“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Arquitetura

Escola em Casa

Onde: Curitiba • 29 de Maio - 2020 | Fotos Divulgação

A WEG tomadas e interruptores dá cinco dicas para estudar em casa com os pequenos

Ter em casa um cantinho de estudos para as crianças é uma ótima ideia para incentivar a leitura, a imaginação e o gosto pelas atividades escolares. Além disso, quando os pequenos têm um ambiente próprio, isso estimula o senso de responsabilidade, foco e autonomia.

Você pode montar um quarto de estudo ou, para quem tem pouco espaço disponível, simplesmente dar uns toques criativos no local. Assim, é possível utilizar um cômodo para criar um cantinho de estudos para as crianças. Lembre-se: o importante é que esse lugar seja funcional, fácil de organizar e que tenha as condições adequadas para o conhecimento. Aqui damos cinco dicas para você testar em casa:



1. Escolha um local adequado

Como dissemos, você não precisa de um cômodo inteiro. Basta escolher um espaço que seja adequado às atividades de estudo. Você pode usar o próprio quarto da criança ou outro local que não tenha distrações, como televisão e som. Além disso, não é bom que o lugar esteja perto de áreas de convivência com grande circulação de pessoas. Afinal, é recomendado que você crie um ambiente tranquilo para estimular a concentração.


2. Garanta boas condições para o aprendizado

Lembre-se também de que o cantinho de estudos para as crianças deve ser arejado e ter uma boa iluminação. Um espaço com pouca ventilação, por exemplo, pode causar cansaço e acabar desmotivando os pequenos. Quanto à luminosidade, prefira, se possível, a luz natural. Caso não tenha, invista em luminárias com luz branca e fria. Além de estimular a concentração, a iluminação adequada é importante para não prejudicar a visão das crianças.

3. Crie um espaço funcional

Para que as crianças tenham prazer na hora do estudo, é preciso ter cuidado na escolha dos móveis. A dica é pensar sempre na funcionalidade do ambiente. Aposte em uma mesa do tamanho adequado e em uma cadeira com encosto e regulagem para que os pés fiquem apoiados no chão.

Isso vai garantir mais conforto, além de contribuir para que os pequenos mantenham a postura correta. Você também pode usar prateleiras, caixas organizadoras, gaveteiros, nichos e estantes para que os objetos fiquem bem organizados. Mas não se esqueça de que as crianças devem ter fácil acesso aos objetos. Portanto, evite deixar livros e outros materiais em lugares muito altos. Além do risco de causar acidentes, isso desestimula o pequeno a alcançá-los.

 

4. Aproveite as cores na decoração

As cores têm papel fundamental em um cantinho de estudos para as crianças. Isso porque, se usadas de forma adequada, elas estimulam a concentração, o raciocínio e a criatividade. De acordo com a psicologia das cores, é bom evitar tonalidades muito quentes, como vermelho e laranja, pois elas aceleram a mente, provocando ansiedade. Já o azul em excesso pode causar sonolência; diferentemente do amarelo, que é bom para atividades mentais. Você também pode apostar em muitas cores, criando um cantinho bem colorido. Isso dá um efeito lúdico ao ambiente, ajudando no aprendizado de um jeito leve e prazeroso. O ideal é criar um espaço que seja o mais atrativo possível para os pequenos.



5. Deixe o espaço com a cara da criança

O cantinho de estudos para as crianças precisa ser agradável e chamativo. Por isso, nada melhor do que um espaço com a cara delas. Aqui, você pode inserir adesivos ou elementos do universo dos pequenos, como um personagem de um filme ou livro que eles gostem, por exemplo. Outra ideia inspiradora é usar uma tinta lousa na parede. Além de combinar com o cantinho de estudos para as crianças, isso estimula a criatividade para fazer desenhos e textos. Mais uma opção é usar as placas perfuradas na parede. Assim, a criança pode ordenar seus livros, cadernos, bilhetes e papéis. Além de ajudar na organização, isso gera um estilo autêntico, refletindo os gostos e a personalidade dos menores.

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook