“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Arquitetura

Sobre a amizade e cafés

Onde: Curitiba • 30 de Abril - 2018 | Fotos Diego Castelo

AHorta Café, projeto das arquitetas Mônica Morto e Fernanda Morishita, faz uso de cinco containers reciclados e adaptados para abrigar múltiplas atividades – café, horta, oficina, consultório e até um quarto para viajante.

O livre acesso para o edifício cria uma conexão amistosa entre visitantes e lugar.

Um lugar especial em Curitiba agrega uma série de atividades dentro de cinco charmosos contêineres reciclados e adaptados, abertos à rua e à horta comunitária nos fundos. Muito além do belo projeto elaborado pela Locus Arquitetura – das arquitetas Mônica Moro e Fernanda Morishita – aHorta Café é uma celebração da amizade e do senso de comunidade tão necessário nas cidades contemporâneas.

 

Além do café, oficina e horta, surgiram o espaço do consultório, um espaço para palestras e aulas (yoga e cursos) e uma residência para um dos sócios. Ainda sim, sobrou espaço para o 'Quarto do Viajante', um apoio para ciclistas aventureiros pernoitarem na cidade. Esta combinação multifacetada conferiu ao lugar uma personalidade que transmite riqueza humana.

No térreo, a frieza metálica do contêiner é substituída pelos tons e texturas acolhedores da madeira, do papel de parede e da iluminação cálida. 

A tecnologia construtiva por contêiner evidenciou esta marca, mas este sistema foi escolhido, primordialmente, em razão da sustentabilidade e da rapidez de execução. A horta foi implantada um ano antes da construção. Com a ajuda dos vizinhos, o solo foi cultivado e é cuidado por todos até hoje.

O edifício se articula de modo a destacar a volumetria e cores diferenciadas bem marcada de cada contêiner. O deck em madeira maciça prolonga a área do café.  

O acesso ao terreno é livre, sem grades ou portões. Isso tornou o lugar especial, pois gerou, antes mesmo do café surgir, uma conexão de afeto entre a vizinhança e o terreno.

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook