“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Décor

Preparação para o verão

Onde: Curitiba • 25 de Setembro - 2020 | Fotos Leandro Moraes

Chegou a hora de pensar em reformar a casa para o verão

Com a contagem regressiva para o final do inverno, a expectativa é de dias ensolarados e quentes que estão por vir - e ficar. O otimismo meteorológico faz com que as casas de veraneio voltem à ocupação total, ainda mais quando viajar para hotéis e pousadas ainda gera inseguranças, por conta da pandemia. Mesmo em setembro dá tempo de repaginar a residência para aproveitar a primavera e, sobretudo, as férias de verão. "Além de uma área de lazer confortável, esse tipo de projeto pede acabamentos resistentes e duráveis, que demandem pouca ou nenhuma manutenção", revela Patrícia Penna, à frente do Escritório Patrícia Penna Arquitetura e Design, que reuniu uma série de dicas sobre o assunto.

A sugestão por acabamentos resistentes e baixa manutenção é simples de entender: casas próximas ao mar sofrem grandes danos causados pela alta umidade do ar e a maresia. A arquiteta Patricia Penna explica sua preferência por projetar ambientes integrados como recurso que contribui para aumentar a ventilação natural. "Sem a compartimentação excessiva da planta, conseguimos também a sensação de amplitude nos ambientes da residência", explica.

O clima marítimo fica por conta da decoração, que pode ganhar itens que remetam à atmosfera local. A paleta de cores definida para as paredes e acabamentos dos móveis, aliada aos objetos de arte, almofadas e tecidos em geral, são alguns dos componentes essenciais para ratificar o "mood" de descanso da casa de praia. "Peças produzidas com matérias-primas naturais como fibras, cordas e madeiras são perfeitas para a construção da atmosfera praiana", enfatiza a arquiteta.

A durabilidade dos materiais é uma questão importante a ser considerada, para que a longevidade do projeto seja mantida por mais tempo. Para portas e janelas o alumínio é uma das melhores opções, pois além de ser extremamente resistente a intempéries, pode receber uma grande sorte de acabamentos. No quesito revestimentos, porcelanatos e pedras naturais são ideais, pois possibilitam uma limpeza mais funcional e são bastante duráveis. "Pedras naturais, em geral, demandam alguma atenção quanto à impermeabilização. Por isso, é sempre importante avaliar material X uso, no momento da especificação", adverte Patricia Penna. Para os tecidos resistência, praticidade para limpeza e secagem rápida, são atributos a serem observados.

Na área externa piscina, espaço gourmet e área de descanso formam o setor de lazer - todo voltado para o grande jardim, que pode ter um lindo projeto paisagístico. "É imprescindível que haja um bom projeto de paisagismo, pois tem o poder de transformar o exterior da casa e valorizar muito a arquitetura. Além disso, um bom projeto leva em consideração não apenas a proposição de espécies adequadas ao local de implantação, mas também iluminação e irrigação", relata a profissional.

Patricia Penna enfatiza ainda que o o trabalho do arquiteto é imprimir a personalidade dos moradores em todos os detalhes do projeto, sempre propondo as melhores soluções técnicas, caso a caso. "Não necessariamente uma casa de praia precisa ter mobiliário ou decoração com fibras naturais, bambus ou estampas florais, assim como o projeto na montanha não precisa, necessariamente, ser executado apenas com madeira. Respeitando as premissas de cada região e as demandas/predileções dos clientes, é perfeitamente possível atingir resultados únicos, que dialogam perfeitamente com o estilo de vida dos moradores", finaliza.

 Confira todas as imagens em nossa galeria!

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook