“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

Mágica com agulhas

Ana Penso Onde: Curitiba/PR • 18 de Fevereiro - 2019 |

O trabalho apaixonante e mágico de Ivana Dobruski

          Ivana Dobruski é uma daquelas pessoas adocicadas que te fazem pensar que precisa melhorar sua postura com o mundo. Tão doce quanto sua alma, são os reflexos dela, seu trabalho com macramê, tapeçaria e nãnduti; uma produção apaixonante e envolvida em mágica, afinal, o trabalho de Ivana tem esse tom.
          Todo esse talento estava adormecido e precisando ser colocado para fora. Em 2018 prestei uma consultoria para Ivana, com o intuito de profissionalizar o trabalho dela com vasos de cimento e plantas. Depois de algumas horas de conversa, ela mostrou sua paixão pelo macramê e não pude deixar de notar o brilho nos olhos dela quando falava sobre isso! Como boa "chutadora de baldes" e por acreditar que devemos exercer nossa paixão, mesmo que seja como um hobbie; cutuquei Ivana para que retomasse esse trabalho. Não demorou muito e ela já tinha feito peças lindamente inimagináveis, uma grande surpresa! A explosão de talento que tinha acabado de nascer, bem em minha frente, era muito animadora! Confesso que ver novos talentos nascendo alimenta a minha felicidade, por isso gosto tanto de ser professora, o brilho nos olhos de quem acaba de se enxergar pela primeira vez como um ser ímpar, é impagável.
          Desde então muitas peças foram criadas, começando com o macramê, que é sua técnica de maior valor afetivo, que remete ao carinho de lembranças familiares vindas da infância. A tapeçaria entrou em um segundo momento e acabou sendo inserida em sua produção, afinal a beleza das composições é apaixonante. A mais nova técnica, aprendida recentemente com uma profissional paraguaia, é o nãnduti, técnica antiga e cercada de mistérios; para mim com certeza pois não existe forma desse processo dar certo sem magia! Existem manualidades que pedem talento, aquela faísca misteriosa, que faz com que o artesão desenvolva com facilidade algo que para nós é impossível.
Cores neutras, fortes, combinações harmoniosa e outras ousadas; tudo faz parte do repertório experimentalista de Ivana, que confessa ainda estar se descobrindo. Afinal, aquele que diz ter seu repertório e conhecimento estacionado, por não mais estar disponível à aprender, está fadado ao declínio pois o único movimento certo que podemos apontar para nosso futuro é a mudança.

          Convido todos à conhecerem o trabalho delicado e único dessa fada das agulhas, que promete nos surpreender com muito mais!
No Insta como: @ivanadobruski

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook