• CONTENT
Produtos & Tendências

Um estudo sobre o design autoral

Ana Penso Onde: Curitiba • 25 de Maio - 2018 | Fotos Eduardo Macarios

"A cultura do design esta tomando forma e deixando de estar disponível apenas às parcelas mais privilegiada da sociedade". Confira a opinião de Ana Carolina Penso

Conjunto de peças que estarão na loja Ôda Design Club

Vamos começar traduzindo o termo DESIGN AUTORAL. Uma criação autoral é um processo íntimo, onde o designer envolve-se completamente em todas as fases do desenvolvimento do produto; da criação ao seu lançamento. Um objeto classificado como autoral é praticamente um filho, um pedaço do profissional traduzido em algo tangível ao consumo. Por isso, quando você compra algo autoral esta levando um pouco do designer para casa.
Agora que você sabe o que significa o termo vamos falar sobre o momento que vivemos em Curitiba. Estamos em plena efervescência no setor, com muitas marcas nascendo e crescendo, eventos, cursos, palestras e gente falando sobre o assunto. Não é incrível? Chegou o momento em que as pessoas perguntam o que faço da vida e eu respondo sem medo de ser feliz! Por quê? Uma boa parcela delas não me responde com o olhar da estranheza, isso significa que eu não preciso mais pregar religiosamente o design autoral e sim continuar com meu trabalho de forma mais leve e confiante.
A cultura do design esta tomando forma e deixando de estar disponível apenas às parcelas mais privilegiada da sociedade; o design esta nos museus, lojas, feiras de design autoral distribuídas pela cidade e exposições. Vemos o assunto ser abordado em programas de tv, revistas, jornais, blogs, sites e livros; a era da informação veio a calhar.
Exemplo disso é a iniciativa da loja Ôda Design Club, sob o olhar atento e humano de Ticiana Martinez, que traz à Curitiba o Instituto Campana, associação sem fins lucrativos e com engajamento social, criada pela dupla de irmãos que conquistaram o mundo, Humberto e Fernando Campana. A loja vai comercializar três coleções do instituto, que trazem às comunidades envolvidas o aprendizado de novos ofícios em troca de uma grande ponte cultural inspiradora.
Isso é design. A união entre forma e função, em um encontro cultural explosivo que transforma todos os setores envolvidos.
Design é EMOÇÃO, design é EDUCAÇÃO, design é INSPIRAÇÃO, afinal, design é PROGRESSO.
A maré finalmente esta para peixe. O que fazer com esta informação? Vamos surfar a onda do design autoral, aproveitar tudo o que esse momento tão rico nos oferece.
Em nossa coluna vamos conhecer marcas locais e brasileiras que são inspiração, movimentos criativos, feiras e eventos do setor, temas transgressores e novidades quentinhas, sempre com bom humor e verdade.
Vamos pegar essa onda?

Galeria Coleção Jeans - O Instituto Campana e o Projeto Arrastão se uniram para desenvolver uma coleção de objetos e móveis feitos de jeans reciclados Vasos Tijolos? Os vinte assistidos pelo projeto Aliança de Misericórdia ? homens em situação de risco -, em uma comunidade de Piracicaba (SP), recebem workshops semanais de Humberto Campana, em parceria com o Instituto Campana, no qual são estimulados a criar peças artesanais com materiais predominantes da região
Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook