• CONTENT
Produtos & Tendências

Como escolher o porcelanato ideal?

Onde: Curitiba • 05 de Junho - 2019 | Fotos Divulgação

A Incepa responde! Confira as dicas para não errar na hora de escolher – e aplicar! – o porcelanato 

Inúmeras perguntas rondam a cabeça do consumidor quando se fala em revestimentos cerâmicos. Afinal, trata-se de um setor muito amplo, com variação de tipos, acabamentos, cores, formatos, texturas! Com um leque tão grande de produtos para piso, parede, fachadas, como fazer para não errar? Para ajudar nessa questão, a equipe especializada da Incepa preparou um guia com os principais assuntos que rondam o mundo cerâmico. Confira!

 

  • Qual a diferença entre cerâmica e porcelanato?

Apesar de semelhantes, os dois materiais têm diferenças já em sua fabricação. A cerâmica tradicional une argila e alguns minerais, ao passo que o porcelanato é um misto de porcelana e materiais mais nobres (como o feldspato, por exemplo). A temperatura de queima das duas matérias primas também é diferente: mais alta, a queima do porcelanato pode ser superior a 1.200 °C, conferindo mais resistência mecânica, química e baixa porosidade. Na prática, isso faz com que as peças da Incepa sofram menos absorção de água e sejam menos suscetíveis a manchas.

 

  • Quais os tipos de porcelanato existentes?
     

    Os porcelanatos são essencialmente divididos em duas categorias: os técnicos e os esmaltados. Os porcelanatos técnicos da Incepa possuem superfície polida ou natural e tem pouca absorção de água (menor ou igual a 0,1 %). É o caso da linha Pro e Pro Max, tecnicamente adequadas para todos os tipos de espaços, residenciais ou comerciais. Os esmaltados – como o nome já diz – recebem uma camada de esmalte após a queima, conferindo mais brilho, toque acetinado ou áspero. São peças que absorvem mais água (menor ou igual a 0,5 %), indicadas para parede e pisos – desde que sejam em lugares de circulação moderada. A marca possui um portfólio extenso quando se fala de porcelanatos esmaltados, indo dos coloridos – como a linha Drops, para paredes, com as candy colors – aos com impressão HD, como o clássico Travertino. Quanto menor o índice de absorção de água, menor a porosidade da peça, fazendo com que ela tenha mais resistência mecânica e à abrasão.


 

  • O porcelanato é semelhante a um material natural?

Atualmente, as diversas tecnologias que a Incepa detém fazem de seus porcelanatos réplicas perfeitas das pedras naturais. A impressão HD é capaz de emular texturas, relevos e nuances das pedras, madeiras e mármores, com seus veios e destonalizações – como na linha Loftwood, que evoca a madeira maciça. Com os grandes formatos, esses desenhos podem ser mais elaborados e complexos. Os acabamentos feitos com a tecnologia soft touch, com abrasivos, garantem ainda que as peças tenham um toque natural.

  • Como escolher o porcelanato certo para cada ambiente?

A escolha de um porcelanato vai muito além da questão estética. Cada ambiente possui uma necessidade específica, que deve ser levada em conta na hora de decorar – como é o caso das áreas molhadas ou que são lavadas com frequência, como banheiros, cozinhas, piscinas e áreas externas. Nesse caso, o ideal é escolher um produto com maior aderência, muitas vezes com superfícies com relevo e antiderrapante – caso da linha Oceanic, específica para piscinas. É importante se atentar à indicação de uso sempre existente nas embalagens da Incepa. E, para os porcelanatos esmaltados, ainda é preciso levar em conta o PEI, que indica a resistência da peça – PEIs muito baixos são indicados para parede, e os mais altos, para tráfego intenso.

Linha Oceanic, indicada para aplicação em piscinasLinha Prestige, um mármore suave perfeito para uso em banheiro

Linha Álamo, com o aconchego da madeira, indicada para quartos.

É interessante levar em conta, também, a sensação que cada material pode causar. A linha Prestige, por exemplo, é perfeita para livings ou banheiros, trazendo a sofisticação do mármore. Os quartos precisam ser aconchegantes, então a marca aposta nos madeirados – como a linha Álamo, que passeia por tons cinzas e acastanhados.

 

  • Por que existe diferença de tonalidade entre peças?

O processo pelo qual os revestimentos cerâmicos passam para sua fabricação pode ocasionar pequenas variações na cor do produto entre um lote e outro de fabricação. Estas pequenas variações são separadas por tonalidades. Assim, é importante que cada ambiente receba sempre a aplicação de um porcelanato do mesmo lote, garantindo que as peças sejam todas da mesma tonalidade. O código de tonalidade em uso pela Incepa é constituído sempre de duas letras. Exemplo: MA, NA, CJ, DJ, MO, FO, KD, ED, etc. Toda vez que a fábrica produzir determinado produto com uma tonalidade já obtida anteriormente, o código será o mesmo daquela produção anterior.

 

  • Como paginar da melhor maneira?

A paginação leva em conta o gosto do morador. O importante é sempre ter um projeto planejado antes de assentar o revestimento, para garantir o melhor encaixe das peças e de seus veios – como os vistos na linha Calacata, da Incepa. Assim, seus desenhos se conversam sem atrito. Porcelanatos de grandes formatos são ótimos para quem busca sensação de amplitude e elegância e, em alta, aparecem com força nas coleções da Incepa.

Uma paginação bem pensada é essencial para evidenciar os desenhos das peças – como os veios da linha Calacata.

 

  • Como prolongar a vida útil do porcelanato?

Apesar de resistentes, os porcelanatos podem sofrer desgastes com o tempo. Para prolongar sua vida útil, cuidados simples podem ser tomados, como: proteger os pés do mobiliário com carpete ou feltro, para não arranhar; na limpeza, evitar produtos que possuam ácido em sua formulação, optando sempre por detergente neutro diluído em água; evitar contato de produtos abrasivos em superfícies brilhantes; aplicar cera líquida em produtos polidos, para proteger a superfície.

 

Sobre a Incepa

Fundada na cidade de Campo Largo, no Paraná, pela marca suíça Laufen, a Incepa iniciou a sua jornada como fabricante de pisos cerâmicos, e em 1976 passou a fabricar louças sanitárias. Em 1999 foi comprada pelo Grupo espanhol Roca, líder mundial no segmento de louças sanitárias, integrando o portfólio das marcas da Roca Brasil.

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook