“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

Lareira sem erro

Onde: Curitiba • 08 de Julho - 2020 | Fotos Créditos nas fotos

Arquiteta Caroline Bollmann comenta as vantagens das lareiras a álcool 

Estamos na estação mais fria do ano: a melhor época para curtir o calor e charme que uma lareira oferece. Se a ideia já passou pela sua cabeça mas a instalação e manutenção complexas foram um obstáculo temos boas notícias: alguns modelos dispensam dutos de ventilação e não produzem fumaça nem resíduos! Para saber mais convidamos a arquiteta Caroline Bollmann a falar sobre o tema:

Lareiras a álcool

A praticidade e facilidade de se intalar um kit a álcool torna a opção excelente para espaços menores ou com limitações a reformas. Além de ecológica e prática, a lareira a álcool se adapta ao ambiente sem precisar de duto de ventilação externa e pode ser facilmente integrada no mobiliário do ambiente. Na opção abaixo as folhas de vidro temperado delimitam o espaço da lareira e também funcionam como divisória para separar os ambientes da sala de estar e sala de jantar.

As lareiras a álcool também são chamadas "bio-lareiras" porque dispensam a queima de madeira ou gás. Segundo a empresa Art Fire, especializada no ramo, as biolareiras utilizam álcool ou etanol como combustível e oferecem grande eficiência de aquecimento, sem perda de calor. As lareiras a álcool não exigem instalação, chaminés, dutos ou ramais de alimentação e são completamente autônomas – alguns modelos são portáteis e se adaptam a qualquer ambiente. No projeto abaixo a lareira foi integrada ao home num volume decorativo para acomodar a TV. A volumetria da lareira integra todo o home e living da sala principal, que ficou muito mais aconchegante. 

 

Outra vantagem é que as biolareiras aliam o design ao conforto criado pelo aquecimento de uma chama verdadeira com a máxima segurança. Por não criarem fumaça, cinzas ou fuligem, são facilmente utilizáveis e mantêm o ambiente limpo e livre de gases tóxicos. Há, ainda, a opção de "lareiras Móbiles", que são totalmente portáteis e podem ser utilizadas sobre qualquer superfície, como mesas de madeira, vidro, tampos e pisos de diversos materiais.

 

Graças à versatilidade e segurança dos novos modelos é possível dar à lareira novos usos, seja comodivisória entre ambientes, integrada a móveis para efeito de destaque ou como o tradicional elemento decorativo e de contemplação. No caso abaixo a bio-lareira foi embutida na parede e ganhou um fundo espelhado para ampliar o espaço. Os queimadores devem ser dimensionados de acordo com a área do ambiente e instalados seguindo manuais de especificações de materiais resistentes ao calor. Para que a eficiência do aquecimento possa realmente ser atendida é necessário observar as recomendações do fabricante e a capacidade de cada produto. 

Que tal uma lareira para chamar de sua? Confira mais fotos em nossa galeria e escolha a sua favorita!

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook