• CONTENT
Produtos & Tendências

Coleção de tecidos é inspirada em técnica chinesa Woodblocks

Onde: Curitiba • 12 de Outubro - 2018 | Fotos Divulgação

A nova coleção da Donatelli conta com paleta de cores variada, além de tecidos e estampas inspiradas nas escrituras Védicas

A coleção Woodblocks da Donatelli Tecidos foi inspirada na técnica de estamparia conhecida como Woodblocks e é assinada pela designer Maraí Valente, do estúdio Pellle. A técnica de impressão tem origem na China, dinastia Tang 618-906 e consiste em blocos esculpidos em madeira. Foi introduzida no Rajastão há quatrocentos anos e hoje é conhecida como Bagru. O processo de esculpir em bloco de madeira é manual e envolve o uso de brocas, cinzéis, martelos e pregos. Esse processo carrega pequenas irregularidades do trabalho manual e criam um efeito artístico das estampas de bloco.

A designer também se inspirou em artistas brasileiros como Lygia Pape, que utilizou a técnica de xilogravura para criar desenhos geométricos abstratos na coleção “Tecelares”, em 1960. Além disso, também comenta sobre os painéis de azulejaria de Athos Bulcão, em que a beleza é gerada justamente pela falta de técnica na hora da aplicação. Os azulejos são posicionados de forma aleatória.

A coleção apresenta diferentes cores e tecidos. As cinco paletas de cores escolhidas vêm dos elementos da natureza encontrados nas matas, rochas, cristais e terra. 

Algumas histórias fantásticas das escrituras Védicas foram transformadas em desenhos para representar a relação de ordem e equilíbrio entre o homem e o universo.

Os quatro padrões apresentam duas versões, uma maxi e uma mini de cada desenho. 

Damaru: “O senhor da Dança”, Nataraja, destrói e recria universos e mundos através de suas danças, com seu tambor Damaru que tem a força da ampulheta e simboliza a criação do tempo-espaço ressoando o som do OM em todos os quadrantes do universo quando toca seu tambor. 

Linga: o símbolo de Shiva, deus da destruição e regeneração, Linga significa falo, seu simbolismo representa a integração das polaridades masculina e feminina.

Savita: Savita ou Surya é o Deus Sol adorado como o criador do universo e aquele que engendrou Yama e Yami, as primeiras criaturas humanas sobre a terra, correspondentes a Adão e Eva na mitologia judaico cristã.

Mekara: monstro marinho com atributos da serpente significa a sinuosidade das águas do mar e o laço que simboliza a trajetória do homem na busca de si mesmo.

SOBRE A DESIGNER E SUA MARCA

Maraí Valente nasceu em 1975 em São Paulo. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 1999, fez o curso de Linguagem pessoal com o artista plástico Silvio Dworecki (1994 -1996). Em 2002 participou da concepção e montagem da Mostra Brasil Faz Design em Milão, Itália e no MUBE, São Paulo. Trabalhou ao lado de arquitetos consagrados como Marcelo Rosenbaum, Arthur Casas e Thiago Bernardes sempre na área de arquitetura de interiores, sua grande paixão. PELLLE nasceu em 2016 quando Maraí realizou uma vivência na aldeia indígena Yawanawá, Acre para aprender mais sobre o resgate de cultura e crenças, com o objetivo de despertar valores e saberes na produção de um design mais autêntico e fortalecido. 

DONATELLI TECIDOS comemora os 75 anos de existência e perpetua a trajetória de sucesso ao investir cuidadosamente em produtos e marcas de elevada qualidade com valores agregados de distinção para atribuir arte, cultura e design. 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook