“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

A hora é agora

UNE Arquitetura + Design Onde: Curitiba • 05 de Novembro - 2020 |

Arrume a casa para o final de ano

Com o final de ano se aproximando, todos começam a querer deixar a casa mais em ordem e arrumar itens inacabadas ou que precisem de manutenção. Este ano foi bastante atípico em relação a festas e reuniões. Mas com certeza as famílias se reunirão em seus pequenos círculos e, nesses momentos, queremos que tudo esteja organizado e alinhado. Na época do ano em que estamos, não recomendamos iniciar obras ou grandes mudanças. Sugerimos pequenas coisas que podem ajudar a fazer uma grande diferença.

 

 

Novos ares para a casa


Uma das primeiras coisas que sugerimos é tentar mudar móveis de lugar para criar novas composições. Você não gasta nenhum dinheiro e ainda pode melhorar a sua circulação ou simplesmente renovar a sensação que tem naquele ambiente. Feito isso, veja o que pode melhorar. Novo estofado para o sofá? Novos itens de decoração? Novas cores de parede? Ou quem sabe reaproveitar coisas que você já tem e estão guardadas já possa ser suficiente.

 

Um up nas paredes


Renovar a pintura das paredes, mais ou menos a cada dois anos, previne que suas paredes pareçam amareladas ou manchadas. Se não desejar realizar uma nova pintura, tente limpar com água, detergente e esponja macia, com cuidado para não danificar o acabamento, principalmente de paredes foscas.
Caso opte por nova pintura, são algumas opções de acabamento de tintas: fosca, acetinada ou brilhante. A cobertura com brilho é excelente para limpeza e manutenção, porém exige uma superfície SUPER bem-acabada, pois mostra todas as imperfeições da parede. Você pode escolher uma cor de destaque para uma parede, fazer pintura geométrica ou meia parede. Outra ideia rápida, simples e com efeito transformador é usar papel de parede. Escolha uma parede focal no ambiente, aquela que mais aparece no espaço. Tanto com pintura quanto com papel de parede o prazo de execução pode até ser de um dia para o outro. Só escolha, no caso do papel, modelos que estejam disponíveis à pronta entrega para evitar surpresas e atrasos.
Caso o ambiente que você deseja mudar seja a cozinha ou banheiros, você também pode usar o mesmo artifício. Pintura com a tinta epóxi multisuperfícies ajuda a renovar. Sem falar nas muitas opções de adesivos autocolantes com estampas de ladrilhos e azulejos super atuais.

 

 

Sofá repaginado


Dar uma renovada no sofá pode fazer com que toda sua sala pareça mais atual. Que tal uma troca de tecido? O serviço de reforma de um sofá médio leva em torno de 20 dias e custa, em média, R$ 1.500. O problema é que a agenda dos estofadores costuma estar bem apertada nesta época, portanto tente agendar o serviço o quanto antes para não haver imprevistos. Também é possível encomendar uma capa sob medida. As capas são práticas pois, além de proteger o sofá, podem ser facilmente retiradas para lavagem. Algodão, linho e sarja são boas opções de tecido, que podem ser, inclusive, lavados em casa. Para quem não quer gastar muito no momento, mantas também podem ser excelentes soluções, com valores mais amigáveis, além de dar um charme extra ao sofá. Outra ideia mais em conta é trocar o revestimento apenas de uma ou duas poltronas, inclusive trazendo uma nova cor ou estampa.

 

 

Tapetes


Tapetes deixam qualquer ambiente mais aconchegante, funcionam como isolante térmico e acústico, além de ajudar a delimitar os espaços. O tapete é a amarração final do ambiente e pode ser uma boa maneira de melhorar a sua sala. Na hora de escolher, considere os móveis que você já tem para definir a medida. O ideal é que todos os móveis do ambiente fiquem sobre o tapete com pelo menos 20cm. Caso você tenha móveis fixos, a distância máxima para o início do tapete é de 10cm. Para escolher cor e materiais, a gama é imensa e vai depender sempre do gosto e estilo de cada um. Nós gostamos de trabalhar com materiais naturais e estampas neutras para não competir com os demais itens de decoração. Como o tapete costuma ser um item de maior valor, uma escolha de modelo neutro garante que o investimento será mais duradouro. Uma última dica: algumas lojas especializadas permitem demonstração das peças em casa. Vendo o tapete no local, fica mais fácil decidir o modelo mais apropriado.

 

Pequenos reparos e limpeza


Agora é uma ótima época para concluir pequenos itens que vamos deixando de lado no dia a dia, mas que incomodam. Uma lâmpada queimada ou com cor diferente das demais, pode ser facilmente trocada. Mandar cortinas e colchas para a lavanderia, agendar uma limpeza e impermeabilização no sofá. São todas coisas que podem renovar e dar a sensação de “missão cumprida” com a casa quando chegar o final do ano.

 

Para os hóspedes


Mesmo que você não tenha um quarto específico para hóspedes, valem algumas ações para deixar a estadia de quem vem visitar mais acolhedora e confortável. É sempre bom reservar três jogos de lençóis e de toalhas por quarto. Também separe um espaço para que o hóspede possa acomodar suas bagagens e sentir-se à vontade para organizar suas roupas e itens pessoais. Para um clima ainda mais gostoso, aromas ou difusores de ambientes.

 

 

Toques finais


Um pouco de verde sempre traz vida a qualquer ambiente. Pode ser um vaso com plantas adequadas às áreas internas ou arranjos com flores de corte. Para algo mais duradouro, vale investir em folhagens ou folhas secas. Indicamos ramos de eucalipto, colocados sem água em vasos para quem sequem com o tempo. Mosquitinhos também são boas opções, pois se mantêm na cor e formato originais, assim como o Capim dos Pampas.
Almofadas também têm o poder de trazer um novo astral para o ambiente. Gostamos de aproveitar o enchimento e trocar as capas ao longo do ano. Elas quase não ocupam espaço no armário e transformam a casa em poucos minutos. Caso você sinta dificuldade em combinar almofadas, pode começar pelos modelos lisos, nas cores que você mais gostar e, a partir daí, escolher estampas que harmonizem nestes tons.

 

 

Itens afetivos


Para finalizar com chave de ouro, que tal dar destaque em itens que contem a história da família? Imagens de bons momentos em quadros ou porta retratos, lembranças de viagem ou aquele item que era da sua avó e ficou como herança. Com certeza estes são o que fazem nossos lares se tornarem mais acolhedores, principalmente nestes tempos de incerteza e distâncias.

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook