• CONTENT
Interiores

Um apartamento de família

Onde: • 21 de Maio - 2024 | Fotos Estúdio Gui Uemura

Para o arquiteto brasileiro nascido em família coreana, Bruno Kim, cada espaço é uma visão de mundo. E é exatamente esta visão que ele traduziu no projeto que assina e descreve abaixo desenvolvido para um casal jovem e seu pequeno filho

“Quando fui procurado por essa família composta de um jovem casal e filho pequeno, eles estavam iniciando o processo de mudança para um novo apartamento. No entanto, no lugar onde viviam, já vinham construindo algumas relações que eles gostariam de preservar como, por exemplo, ficar na rede acompanhado de alguém na mesa de jantar aos finais de semana, tendo perto o espaço de brincadeira do filho. Ou seja, manter a família próxima, mesmo que cada um cuidando das próprias atividades de descanso e lazer.

 

A sala foi pensada para ser facilmente alterada ao longo dos anos em que a criança cresceria e as suas necessidades e relação com os pais mudariam

 

 

É claro que algumas novas adaptações foram permitidas para os clientes, como a criação de um novo lavabo e a melhoria dos banheiros e dos quartos, mas foi o fortalecimento dessas relações que vinham sendo construídas no apartamento anterior que guiaram o pensamento espacial do projeto.

 

A dinâmica do triângulo rede - mesa de jantar - tv/sofá foi uma das relações mantidas no novo apartamento

 

 

Algumas decisões de layout, como a posição da mesa de jantar em relação à rede, vieram do apartamento anterior. Queríamos continuar a construção dessa memória. Pensamos também em uma sala onde o layout poderia se adaptar ao crescimento da criança sem a necessidade de grandes obras futuras. É um espaço amplo onde as atividades no sofá, rede, mesa de jantar podem mudar de posição ao longo do tempo conforme as necessidades e transformações da família junto ao filho.

 

Era desejável que a cozinha fosse confortável para que toda a família participasse na preparação da refeição

 

 

Posicionamos o escritório de forma que tenha ligação tanto com a cozinha quanto com a sala. Dessa forma, mesmo que a criança brinque na sala haverá supervisão enquanto os pais estiverem trabalhando no escritório ou na cozinha.

 

 

A pequena janela dá acesso ao escritório dos pais que podem a partir dala supervisionar o filho enquanto brinca na sala

 

O layout de toda a casa foi adaptado com móveis soltos, apropriados para a altura e segurança da criança, que serão substituídos à medida que o menino crescer.

 

 

Destaque do projeto: tamanho do apartamento 128m²

 

 

Serviço:

www.brunokim.arq.br

@brunokimarquitetura

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook