“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

Mesa para o jantar de família

Onde: Curitiba • 22 de Julho - 2020 | Fotos Caroline Bollmann

No Conexão Casasul dessa semana a arquiteta Caroline Bollmann dá ideias para decorar uma mesa de jantar para sair de rotina sem sair de casa

A Pandemia tem nos mostrado que o convívio das pessoas com amigos ou familiares, em festas ou grandes celebrações, precisa ser reinventado. Com algumas alterações, porém, nenhuma data importante vai ter que passar branco! Hoje trazemos para vocês uma sugestão de mesa posta, para ser feita em casa, com poucas peças e com o que você possa ter em casa (ou mesmo te incentivar a usar aquele jogo especial de taças, louças, ou objetos costumeiramente reservados para “eventos especiais”). Hoje, especial é poder celebrar a vida: uma data importante da família, do casal, dos filhos... por isso, nada melhor do que poder preparar uma mesa, com carinho e elegância, para curtir com quem você mais ama.

Nossa proposta é transformar essa mesa redonda, pequena, para 4 lugares, em uma mesa especial. Confira algumas dicas:

 

PRIMEIRO PASSO


Desapegue das toalhas e parta para uma arrumação com jogo americano ou sousplat: a mesa fica mais leve, elegante e até mais fácil de arrumar. Nesse caso, devido ao formato redondo da mesa, usamos jogos americanos redondos (ou mesmo sousplat redondos) para harmonizar. Sobre o sousplat de tecido colocamos outro de inox: esse “prato de baixo”, de tecido, pode facilmente ser feito em casa cortando um papelão duro ou mdf em formato circular e criando uma “capa” com o tecido da sua preferência. O formato redondo ajuda a manter a mesa organizada e formata ainda melhor o desenho circular do mobiliario.

 

SEGUNDO PASSO


Você não precisa usar uma louça elaborada se não tiver. Nesse caso usamos uma louça branca, lisa,  e deixamos o charme por conta de outros detalhes. Por outro lado, se você estiver guardando aquele jogo de pratos especial, agora é hora de tirá-lo do armário e criar uma montagem bacana para agradar a quem você ama. Em nosso exemplo fica bem evidente que o prato é um elemento secundário no décor, já que o guardanapo de tecido trabalhado acaba sobressaindo na mesa. Usamos um guardanapo de linho num tom neutro, porém suficiente, para fazer um pequeno contraste com a louça. O detalhe elaborado fica por conta do porta guardanapo: na verdade, um cordão em formato de laço com a ponteira cromada. Este elemento parece simples mas dá todo o acabamento e requinte que a composição requer. Saindo do formato tradicional das argolas, esta opção oferece um elemento mais delicado e de presença. Os talheres, também de inox, foram dispostos de forma simples, seguindo a regra básica de facas na direita, garfos na esquerda e colheres na parte superior. 



Por fim, as taças: a dica é deixá-las por último, pois elas é que irão harmonizar a mesa toda com o arranjo central (se houver) e serão posicionadas após a disposição dos pratos e talheres. Aqui, optamos por 3 taças: espumante, vinho e água. Os diferentes formatos e tamanhos ajudam a finalizar a composição - especialmente as taças de espumante e água com um acabamento de pintura em prata. Taças coloridas também são um ótima opção para personalizar a mesa, vale soltar a imaginação e pensar em novas possibilidades. 

TERCEIRO PASSO


Com as louças, talheres e taças a postos, agora é hora de pensar no arranjo central que vai arrematar a produção. Não é algo obrigatório, mas, se você tiver espaço e quiser deixar a mesa mais elegante, este elemento vai ajudar bastante a deixar a produção mais sofisticada.

 

 

Verifique quanto espaço sobrou no centro da sua mesa e escolha, um vaso, cerâmica, cesto ou outra peça que possa receber um “verde“ natural. Se você tiver jardim em casa, aproveite o que tiver à disposição: pequenas plantas, que muitas vezes temos em casa, mudam completamente o efeito no ambiente quando colocadas numa peça central. Camélias, Ficus, Alecrim, Fórmio, Azaléia, Palmeiras, Samambaias... são vários exemplos. Aqui, optamos por usar a peça de vidro incolor decorada com ramos de Camélia na base. Aspargos e alecrim, num tubinho mais alto,arrematam o resultado final e combinam com os ramos de orquídeas brancas. O Arranjo alto deixa a mesa elegante e sofisticada. Se for celebrar à noite a sugestão é colocar velas: seja em castiçais ou até direto no tampo da mesa, o efeito das velas acesas deixa qualquer montagem mais aconchegante.

Com o arranjo montado está tudo pronto! A sua mesa do dia a dia pode facilmente virar uma mesa de jantar elegante e especial. Aproveite as dicas e crie a sua versão!

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook