• CONTENT
People

In memoriam: Jaime Lerner

Onde: Curitiba • 27 de Maio - 2021 | Fotos Créditos nas fotos

Jaime lerner faleceu em Curitiba, no dia 27 de maio, em decorrência de complicações de uma doença renal crônica 

Créditos da Foto: AEN

Faleceu hoje, em Curitiba, em decorrência de uma doença renal crônica, o arquiteto, urbanista e político Jaime Lerner. Nascido em 17 de dezembro de 1937, Jaime se formou arquiteto pela UFPR em 1964 e criou obras premiadas, conquistando a admiração e respeito dos colegas de profissão. Casou-se com a esposa Fani Lerner em 1964 e teve duas filhas.

 Em 1965 participou da criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e da elaboração do Plano Diretor da cidade, transformando o transporte público da capital paranaense. De acordo com o arquiteto, o sistema de transporte de Curitiba foi replicado em aproximadamente 250 cidades do mundo inteiro. Com cartões postais como a Rua das Flores e vias expressas específicas para a circulação de transporte coletivo, os planos estruturais de longo prazo criados por Lerner, na década de 70, são considerados visionários e responsáveis pela realidade da Curitiba atual.

Créditos da foto: Valdecir Galor

 

Na vida política, Lerner foi governador do Paraná de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 2003, e eleito três vezes prefeito de Curitiba. Afastado da vida política nos últimos anos de vida, atuou em projetos de arquitetura e urbanismo em cidades do mundo todo. Em 2019 foi homenageado com um espaço na CASACOR Curitiba, de autoria de Samira Bakarat e Felipe Guerra, onde peças de design de sua autoria ganharam posição de destaque. Recebeu doutorados honorários da Universidade Técnica de Nova Scotia e da Universidade de Tecnologia de Cracóvia, além de ser membro honorário do Royal Institute of British Architects, do American Institute of Architects e do Royal Institute of Architects of Canada. Sua atuação profissional foi elogiada internacionalmente por estudiosos e periódicos especializados, que o citam como um dos grandes urbanistas do mundo.

Créditos foto: Viviane Sonnensthal (acima, ambiente da CASACOR 2019 com peças criadas por Jaime Lerner)


A equipe Casa Sul manifesta seu respeito às contribuições deste nome fundamental para a arquitetura e urbanismo paranaenses e envia seus pêsames à família e amigos.

 

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook