústico proporciona uma imersão no universo natural. A madeira em tom cappuccino substitui o forro de gesso e complementa o tampo feito com porcelanato de aspecto metálico. Nas paredes, o rústico ganha textura com reboco sarrafeado artesanal e pintura em tom fendi. As louças pretas e metais dourados garantem sofisticação.

O Espaço do Jovem Irreverente

Profissionais: Eliana Santos Caramuru e Fabíola Affonso Caramurú

Inspiradas no tema da mostra, as arquitetas utilizaram a escultura de Aracê. A obra foi criada exclusivamente para a CASACOR Ribeirão Preto e apresenta o rosto de uma figura humana com cabelos preenchidos por suculentas. A poltrona de couro e a luminária de aço carbono garantem modernidade.

Hall dos Quadros

Profissional: Eloisa Rebehy Bonini

O ambiente representa a transição entre a rua e o interior dos quartos. Por isso, a arquiteta Eloisa Bonini utilizou elementos naturais que remetem ao aconchego, como madeira e o tapete de fibra natural. A claraboia produz efeito de luz natural e suave e serve para armazenar objetos.

Banheiro dos Hóspedes

Profissional: Érica Marina

Receber bem o hóspede com um espaço clean e aconchegante é a proposta da designer de interiores Érica Marina. O mármore de desenho exótico destaca-se junto com revestimentos em porcelanato marrom e bege. As tonalidades também estão nas bancadas e louças, e o dourado pontua nos metais e no Garden seat. Foto de uma trilha e vasos com vegetação garantem o toque de natureza no projeto.

Refúgio na Mata

Profissionais: Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores

O Refúgio na Mata convida para uma imersão em um ambiente abraçado pela natureza, com palmeiras e fundo de pedras naturais. O espaço é ótimo para receber família e amigos e compartilhar bons momentos. Os tons de cinza e castor predominam nos revestimentos e decoração, contrastando com o verde da mata.

Estúdio do Jovem

Profissionais: Ge Carolo Arquitetos e Associados

O Estúdio do Jovem, criado para descansar, receber visitas e trabalhar, é marcado por cores claras e luminosidade natural. Itens vintage e contemporâneos garantem u estilo atemporal. Destaque para a adega acoplada à geladeira que demonstra praticidade.

Hall de Entrada

Profissional: Geraldo Fossa Júnior

Para este ambiente, a porta e o acoalho da escada foram mantidos, acompanhado por um mobiliário que mescla peças contemporâneas e de garimpo. Na decoração, foram usados cocares e itens de artesanato indígena. Um tapete persa legítimo é sobreposto a uma tapeçaria de fibras naturais.

Nero Café

Profissionais: Hélio Ribeiro e Priscilla Marchetto

O espaço de Hélio Ribeiro e Priscilla Marchetto tem como objetivo ser um local para os visitantes desfrutarem e apreciarem um café. O nome é inspirado pelos tons de preto que predominam nas bases, como as bancadas de porcelanato que remetem ao mármore Nero. Mobiliários atemporais com outras peças que trazem brasilidade, como os teares revestidos com palha trançada, marcam o mobiliário. Samambaias e orquídeas garantem vida ao Nero Café, no jardim vertical.

Banheiro do Adolescente

Profissionais: Izabel Maynart, Rosângela Oliveira e Valter Félix

A transição da infância para a adolescência inspirou os profissionais a projetarem um ambiente arrojado. Os espelhos são posicionados em três faixas fixadas por estruturas metálicas no teto e no chão. Os tons sóbrios garantem uma atmosfera masculina. O piso aparece em sintonia com metais e louças escuros, e o preto como destaque. A madeira, apropriada para áreas molhadas também é usada como revestimento.

Banheiro da Criança

Profissionais: Lucéia Ambrózio Interiores

Inspirada pelo método pedagógico de Maria Montessori, a designer de interiores Lucéia Ambrózio propõe um ambiente autônomo para as crianças. Um suporte permite o alcance da cuba da bancada, barras deslizantes adaptam o chuveiro à altura e suportes de apoio dispensam ajuda de adultos no banho. Os tons de branco e chamois estão nas louças. No teto, o forro de gesso tem formato de uma casinha, iluminada por fitas de LED.

Pátio de Entrada

Profissional: Luísa Mellis

Texturas naturais e formas que dão sensação de movimentam integram o espaço de 50 m². A passarela metálica permeável desenha o caminho para os visitantes. O grafite na parede, inspiração dos anos 1920, mostra o salto de uma nadadora. A bilheteria é revestida com patchwork de MDF de várias cores.

Suíte Master

Profissionais: Manarelli Guimarães Arquitetura

Com hall, dormitório, closet e escritório integrados, os arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães buscaram peças que transmitem harmonia, como o painel de madeira que nivela toda a marcenaria. O papel de parede chevron em zigue-zague leva estilo até o teto. A surpresa fica por conta da pintura de Carlinhos Brown, que pela primeira vez expõe uma de suas obras, de temática abstrata, em uma mostra.

 

Jardim Lounge de Saída

Profissional: Marcelo Faria

Com mobiliário e décor minimalistas, o jardim conta com o ipê rosa e o baobá originais preservados. O paisagista Marcelo Faria agregou texturas tropicais com outras espécies como xanadu, costela de adão e fórmio. O gramado zeon é ideal para clima seco e dispensa manutenção. Os móveis Mac em tons escuros trazem design contemporâneo.

Praça da Família

Profissionais: Marcelo Tamassia e Sarita Ávila

Integração familiar com a natureza. Essa é a proposta do espaço assinado pela designer de interiores Sarita Ávila e o arquiteto Marcelo Tamassia. O paisagismo no ambiente, que contorna o pergolado de alumínio sob o qual fica a bancada, insere a cozinha gourmet em meio à floresta. A madeira é o elemento base do projeto: está na mesa, assinada pela designer, que abraça a pitangueira nativa da casa; no sofá modular e na mesa de centro.

Quarto da Vovó

Profissional: Mariana Ciciarelli

Para romper com a estética tradicional da terceira idade, Mariana Ciciarelli optou por listras com cores vibrantes que preenchem duas paredes e o teto. Ao abrir a caixa de recordações da família, Mariana expõe objetos do acervo pessoal, com livros, kit de chá de porcelana, caixas e até os boletins escolares de seus avós. O rodameio de madeira que circunda o quarto ganha a função de apoio para os moradore. O piso original da casa foi preservado e coberto por dois tapetes sobrepostos, um de sisal e outro com detalhes alaranjados.

Oficina Mutante

Profissional: Mariana Orsi

Inspirada pelo movimento do calidoscópio, Mariana Orsi integra área de eventos e estúdio com porcelanato escuro e madeira. Uma parede de água dá vida a um dos fechamentos do espaço. Destaque para peças assinadas por brasileiros no mobiliário. Na área externa, dois pergolados de vidro fazem companhia ao jardim vertical, composto por vegetação nacional.

Quarto da Criança

Profissionais: Par Projetos

13 luminárias artesanais feitas de papel se destacam no quarto da criança. Os arquitetos Mariana Hetem e Pedro Code criaram um ambiente sem gênero definido. Fugindo das peças infantis tradicionais, criaram um universo lúdico, mas com cores neutras. Com todas as peças de designers nacionais, evocam a natureza através de um grande painel com motivos da fauna brasileira e uma instalação de luminárias decoradas por folhas de eucalipto e flores de primavera desidratadas. Um tablado com esconderijos secretos na marcenaria substitui a cama convencional.

Gabinete Particular

Profissional: Paulo Azevedo

Inspirado na colonização francesa no Vietnã, o arquiteto Paulo Azevedo usa materiais naturais como o bambu e fibra natural. O colorido aparece nos tons de caramelo do bambu, no laranja queimado do sofá e na combinação de azul e branco dos potiches chineses e da tapeçaria. Um par de poltronas francesas Maison Jansen, o aparador campesino e o lustre trazem sofisticação ao espaço.

Lavabo la Fenêtre

Profissional: Roberta de Oliveira

A arquiteta Roberta de Oliveira leva a exuberância da natureza para o lavabom sob a perspectiva da fotógrafa Ana Isméria Velludo. Um grande quadro com imagens de janelas do Museu do Louvre sobrepostas às de uma vegetação americana substitui o espelho. A fotografia é emoldurada por uma caixa, em MDF, que se estende até a bancada, dando sensação de flutuar sobre a foto.

Varanda Contemple o Belo

Profissional: Sarita Ávila

Para a designer de interiores Sarita Ávila, a varanda é um refúgio que oferece sensação de bem-estar e contemplação do belo. No piso, o porcelanato traz o verde esmeralda para colorir com sofisticação, complementado pelo painel de padrões em MDF na cor azulão. A iluminação natural cria formas contemporâneas quando atinge os cobogós. A marcenaria traz desenhos inspirados em folhagens, e o paisagismo conta com espécies tropicais, além do mobiliário assinado por designers brasileiros.

Sala da Suíte Master

Profissional: Simone Pedreschi

Simone Pedreschi criou um ambiente usual e viável para todos os tipos de casas. O cinza, tonalidade padrão, provoca efeito de sombra e de profundidade. O piso é composto por grandes peças de porcelanato moldadas sobre formas metálicas com acabamento contemporâneo. O ambiente possui por mobiliário aconchegante, lareira ecológica e espaço para bebidas para um bom vinho a dois. Uma janela inesperada surge através da instalação artística de Ana Isméria Velludo e Maysa Pettes, com sobreposição de fotoarte à panorâmicas feitas no Alasca.

Escritório da Arquiteta

Profissional: Tatiana Castro

Um estímulo sensorial é o mote do ambiente de Tatiana Castro. O décor é composto por peças de acervo pessoal da arquiteta e artesanato de tribos indígenas. A arte tribal também aparece em uma das paredes em grafite do artista plástico Aracê. Destaque para a luminária, exclusiva para a mostra, assinada pela designer Luciana Martins Rosa. O porcelanato texturizado nas paredes convida ao toque, enquanto a trilha sonora e a identidade olfativa remetem à natureza.

Lavabo do Ser

Profissionais: Trentino Estúdio

O ambiente unissex, o tom rosa aparece como predominante, mostrando que cor não tem gênero. O nu artístico nas fotografias exibe corpos fora dos padrões de beleza. Os retratos aparecem em uma estrutura de vidro revestida por uma película transparente inteligente, que fica opaca quando a luz é acionada e permite o uso dos sanitários com privacidade. A parede verde sustenta orquídeas brancas em meio a samambaias.

Sala Terra Vermelha

Profissionais: Weiss Arquitetura

Estilo urbano e arquitetura regionalista compõem este espaço inspirado na terra vermelha, de Ribeirão Preto. As tonalidades escolhidas são as de terracota e vermelho, com ladrilho hidráulico em destaque no teto e luminárias assinadas pelos profissionais. O mobiliário possui peças como cadeira Torno, de Gustavo Bittencourt. O chão é revestido de carpete, que propõe aconchego.

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook