“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

Feira de Design Maison & Objet apresenta o designer do ano

Onde: Curitiba • 13 de Janeiro - 2020 | Fotos Divulgação

Conheça a mente criativa de Michael Anastassiades 

Quando Michael Anastassiades lançou a sua marca homônima em 2007, a primeira feira onde apresentou
seus novos desenhos foi a MAISON&OBJET. Agora, merecidamente, ele retorna à feira, porém como Designer do Ano. Entre a sua estreia na Maison e hoje, Michael se tornou um dos mais poéticos e prolíficos designers de iluminação da atualidade.

Em seu trabalho o designer, nascido na ilha de Chipre, usa formas e volumes simples - uma esfera, uma linha, um círculo - para criar uma linguagem rica onde a incerteza e o desequilíbrio estão presentes. A simplicidade de seus projetos reflete o amor pelo desenvolvimento do trabalho, algo que não é facilmente alcançado.



Na opinião de Anastassiades, designers são responsáveis por criar relacionamentos e interações entre pessoas e objetos. Depois de estagiar como engenheiro civil e fazer um mestrado em desenho industrial no Royal College of Art, o designer fundou o seu estúdio em Londres em 1994 e sua marca homônima em 2007. Embora seja mais conhecido por suas peças de iluminação ele atua com o mesmo rigor e clareza em todos os campos: móveis para B&B Italia. Herman Miller e Cassina; copos para Lobmeyr; alto-falantes da Bang & Olufsen; um projeto público em Mint Street, Londres; um bebedouro para o Museu Victoria e Albert. Seu trabalho também pode ser encontrado em coleções permanentes no Museu de Arte Moderna em Nova York, o Art Institute of Chicago, Victoria & Albert Museum, Londres, a MAK em Viena, o Conselho de Artesanato em Londres e o Centro FRAC em Orleans, França.



O Mestre da Luz

Anastassiades acredita que, para projetar uma luz, primeiro é preciso abraçar a escuridão: não é necessário transformar noite em dia. Ao projetar, o designer leva em consideração o fato de que a lâmpada estará apagada 80% do tempo: a partir disto ele trabalha para descobrir a relevância do objeto em seu estado mais constante - desligado. Na sua visão, uma lâmpada nunca é um objeto isolado porque precisa interagir com seu ambiente.

Anastassiades foi atraído pelas qualidades poéticas da iluminação desde cedo, mas sabia que nenhuma empresa iria contratá-lo até que fosse reconhecido pelo seu trabalho. Em vez de desanimar, ele decidiu caminhar com as próprias pernas e começou a própria marca, o que deu a ele a chance de testar os limites e projetar sem compromissos. Quando começou a colaborar com a grade empresa de iluminação Flos ganhou experiência e novos desafios: lá, tinha liberdade para inventar e podia contar com a experiência comercial para experimentar soluções e técnicas a que, até aquele momento, ele não tinha acesso. A partir daí, seus projetos tornaram-se mais ambiciosos.



Simplicidade Aparente


A quase obsessiva procura de Michael Anastassiades pela essência dos objetos o leva a uma simplicidade controversa: é preciso muito esforço para fazer algo parecer simples. A simplicidade incentiva a curiosidade, e a curiosidade leva à participação e interação, uma característica constante de todos projetos de Anastassiades. Um exemplo perfeito é o bebedouro The Fleet Drinking Fountain, que esconde os aspectos técnicos sem comprometer a estética: o resultado é mais uma experiência do que apenas um lugar para parar e encher uma garrafa.

 


Objetos Atemporais


Para Michael Anastassiades, a sustentabilidade é um ideia perversa. Ele acredita firmemente que deveríamos cercamo-nos de objetos que durarão muito tempo, esse design não deve ser míope. Seu desejo é projetar a longo prazo e, de fato, seus objetos têm uma qualidade atemporal.

 

Michael Anastassiades na Maison & Objet

A MAISON & OBJET foi a primeira feira em que Michael Anastassiades apresentou a sua marca. Foi um momento importante para ele e uma chance de definir e desenvolver a identidade da sua marca. Em janeiro, ele quer oferecer uma experiência. Pela primeira vez, todas as suas 16 Mobile Chandeliers, serão exibidas juntas: no espaço escuro, as luzes, impulsionadas por motores, se moverão como planetas. Mais uma vez, Anastassiades está trabalhando simultaneamente com as vantagens e condições de escuridão e da luz.

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook