• CONTENT
Décor

Escolhendo Tapetes

Onde: Curitiba • 03 de Setembro - 2021 | Fotos Celso Pilatti

Confira dicas profissionais para não errar ao escolher o tapete ideal para o seu espaço 

O tapete é um grande aliado do décor. Usado de forma estratégica, ele pode ampliar, setorizar ou trazer mais personalidade a praticamente qualquer espaço. Embora o mercado ofereça uma variedade enorme de modelos, estilos e tamanhos, existem algumas dicas básicas que devem ser aplicadas em todas as situações . A arquiteta Daniela Barranco selecionou três dicas essenciais que você precisa conhecer antes de escolher o tapete certo para sua casa:

Acima: o tapete em tom vibrante deu vida à elegante sala de estar em tons neutros. Projeto: Daniela Barranco - Foto: Celso Pilatti


Cuidado com as Medidas

Acima: Tapete Botteh Handmade Rugs | Foto: Divulgação

 

Definir as medidas certas é a primeira etapa na hora de escolher um tapete. Com elas é possível entender a proporção do ambiente e qual a finalidade prática da peça no projeto de interiores. O tamanho do tapete pode ampliar um ambiente de metragem reduzida ou setorizar um espaço integrado. Para a arquiteta "é muito interessante ousar com essas proporções, complementando o espaço e atendendo as necessidades do cliente". Pensar no tapete como a "moldura" que vai destacar o mobiliário é um excelente ponto de partida para explorar suas possibilidades e proporções em relação aos outros elementos do décor.

 

O Material Correto

 

Acima: Tapetes Botteh Handmade Rugs | Foto: Divulgação

Lã, algodão, juta, seda e outros tipos de fibras naturais são alguns dos principais materiais usados na fabricação dos tapetes para áreas internas. Entender as necessidades da família e do ambiente faz toda a diferença na hora de optar por um determinado material. Os moradores têm animais de estimação que podem danificar os tapetes? Haverá exposição à luz solar direta ou à umidade? O tráfego de pessoas no ambiente será constante? Todas estas perguntas fazem a diferença na hora de optar pelo material adequado.

Felizmente, existem tapetes especializados para diferentes finalidades, o que permite o uso até mesmo em áreas externas. A coleção exclusiva "Litoral" da Botteh Handmade Rugs, é um exemplo: sustentáveis, as peças são feitas com fibras sintéticas de garrafas pet (o Polipropileno é um material próprio para uso externo e 100% ecológico).

Conhecer a matéria prima também é importante para entender a qualidade do produto que você está comprando. A arquiteta Daniela Barranco complementa: "além do apelo estético e da qualidade os diferentes materiais permitem trabalhar as texturas dentro do projeto de interiores. Assim, o aconchego e sofisticação predominam, proporcionando uma sensação de bem-estar no ambiente".


Estilo

 

Acima: Vitrine Botteh KALA LAI BLACK & GOLD - Tapete Botteh Handmade Rugs | Foto: Divulgação

 

A tabela cromática é o que da vida ao design de ambientes. O tapete é uma peça curinga que pode ser usada para destacar um ponto de cor especifico ou para oferecer uma base neutra para emoldurar todo o ambiente. A arquiteta afirma que o tapete é fundamental no processo de trazer cor para dentro de casa: "Existe uma infinidade de opções de tapetes, por isso é tão gostoso criar com esse elemento no projeto. Um exemplo é o Kilin Oriental, onde predominam os tons étnicos, ou as linhas mais contemporâneas, que destacam as cores neutras", pontua. A forma que a cor será explorada dentro de um espaço é ilimitada, mas a certeza é que, com a cor certa, o tapete pode mudar completamente o espaço.


Textura e Manutenção

Finalmente, para se se certificar de que a peça apresenta as características pretendidas, sempre que possível confira o produto pessoalmente na loja ou showroom. Avaliar se a textura do material é adequada ao uso pretendido é uma boa dica: geralmente ambientes de repouso, como quartos, pedem tapetes mais macios e de toque acolhedor, ao passo que áreas de passagem ou de grande porte demandam texturas mais resistentes. Também confira que tipos de cuidados serão necessários para a manutenção: embora a maioria dos modelos permita limpeza e manutenção pelo próprio usuário, alguns materiais exigem cuidados de profissionais especializados. 

Em Curitiba a Botteh Tapetes, com showroom na Av. do Batel, 1114 - Batel, em Curitiba, traz os melhores produtos de regiões tradicionais pela produção artesanal de tapetes, incluindo países como Índia, Paquistão, Tibet, Irã e Nepal. Agende sua visita e confira as opções!

Serviço:

Botteh Tapetes Curitiba

Av. do Batel, 1114 - Batel

https://www.botteh.com/ 

Telefone (41)3527-0604


  

 

 

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook