• CONTENT
Décor

Sofás em Destaque

Onde: Curitiba • 29 de Novembro - 2021 | Fotos Créditos nas fotos

Com toques de cor, o sofá é um ótimo aliado para transformar a decoração

Não há como negar que o sofá é o grande protagonista da área social. Tido por muitos como um móvel essencial na casa, a peça sempre se destaca, seja pelo seu tamanho ou pela cor escolhida. Trazendo alegria e toques de modernidade para o living e varandas, os sofás coloridos têm ganhado cada vez mais espaço e podem ser inseridos em todos os estilos de decoração.

 

Acima: Provando que é possível inserir o sofá colorido até mesmo para os estilos mais clássicos, a arquiteta Carina Dal Fabbro apostou na alegria do verde combinado com a sobriedade de uma paleta mais formal.| Foto: Rafael Renzo

 

"Por ser um item que geralmente requer um investimento maior, muitas vezes as pessoas acabam se decidindo por sofás com cores neutras e modelos tradicionais, justamente pelo medo de enjoarem ou não conseguirem se adaptar com a nova composição", conta a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome. Segundo a especialista, graças à ampla variedade de tons é possível deixar esse medo de lado e transformar o décor da sala mudando apenas um móvel. "Não é necessário escolher tons vibrantes, caso não faça o estilo do morador. Buscando inspirações e harmonizando o sofá com os demais elementos, o resultado agradará sempre aos olhos e o ambiente ficará muito mais alegre", complementa Carina.

 

Como definir as cores?

 

Acima: Neste living projetado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, a aposta caminhou pela essência das cores vivas. O sofá amarelo, curvo, oferta alegria, vigor e intensidade, além de criar uma composição despojada com o azul do tapete. | Foto: Carlos Piratininga

Entusiasta dos sofás coloridos e vibrantes, a arquiteta Cristiane Schiavoni revela que o grande segredo para se jogar nessa tendência é deixar de lado a ideia de que móveis grandes são sempre neutros. "As pessoas costumam ter a percepção de que só é possível colocar cor em almofadas e mantas. Entretanto, podemos fazer do sofá o protagonista da cor no ambiente e, para não pesar na proposta estética, o caminho é simular todos os elementos do espaço e balancear as cores", orienta.
 

Quais cores estão em alta?



Acima: Na área social da varanda executada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, o sofá assegura comodidade para o ambiente que pode servir como uma extensão da sala de estar, para assistir um filme, ouvir músicas ou simplesmente descansar. Os tons de verde musgo e laranja adicionaram vivacidade ao décor de base neutra | Foto: Carlos Piratininga 

As duas arquitetas pontuam que o verde, em suas mais variadas tonalidades, tem sido a cor favorita dos clientes. Versátil e fácil de combinar, o tom traz a lembrança dos elementos da natureza e, segundo a psicologia das cores, possui a capacidade de acalmar e aliviar o estresse. Outra cor bastante requisitada é o laranja, principalmente no gradiente terroso. "Essas variações carregam aconchego e têm sido muito buscadas para renovações de décor justamente por estabelecer essa conexão com a natureza e estar ligada à sensação de calmaria", explica Carina.

 

Como combinar as almofadas?

 

Acima: Na cobertura assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, a área fechada do projeto contou com um sofá azul que agrega personalidade ao mobiliário. A tonalidade, em conjunto com o verde do paisagismo externo avistado pela janela, atribui paz e acolhimento ao décor | Foto: Carlos Piratininga

O que pode parecer um outro forte desafio após a definição do sofá colorido diz respeito à definição das almofadas. Versáteis, charmosas, com diversas opções de tamanhos, cores e estampas, elas são excelentes para complementar um clima de bem-estar. Segundo Carina, é possível optar por almofadas com nuances complementares ou análogos ao sofá ou partir para uma decoração destemida e animada: um sofá verde, por exemplo, pode comportar almofadas em terracota e o resultado será magnífico.

Cristiane endossa a percepção de Carina e explica que, dentro de uma proposta mais despojada, é possível empregar diferentes cores e estampas para inserir cores que dialogam com outros itens presentes no cômodo. "Eleger um ton sur ton com cores que regulam diretamente com o sofá também é uma opção fantástica", destaca Cris.

 

Poltronas coloridas

 

Acima: Projeto de Christiane Schiavoni / foto de Carlos Piratininga

Em busca da harmonia das cores, Cristiane aborda a importância de um olhar apurado na cartela de cores complementares e análogas, que fornecem uma infinidade de combinações únicas e interessantes. Para aqueles que não tem medo de ousar, e são adeptos da ideia de dar um up no lar por meio das cores, uma boa opção é contrapor a peça a tapetes, cortinas e móveis em cores neutras. "Chamando o destaque para o sofá, é possível disfarçar até mesmo aqueles pontos da decoração que não gostamos tanto", acrescenta a profissional.

Se o receio de investir em um sofá com cores fortes não for vencido, as poltronas podem ser uma boa alternativa. Menores e mais discretas, poltronas e pufes possibilitam adicionar "pinceladas" de vivacidade sem chamar tanto a atenção. "Sem dúvida, dão um toque charmoso ao ambiente e podem começar a adaptar o olhar de quem ainda tem dúvidas quanto aos móveis coloridos. Vale investir!", finaliza Carina.

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook