“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

Designer multipotencial

Ana Penso Onde: Curitiba • 13 de Agosto - 2020 |

Conheça o trabalho do designer curitibano, cheio de sonhos e talentos

Depois de muito tempo, Patrick Afornali decidiu aceitar o caminho como designer. Você deve estar se perguntando: “Mas como assim?”. Vou te explicar.

 

Patrick ainda é muito jovem, ainda faltam alguns anos para os trinta. Mas o fato de ser jovem não desabona tudo o que já experimentou na área criativa. Há algum tempo têm se questionado muito sobre o fato de seguir a carreira como designer de produtos, pois não têm formação acadêmica na área e sim em Biologia. Passou por um longo processo de aceitação e auto-conhecimento e descobriu que está determinado ao design.
Em minha opinião pessoal, como designer de produtos, é a de que o conhecimento vem de tantas fontes diferentes que não podemos mais achar que uma graduação é suficiente para nos lançarmos no mercado. Eu mesma aprendi muito mais em cursos livres de antropologia, sociologia e comportamentos de consumo, do que em 4 anos de faculdade. Então Patrick, te garanto que teu caminho está livre! A forma como consumimos a informação atualmente é cada vez mais digital, híbrida e não linear.
Este é mais um caso de designer multipotencial, como vários outros que falei em outros textos. O que ajudou muito Patrick a construir seu knowhow foi a variedade de influências e experiências colecionadas em sua caminhada. Filho de marceneiro, cresceu em um parquinho de diversões bem interessante, onde aprendeu a ser um maker. A intimidade com a madeira, metal e materiais que edificam essa seara o levou a Lutheria e como luthier trabalhou em uma oficina curitibana construindo instrumentos musicais. Essa área é muito delicada e seu olhar para o fino acabamento e técnicas milenares nasceu.

 

A coleção CARBONO é sua primeira coleção solo, de vasos para epífitas. São vasos especiais para serem usados dentro de casa, para quem gosta de ter uma planta especial e ama design. São basicamente 2 tipos de peças: para epífitas e para plantadas. Cada uma delas com opção de vasos de mesa e de chão. Com acabamento especial usando a técnica Shou Sugi Ban, em araucária carbonizada e peças em Imbuia tradicionalmente fortes e perfumadas.

 

A referência oriental é forte em sua coleção, o ar minimalista e a arte do Bonsai fazem parte da arquitetura criativa das peças. O perfume para o design de CARBONO é a paciência que Patrick admira tanto da cultura oriental.

 

Já falei que Patrick é maker, vou provar. Ele gosta tanto de resolver por conta suas necessidades que reformou 100% sua Vespa, a motocicleta foi completamente restaurada por ele. Além disso, em sua nova coleção, usa o torno de madeira como ferramenta principal. Como há muito tempo desejava aprender a tornear, comprou um torno antigo, aprendeu a manipular e o consertou, dando uma turbinada na máquina.

 

Nem preciso dizer que Patrick é um cara nostálgico, não é mesmo? Ama o design Europeu, principalmente o escandinavo. Têm mil pastas no Pinterest com referências como Sérgio Rodrigues e José Zanine Caldas e ainda deseja criar peças usando seu conhecimento em biologia, desenhando peças com design biomimético. Biomimética é a ciência que estuda modelos da natureza e os imita em suas criações. Não é maravilhoso?

 

Quando questionado sobre seu processo criativo, disse que seu modelo é duvidoso. Eu não concordo! Processos criativos são pessoais e digo novamente que não precisam ser dentro de um modelo acadêmico. Patrick acredita na prototipagem como forma de teste rápido de suas ideias, afinal, para ele é fácil construir a peça pois domina a técnica e os processos. É um pensamento atual, baseado no caminho que as startups traçam - testar rápido para mudar rápido.

 

A funcionalidade vem antes do design. Primeiro Patrick diagnostica uma dor ou necessidade do mercado para então criar a peça. É um processo não linear e holístico; totalmente conectado com a educação e os modelos de negócios contemporâneos.
Histórias cheias de tragicomédias vazam pelo ladrão das conversas com Patrick. Em sua trajetória autoral fez vários eventos pelo Brasil e um deles, em Goiânia, foi um dos mais curiosos. Na volta para casa, despachou suas malas mas dois rolos de macarrão torneados em madeira não couberam na bagagem, então resolveu colocá-los na bagagem de mão. Adivinha só? Foi barrado por portar armas brancas! Imagina só. Assaltar um avião usando rolos de macarrão. O pessoal do aeroporto, depois de uma conversa, entendeu o caso e até despachou os rolos sem custo!

 

A coleção CARBONO acaba de ser selecionada para a Paris Design Week 2020, na exposição 1000 Vases, que acontecerá de 2 a 6 de setembro. Não é um belo start para a coleção?

 

O futuro é um mistério, mas estou certa de que guarda muitas novidades incrivelmente boas para esse designer curitibano, cheio de sonhos e talentos.

Bora conhecer o trabalho de Patrick Afornali?
@afornali_

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook