CASACOR SC mostra impacto das cores no décor
Onde: Curitiba • 26 de Agosto - 2021 | Fotos Créditos nas fotosAs cores e suas influências na decoração dos espaços: na CASACOR Santa Catarina elas dão o tom, não só às paredes, mas também às pinturas de diferentes artistas convidados
Quando se fala em repaginar ou dar cara nova a um ambiente, pintar uma parede, ou mesmo um móvel pode fazer toda a diferença. Além de embelezar o espaço, o uso de uma nova cor pode atualizar, renovar a atmosfera, esconder pequenas imperfeições e ainda transmitir sensações.
"O uso de cores vem ganhando espaço na composição do design de interiores. O profissional já pensa na cor no desenvolvimento do projeto. Com um leque de opções, infinitas são as possibilidades de criações a partir das cores. Você pode pintar parede e teto de uma mesma cor ou colorir apenas um nicho dela para compor com um quadro. As cores ainda podem delimitar, setorizar ambientes, trazer a energia da natureza para dentro de casa. Cor é sensorial", pontua Priscila Peres, especialista de Colour Designer da Tintas Coral na América do Sul.
Confira ambientes da edição 2021 da CASACOR Santa Catarina que aproveitaram as cores na ambientação dos projetos:
Galeria A Trajetoriah!
Arte de Gugie Cavalcanti / Foto: Lio Simas
Quem disse que os corredores são apenas para passagem? A dupla Vanessa Buonomo e Gabriela Dutra, do Infinitah Projetos, mostrou que, com criatividade, é possível transformar este espaço em um local atrativo que oferece pausas para observação e contemplação. Elas assinam o Trajetoriah!, ambiente que compreende toda a circulação da mostra, ocupando áreas do subsolo, térreo, primeiro andar e ático do Espaço + UM (empreendimento de Florianópolis que recebeu a CASACOR deste ano). "Inspiradas no lado positivo da trajetória da pandemia, transformamos todos os corredores e escadas em uma galeria de arte com muita cor e alegria", afirmaram.
Foto: Lio Simas
Aliás, neste projeto as cores aparecem não só nas paredes, mas também nos trabalhos dos artistas convidados. No primeiro andar os visitantes encontram a representação das mudanças e adaptações que ocorreram dentro da casa: um dos cantinhos, demarcado pelo tom terracota (cor: Extremo Sul), ganhou painéis que mesclam madeira ipê e tauri para criar o espaço dos hobbies. O ambiente destaca exemplos de habilidades e passatempos que aliviaram a mente e o coração durante o isolamento, como a música, o crochê e tricô, o origami e a leitura.
Ainda no mesmo pavimento, no lado oposto, o amarelo (cor: Rapadura Nordestina) traz a energia do sol para o nicho do escritório. As telas 'Esperança' e 'Redenção' de Driin, como os próprios nomes já dizem, remetem a dias melhores. O artista escolheu 21 cores para as criações, feitas especialmente para compor a galeria pensada pelas designers de interiores. Na primeira, por exemplo, Driin usou uma mistura das cores Ouro Monarca, Deus Sol, Olhar Encantador, Cortina de Tango, Canto da Baleia, Firmamento, Lua Crescente, Laranja Festa e Destino.
No ático, as obras têm como fundo a cor Azul Turquia. Cores em degradê (Porto Azul, Raio de Luz e Rosa Açaí) remetem ao pôr do sol e servem de base para a arte expressiva de Gugie Cavalcanti, onde a criança com asas admira o revoar das borboletas do pendente de Diego Rutkowski e, junto com a andorinha de Driin, celebra a liberdade. "Na nossa opinião, as cores traduzem, provocam e ativam emoções. O conceito da galeria é embasado nas emoções e transformações que vivenciamos em toda trajetória da pandemia. A cor traz para o mundo real as mais silenciosas sensações e provocam em nós e no outro a percepção de que algo está diferente. Cor é vida", destacou Vanessa.
Camadas Brasileiras
Foto: Lio Simas
Camadas de cores e texturas que representam a diversidade do Brasil dão o tom ao ambiente Camadas Brasileiras, de autoria da arquiteta Juliana Pippi. As nuances terrosas aparecem nas tramas por todo o espaço. A contar pelo teto tingido com a cor lançamento da Coral, batizada de "Camadas Brasileiras'', e utilizada como elemento de arremate e equilíbrio.
Foto: Lio Simas
Wine bar Pra lá de Marrakech
Foto: Mariana Boro
A intensidade do vinho e toda a energia de Marrakech, conhecida como a "Paris do Saara", aparecem nos detalhes minuciosos em cores escolhidas conforme as sensações que despertam. A começar pelo teto e parede dos arcos, que receberam a cor Vinho Sofisticado desenvolvida especialmente para o espaço, oefeito de cimento queimado e a parede de boiserie traduzem os tons característicos de Marrocos. O tom de vermelho Pitanga Madura, o verde Jóia da Coroa e o Ouro completam a cenografia do wine bar.
Foto: Mariana Boro
"Foi a partir das restrições impostas pela pandemia que tivemos a ideia de conceber um espaço que nos transporte para um outro lugar e cultura. Os estímulos provocados, principalmente pelas cores, texturas e detalhes enriquecedores, nos levam para além deste tempo acinzentado que vivemos. Pra Lá de Marrakech foi concebido para despertar as boas sensações", explicou a autora do projeto.
Cosmopolitan Loft
Foto: Rafael Ribeiro
Propositalmente suave, o Cosmopolitan Loft, criado pela arquiteta Mariana Pesca, transmite leveza e aposta em duas paredes trabalhadas pela artista plástica Camila Saavedra para um complemento expressivo.
Foto: Rafael Ribeiro
Os tons escolhidos evocam as cores outonais, com variações entre os verdes e os rosés. A pintura com elementos geométricos transborda para o teto as cores Trilha Verde, Tradição, Jardim Misterioso, Mostarda em Grão e Vinho do Porto. Branco e Preto, em tinta acrílica, vão do puro ao espatulado, com sobreposições e efeitos diferentes executados pela própria artista.
Foto: Rafael Ribeiro
Casa de Aromas
Foto: Lio Simas
Quem também optou por fazer um ambiente monocromático foi o arquiteto Leandro Sumar, convidado a projetar a Casa de Aromas da Mels Brushes. "Criei um espaço com diversos estilos, revelando o clássico, o rústico e o industrial, todos eles harmonizados numa base neutra. As cores ganham notoriedade na arte de Lucas Gonçalves, que a pedido, criou algo que traduzisse o conceito da loja", ressalta.
Foto: Lio Simas
Os desenhos de magnólia, alecrim, figo e tangerina, pintados na parede, fazem conexão direta com o espaço e materializam algumas das essências usadas para a produção dos aromas. As artes que humanizam a Casa de Aromas foram desenhadas em preto. As cores Arroz Dourado e Prata Fina, que dão continuidade ao tons que já aparecem em outros itens do décor, arrematam com elegância as pinturas.
Foto: Lio Simas
Obs.: Todas as cores citadas são das Tintas Coral, patrocinadora da CASACOR.
SERVIÇO:
O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis
Quando: Até 12 de setembro
Local: Espaço + UM - Rodovia SC-401, nº 6977, Florianópolis
Terça a sábado: das 13h às 20h
Domingos: 13h às 19h
*Vendas de ingressos até às 20h (na internet e na bilheteria do local)
Instagram: @casacorsc