• CONTENT
Projetos

Um hotel impresso em 3D

Onde: Curitiba • 23 de Março - 2023 | Fotos Divulgação

Hotel no deserto do Texas será o primeiro do mundo 100% construído com a tecnologia de impressão 3D

A busca por novas tecnologias voltadas a facilitar e agilizar o processo construtivo é quase tão antiga quanto a própria arquitetura. Na última década, porém, as impressoras 3D revolucionaram o mercado do design, possibilitando a rápida conversão dos modelos virtuais em objetos físicos e até a construção de imóveis em tempo récorde.

 

Uma das maiores empresas do ramo de construção 3D é a startup Icon, localizada no Texas: suas máquinas automatizadas especiais "imprimem" casas na vida real com a vantagem de serem mais ráídas, produzirem menos resíduos, e resultarem em imóveis 350% mais resistentes do que as edificações tradicionais.



Em 2024 a Icon pretende inaugurar o primeiro hotel do mundo totalmente "impresso" em 3D. O projeto, assinado pelo escritório de arquitetura Bjarke Ingels, será chefiado pela empresária Liz Lambert, conhecida por gerenciar hotéis icônicos dos Estados Unidos. Uma área de 250 mil m² do deserto de Marfa, no Texas, será dedicada à expansão do já existente camping-hotel El Cosmico. A nova forma do empreendimento incluirá suítes-domo, piscina circular com borda infinita, balneário e cozinha ao ar-livre, áreas de convivência e espaço de artes e eventos.



Além do setor de hospedagem a propriedade oferecerá casas de fim-de-semana com opções de dois, três ou quatro quartos cada, que poderão ser adquiridas para uso privativo. As máquinas "Vulcan", exclusivas da empresa, serão as responsáveis por executar o projeto e atender a todas as especificações, como a inclusão de uma clarabóia em todas as suítes de hóspedes para permitir apreciar o céu estrelado das noites no deserto.

 


"A vantagem da construção impressa em 3D é que a complexidade ou forma da edificação não influencia o custo final. A única coisa que importa é a quantidade de matéria-prima que será usada e o tempo que a construção irá levar, o que ajuda bastante a ampliar as possibilidades do projeto. Além disso, esta tecnologia também permite traduzir fielmente o projeto para o mundo real, evitando as perdas decorrentes de falhas de comunicação entre o projetista e o executor", afirmou o arquiteto Bjarke Ingels. O pontapé inicial da obra ainda não aconteceu, porém, quando concluído, o El Cosmico será o primeiro hotel do mundo construído dessa nova forma, levando o conceito de "glamping" a um novo patamar.

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook