• CONTENT
Produtos & Tendências

Cuba de apoio ou de sobrepor?

Onde: Curitiba • 13 de Julho - 2022 | Fotos Divulgação

Com toques modernos e muita personalidade, modelos de sobrepor trazem um novo olhar para banheiros e lavabos

Na hora de projetar o banheiro ou lavabo, surgem diversas dúvidas a respeito da escolha e instalação da cuba mais adequada para o ambiente, tanto para o melhor aproveitamento do espaço, como para harmonizar com o restante da decoração. Tendo em vista a constante busca por peças modernas e que imprimam personalidade aos banheiros e lavabos, uma das louças que tem se sobressaído – tanto pelo visual, quanto pela versatilidade – são as cubas de sobrepor. Mas quando escolhê-la? Qual a diferença para a cuba de apoio? Como é feita sua instalação?

Atenta a essas questões, a Roca, líder mundial em soluções para banheiros, explica as particularidades e diferenciais do modelo, traz inspirações de ambientes e apresenta seu portfólio. Confira!

 

O que é cuba de sobrepor?

Acompanhando a evolução do banheiro residencial, as cubas de sobrepor são consideradas peças intermediárias entre as tradicionais cubas embutidas e as de apoio. Possuindo apenas a borda sob a bancada, deixando-a saltada para fora da pedra de encaixe, o restante da cuba fica embutido no móvel, gerando economia de espaço em seu interior e agregando uma estética moderna para o banheiro.

 

 

 

Com parte da cuba embutida no móvel, as bordas da cuba de sobrepor ficam acima da bancada, deixando-a livre para proporcionar uma estética mais clean. Na imagem, a cuba Horizon Skyline 80, que integra a coleção assinada pelo renomado arquiteto João Armentano. A peça agrega um requinte único para o banheiro | Foto: Divulgação Roca

 

 

 

O consagrado mestre e arquiteto Ruy Ohtake assinou a coleção de cubas de sobrepor e de apoio que se destacam pelas formas orgânicas e curvas. Produzidas com a exclusiva tecnologia Fineceramic®, da Roca, as peças têm tudo para ser o grande destaque do banheiro | Foto: Divulgação Roca

 

 

Cuba de apoio ou cuba de sobrepor? 

 

Por estar instalada sobre a bancada, é comum que haja dúvidas quanto as diferenças entre as cubas de sobrepor e cubas de apoio. Enquanto o modelo de sobrepor é instalado com parte da cuba embutida no móvel e as bordas ficam para cima na bancada, o modelo de apoio é instalado inteiramente sobre a mesa, sem a necessidade de recortes para encaixe da louça.

 

 

 

Com o design contemporâneo e suas formas curvas, a cuba de sobrepor da coleção Beyond conquista àqueles que desejam imprimir um toque de design e valorizar ainda mais os projetos. | Foto: Divulgação Roca

Com design único, sóbrio, elegante e assegurando máxima qualidade e muito estilo, as cubas de sobrepor que integram as coleções da Roca são ideais para serem utilizadas em bancadas feitas em materiais que não podem ficar em contato direto com a água, como a madeira, e ainda oferecem a praticidade e a ergonomia de ter a bancada próxima da altura da louça.

Ideal para quem gosta de peças ousadas como as cubas de apoio e, ao mesmo tempo, não quer deixar de lado a simplicidade das cubas de embutir, as cubas de apoio são altamente versáteis e permitem a escolha e instalação de metais em cima da louça (bica baixa) ou em cima da bancada (bica alta), além do modelo de parede.

 

 

Instalação

 

Agora que você já conhece as diferenças entre as cubas de apoio e as cubas de sobrepor é hora de entender algumas diferenças quanto ao processo de instalação.

Para instalar a cuba de sobrepor, Renata Blasques, arquiteta e especificadora técnica da Roca Brasil, explica sobre a necessidade de executar um corte na bancada para que a cuba seja encaixada. "Por isso, é interessante que a escolha da cuba seja feita logo no início do projeto de construção ou reforma por meio de mão de obra especializada. As cubas podem ser quadradas, ovais ou redondas e o tamanho da bancada também deve ser considerado com o propósito de oferecer uma estética harmônica", orienta.

 

 

 

Oferecendo elegância e múltiplas opções de design, a cuba de sobrepor da Coleção Optica evidencia formas leves, porém definidas, que contribuem para a construção de uma estética agradável que combina tanto com banheiros amplos, como com espaços menores. | Foto: Divulgação Roca

 

 

No que se refere as medidas para uma instalação correta, a Roca aborda as diferenças entre os dois tipos de cuba. Nesse caso, a bancada que recebe a cuba de sobrepor deve ser disposta em uma altura maior para que o final da cuba apresente uma distância de 90 cm do chão. Em bancadas que receberão cubas de apoio, as medidas podem variar entre 77 cm, para que, quando somadas à cuba, totalizem 90 cm.

 

  

Manutenção

Robustas e com um acabamento perfeito, as cubas de sobrepor ficam apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada. Por isso, é importante que a limpeza da cuba e bancada seja feita regularmente. A Roca indica evitar o uso de produtos abrasivos ou com cloro, bem como recomenda um cuidado especial na higienização da junção entre o tampo e a cuba. No caso da cuba de apoio, é necessário também verificar periodicamente a vedação adequada entre o móvel e a área úmida, evitando a possibilidade de infliltrações e mofo. 

 

 

Para aqueles que prezam por um design mais limpo e com fortes traços geométricos, a Roca oferece a cuba de sobrepor Horizon View, que faz parte da coleção assinada por João Armentano.Com extrema propriedade, forma e função das peças, as cubas são representadas por traços precisos com uma experiência sinestésica da água para o usuário e estão disponíveis nas cores Branco Brilho, Branco Matte, Stone, Café, Beige e Onix.| Foto: Divulgação Roca

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook