• CONTENT
Conexão

Peças autorais combinam alto design e marcenaria

Onde: Curitiba • 19 de Fevereiro - 2021 | Fotos Bruno Kotaka

Conheça o trabalho de Cainã Gartner, designer catarinense que utiliza madeira e carpintaria para criar peças exclusivas

O designer catarinense Cainã Gartner tem 30 anos e uma trajetória impressionante: ainda criança, aprendeu na marcenaria da família, em Gaspar, a mexer com as ferramentas para tornear a madeira. O avô fez parte da criação da rede Imaginarium, compartilhando o ofício com o filho e o neto. Dos 14 aos 16 anos o designer criou peças para a marca e, Aos 22 anos, com networking no ramo da moda, começou a atender empresas como Dudalina, John John, Beagle e Cavalera, criando displays em madeira para sinalizar as grifes nas lojas.


Da carpintaria tradicional, seu trabalho atingiu outro patamar ao agregaru o talento como escultor voltado ao mercado de obras de luxo. Sua primeira loja oficial, batizada de PNDA, nasceu dentro de um conceito já adotado no trabalho do artista: unir o conhecimento familiar da carpintaria – ele é a quarta geração no ofício - com uma atualização contemporânea da transformação da madeira. Construída a partir de um elemento afetivo (um enfeite esculpido no formato de um urso panda que ganhava destaque no topo da árvore de Natal da família) a PNDA resgatou o boneco numa versão atual, de Toy Art, ganhando status de arte colecionável.

 


O ícone da marca PNDA será produzido em madeira certificada, em processo artesanal, trazendo consigo a mensagem da necessidade do retorno à sensibilidade, à consciência e ao pensamento crítico. "É uma releitura da história da minha família e uma homenagem também ao ofício. Meu avô há 30 anos produzia esses enfeites de Natal, entre ursinhos, anjinhos, Papai Noel, e vendia para outros estados. Há alguns anos, mexendo nas coisas de família, achei uma caixa com os objetos, que tinha, inclusive, sobrevivido à enchente de 1983 na região de Gaspar", conta o artista. O PNDA abriu uma loja própria no PZ Ecomall, espaço gastronômico sustentável em Balneário Camboriú, em um espaço que contempla ainda um projeto de expansão para outras peças, entre roupas, souvenirs e exposição dos futuros projetos do artista.

 

Confira mais imagens em nossa galeria!

 

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook