“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

A tapeçaria contemporânea de Alex Rocca

Ana Penso Onde: Curitiba • 11 de Março - 2020 | Fotos Site oficial do designer

Uma explosão de cor, textura e volume, apresentada pela nossa colunista Ana Penso

É com muito prazer que apresento mais um artista de Curitiba, de uma safra única e exclusiva. Alex Rocca, é uma figura carinhosa, simpática e cheia de energia - além de ser um artista têxtil extremamente talentoso. Vamos falar sobre TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA, com muita bossa e carisma.

As peças criadas por Alex caíram no gosto de Curitibanos que valorizam peças desenvolvidas manualmente  e levam tempo e afeto para serem concluídas. O trabalho feito pelo artista usa técnicas de tufting e ponto russo, por intermédio de agulhas especiais ou da pistola de tapeçaria (eu recomendo que vocês assistam os vídeos que são publicados no Instagram de Alex - @alexroccadesign - para conferir como é o processo).


Vou contar mais sobre o começo de tudo: foi em sua segunda faculdade (de cinema- paixão que nutre desde a primeira infância) que Alex veio a desenvolver o gosto pela direção de arte - profissão que trabalha com cores, formas e o romance da imagem. O cinema, aliado à sua experiência muito bem sucedida em agências de publicidade e um curso de design de interiores, o levaram a questionar para onde estava caminhando. Nessa época, recebeu um conselho que dizia: “Não se mate pelo que não sabe, potencialize sua energias naquilo em que é bom.” A partir desse conselho, começou a focar no que realmente lhe fazia feliz e dava resultados satisfatórios. Quem é da economia criativa sabe, muito bem, que nem tudo que amamos nos retribui com bons resultados financeiros. No caso de Alex, porém, o trabalho com vídeos para publicidade estava indo muito bem.


Não obstante o conselho anterior, Alex teve uma experiência incrível com o desenho de seu mapa astral em janeiro de 2019: a sorte lhe dizia para tentar algo diferente, ligado à arte, a trabalhos expostos na parede. É ou não é de arrepiar?


Depois do mapa astral começou a questionar seu trabalho e sua relação com ele. Revirando referências antigas deu de cara com uma pasta digital pessoal, cheia de ideias de tapeçaria. Foi como um estalo que fez tudo começar a fazer sentido! Resolveu dar uma chance, comprou alguns materiais e fez sua primeira peça, com ponto russo.

O bicho da tapeçaria tinha mordido Alex. O mundo de cores e texturas dos fios disponíveis para esse tipo de manualidade avivou seu intenso prazer e conhecimento sobre a psicologia das cores. Em Fevereiro do mesmo ano comprou sua primeira pistola para tecer. Aos 35 anos dá inicio a uma nova profissão.


Vontade de melhorar, referências muito ricas e insônia são uma equação perfeita para resultar numa produção rápida e relevante. Alex sozinho produz uma quantidade expressiva de peças para um artista solo. Quando perguntei como define seu trabalho, a resposta foi: POTENTE E EXTRAVAGANTE. Seus pontos de foco são cor e textura - isso está bem claro nas imagens, não é mesmo?

 

As peças são nomeadas por iniciais, que homenageiam pessoas queridas ou importantes para sua vida e carreira. Não seria incrível ter uma peça exclusiva com seu nome? Mais uma delicadeza expressiva de Alex. Essa foi a forma que encontrei para definir minhas impressões sobre tudo o que aprendi com ele. Alex nem bem solidificou seu mercado em Curitiba e já foi aceito pelo mercado da grande São Paulo, performando grandes eventos de design autoral e atacado. Acaba de ser finalista no Prêmio Casa Vogue 2020, em meio à designers e artistas de prestígio na cena.


Qual o próximo passo da marca? Acredito que nem Alex sabe essa resposta e... isso é ótimo. Porquê? Simplesmente porque ele acredita em seu potencial e desenha o futuro como uma continuidade do que já faz. Desenvolvendo sua arte de forma manual, exclusiva, sem escala apressada e abrindo o caminho para os novos e audaciosos projetos que virão.

Em Curitiba você pode encontrar as peças de Alex Rocca na Ôda Design Club, porém muito em breve também em vários pontos no Brasil (e quem sabe no mundo). Confira o Instagram da marca e assim como eu, se apaixone pela pessoa e pela sua arte. Este é mais um fruto curitibano que devemos exaltar e ter muito orgulho. Para saber mais acesse o site https://www.alexroccadesign.com/ 

Galeria
Comentários icone comentários1 comentário
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook