• CONTENT
Onde morar

Condomínio-boutique em Florianópolis

Onde: Curitiba • 17 de Março - 2022 | Fotos Divulgação

Empreendimento localizado na Praia Mole, em Florianópolis, será o primeiro residencial com o selo AQUA-HQE em Santa Catarina

Um refúgio natural, com acesso ao mar e à lagoa, com face para o amanhecer e o pôr do sol. Assim é o residencial Yrupá, construído em um dos pontos mais desejados de Florianópolis: entre a Praia Mole e a Lagoa da Conceição. O empreendimento-boutique da GND Incorporadora preza pela sustentabilidade e preservação do seu entorno, apresentando um novo conceito de morar.

 

 

 

Quando visto de cima, o residencial estará praticamente camuflado em meio à natureza, graças aos seus cerca de 6,3 mil m² de telhado verde, um marco na construção civil da capital catarinense e também uma das maiores coberturas verdes do Brasil. O modelo busca reduzir o impacto ambiental e auxilia na preservação do microclima da região, além de ser uma excelente forma de ampliar a área de plantio local. O espaço verde ainda minimiza a absorção de calor, o que reduz o uso de ar-condicionado e, consequentemente, o consumo de energia.

 


A preocupação com o ambiente ao redor faz parte da identidade do condomínio, que prioriza o plantio e replantio de mata nativa, buscando trazer a biodiversidade presente nos ecossistemas de Mata Atlântica. Ao menos 35% do terreno de 23 mil m² será destinado para um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Primeiro residencial em Santa Catarina e o primeiro empreendimento de Florianópolis a receber o selo AQUA-HQE, certificação internacional de construção sustentável, desenvolvida a partir da francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale), o Yrupá terá uma das mais tecnológicas estações de tratamento de efluentes da Ilha, com impacto mínimo ao meio ambiente, e sistema de captação de água da chuva.

 

Integrando os apartamentos à paisagem, os imóveis, desenhados pelo Escritório ARK7, comandado pelos arquitetos Giovani Bonetti e Leandro Rotolo, valorizam volumes claros, linhas horizontais, uso de materiais naturais, como madeira e pedra, e vidro em abundância para ampliar a conexão do interior com a área externa. Em vez de um grande edifício, os apartamentos de apenas dois pavimentos serão construídos de forma escalonada, respeitando o declive do terreno e a altura dos morros ao redor. O projeto aproveita ao máximo a visão para o mar e para a lagoa, a iluminação natural e a circulação de ar.

 

Ao todo, o condomínio-boutique conta com seis vilas com 76 unidades que vão de studios, com 62 m², a apartamentos de 2 a 4 suítes, de 117 a 258 m². Na área comum, os moradores poderão aproveitar espaços como salão de festas, spa, sala de reuniões compartilhada, piscina, brinquedoteca, ateliê do vinho (área gourmet com espaço de adega climatizada para armazenar garrafas de vinho), espaço fitness, espaço náutico, sala de yoga e horta.

O condomínio terá, além de cobertura verde, placas fotovoltaicas, uma espera para carregador de carro elétrico por apartamento, além de duas completas entregues nas vagas de visitantes, e estação de tratamento de efluentes privativa. Para o projeto paisagístico, a arquiteta Juliana Castro explica que foram priorizadas plantas nativas do lugar, com vegetação que se adapta naturalmente às condições climáticas, minimizando o consumo de água e energia para sua manutenção, além de ser importante para a fauna local, que vive em sinergia com esta vegetação. Diferentes espaços foram planejados para estimular o convívio ao ar livre e a vida em comunidade, de forma a criar oportunidade e conforto para os moradores do Yrupá.

 

 

Viver entre o mar e a lagoa é uma experiência única, seja para quem escolher morar no endereço quanto para aqueles que irão aproveitar as temporadas e/ou finais de semana. Localizadas na parte leste da Ilha, a Lagoa da Conceição e a Praia Mole estão entre os endereços mais visitados da capital catarinense. Em seu entorno, é possível desfrutar de um variado roteiro de bares e restaurantes, além de inúmeras opções de atividades de esporte e lazer como trilhas, stand-up paddle, kite e wind-surf, sandboard, surf, voo livre, e esportes náuticos a motor. 

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook