Interiores

Viver nas nuvens

Onde: Curitiba • 09 de Julho - 2020 | Fotos Eduardo Macarios

Obras de arte, madeira e materiais nobres transformaram a cobertura duplex de 900 m2, assinada pelo escritório Valliatti & Tomasi Patrão em um cenário surpreendente e de altíssimo nível

Localizada no 29º andar de um edifício com vistas desimpedidas de 360 graus, a cobertura duplex foi totalmente repaginada para atender ao casal de clientes - empresários maduros com filhos casados - em busca de ambientes iluminados e repousantes. Para atingir esse objetivo o arquiteto Sérgio Valliatti criou um projeto casual, porém sofisticado: “O edifício é de altíssimo padrão em conceito clube, bem contemporâneo. Por isso criamos um projeto que seguisse essa linha, com conceito monocromático e luxuoso, mas sem ostentar”, conta.

 

O andar térreo foi pensado para oferecer maior integração, destacando a vista privilegiada do bairro Ecoville e a iluminação natural do imóvel. A amplitude das áreas comuns foi valorizada com revestimentos em mármore Crema Marfil e paleta monocromática, em tons de branco e gelo, associada a elementos contrastantes em madeira natural, laca branca e painéis sob medida com boiseries. O resultado é incrivelmente elegante e atemporal, conferindo aos espaços a sensação de leveza de “andar nas nuvens”.

 

Para as varandas e jardins os arquitetos optaram por uma proposta mais intimista: “nas varandas externas e descobertas do térreo e do pavimento superior criamos jardins que remetam a ideia de casa, com plantas bem dimensionadas e um gramado. A amplitude de 25 metros livres de salas integradas no térreo é um grande diferencial”, comenta Sérgio Valliatti.

 

A intimidade também deu o tom do segundo pavimento, pensado para refletir a mesma paleta de cores do andar térreo, porém em versão mais acolhedora. O piso de mármore deu lugar a um piso de carvalho claro, desenvolvido especialmente para imitar o mesmo acabamento e cor da pedra sem perder o conforto térmico da madeira. Os painéis ripados de boiserie camuflam o elevador privativo e dão destaque sutil às paredes da área de circulação superior.

 

Nas áreas íntimas cortinas de seda com trilhos embutidos e projeto luminotécnico com luzes indiretas em tons quentes finalizam a proposta de décor sofisticada e despretensiosa. O conforto fica garantido pelo mobiliário com revestimentos em veludo e linho, também em tons neutros e claros. O resultado é uma residência suspensa nas nuvens: “Como os proprietários já moravam em outra residência com projeto nosso, se sentiram seguros durante o desenvolvimento do projeto e felizes com o resultado. Certamente a atmosfera repousante das ambientações foi o que eles mais gostaram.”, finaliza o arquiteto.

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

Você confere este e outros projetos nas edições da Revista Casa Sul, disponível em nossa loja virtual.