• CONTENT
Interiores

Um cubo divide o apê

Onde: • 09 de Setembro - 2024 | Fotos Maíra Acayaba

Desenvolvido com um conceito brutalista, o projeto para o pequeno apartamento de 82m² criou mais espaço para a área social e integrou o living com a cozinha

O apartamento EB é um projeto de renovação localizado na cidade de São Paulo. Entre as premissas solicitadas pelo cliente da arquiteta Juliana Garcia estavam a integração da cozinha com a sala de estar/TV, a possibilidade de expandir a metragem quadrada da área social e seu potencial uso como home office.

 

 

O elemento organizador do espaço integrado é a mesa de jantar de madeira no centro, que separa fisicamente as funções da cozinha e da sala de estar/TV. Essa mesa possui tomadas de rede e energia para permitir conexões de laptops para o home office.

 

 

Na parede de azulejos hidráulicos brancos, as funções da cozinha com eletrodomésticos, como cooktop, forno, lava-louças, coifa e micro-ondas, são concentradas.

 

Na parede onde se encontram o gabinete verde, o armário superior branco e a geladeira sob o quadro metálico amarelo, os usos são intencionalmente indefinidos e claros, criando uma transição aleatória entre as funções da cozinha, escritório e sala de estar/TV.

 

 

Para expandir a área social, as paredes da área de serviço e do banheiro foram recuadas, aumentando o espaço de circulação em torno da mesa central. Isso revelou a viga de concreto e o pilar, que permaneceram à vista. Esses elementos foram usados para fazer referência à altura do teto do corredor que leva às duas suítes - o único local, além dos banheiros, onde foi instalado um forro de gesso.

 

 

Um cubo revestido em painéis de madeira serve como transição da área social para a área privada, abrigando o armário, o lavabo e o quadro elétrico oculto por baixo. Outra solicitação do cliente foi a de uma suíte maior. Como resultado, duas suítes menores foram transformadas em uma suíte maior com um closet integrado.

 

O painel em formato de cubo oculta a área do lavabo

 

 

Cores neutras como concreto, branco e madeira se destacam, com toques de verde e amarelo para quebrar a sobriedade. O projeto enfatizou a otimização do layout original de 88 m² e a funcionalidade do espaço.

 

 

Serviço


Juliana Garcia Arquitetura
www.julianagarcia.arq.br
@julianagarcia_arq

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook