• CONTENT
Conexão

Sum Architecture participa de concurso humanitário

Onde: Curitiba • 04 de Junho - 2021 | Fotos Sum Architecture

Escritório curitibano participa de concurso humanitário com projeto de escola na Etiópia

O Sum Architecture, escritório de arquitetura especializado em projetos educacionais e comerciais, participa de um concurso internacional de arquitetura humanitária com o projeto “The Offspring School”. O “Ethiopian Satellite Preschools Competition”, promovido pela Archstorming, procura projetos para duas futuras escolas da ONG Abay Ethiopia, que serão construídas nas aldeias rurais de Dillu e Hiddi na  Etiópia.

Os vencedores serão anunciados no dia 8 de junho. Desde já, o escritório curitibano celebra o fato de ser um dos representes brasileiros nesta iniciativa, que opera com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades. A  Archstorming promove concursos internacionais de arquitetura humanitária em busca de projetos que melhorem questões como alívio em desastres, pobreza, conflitos, doenças, etc.

A arquiteta Roberta Jiraschek, do Sum Architecture, comemora a classificação e conta que estão com boas expectativas. Para ela, esta é uma oportunidade de mostrar ao mundo que a arquitetura pode ir além das paredes dos edifícios. Principalmente em situações de vulnerabilidade - como é o caso destas comunidades etiópicas - ajudando a garantir desde o direito à educação ao suprimento das necessidades básicas, como o acesso à água potável, por exemplo.

A profissional explica que o projeto é mais que uma escola, o “The Offspring School” é um complexo voltado à educação, à saúde e ao apoio da comunidade. Roberta defende que este modelo de construção
pode se tornar “um mecanismo para alavancar mudanças positivas na comunidade e melhorar o bem estar das pessoas, colaborando também para ensinar e praticar valores de pertencimento e civilidade”.

O PROJETO

O “The Offspring School” integra conceitos arquitetônicos e pedagógicos. Foi desenvolvido para abranger toda a comunidade local: crianças e suas famílias são bem-vindas. O fluxo organizacional os convida para entrar na escola de maneira que se sintam acolhidas. O objetivo é que todos encontrem um local seguro para aprender, e também buscar ajuda quando necessário.

A disposição dos blocos de construção permite a ventilação cruzada dentro do edifício e, juntamente com as aberturas entre as paredes e o telhado, fornecem resfriamento natural ao prédio. Um ponto extremamente importante, dadas às características naturais da região, é que todas as áreas construídas podem ser adaptadas às necessidades e condições do solo. Confira mais detalhes do projeto:

Árvores de moringa circundam toda a planta do projeto. Além da maravilhosa propriedade medicinal, são excelentes para proporcionar uma área sombreada. Também servem como brincadeira de escalada para as crianças.

Cada bloco conta com duas salas de aula e uma área de recreação comum, onde as crianças podem usar sua imaginação e criatividade para brincar com simples meias esferas e bancos de diferentes alturas.

Esta interação pode fomentar muitas habilidades nos pequenos, como avaliação de risco e respeito à natureza. Enquanto brincam, também desenvolvem o senso de pertencimento.

A planta baixa, simples, é adaptável a variados layouts. O bloco que comporta as salas de aula possui forma de "L", o espaço de aprendizagem é aberto e circunda uma árvore de mangueira. Os professores têm a possibilidade de dividir os alunos em grupos de aprendizagem diferentes, conseguindo supervisionar todos eles ao mesmo tempo.

As salas de aula contam com uma área reservada para alunos especiais ou pessoas que precisam de mais apoio. Cada sala de aula possui 58 m². As duas podem ser combinadas, de forma que a área de aprendizagem ao ar livre é compartilhada por ambas as turmas. Esse intercâmbio educacional entre diferentes idades enriquece as experiências.

Após o horário escolar, as salas de aula também podem ser utilizadas como centros de apoio socioemocional. 

As salas de aula e áreas comuns são planejadas para serem exploradas ??como elementos de ensino, onde as crianças podem acompanhar e desfrutar de processos, como a coleta de água da chuva.

A interação com a natureza e a relação sustentável com o meio ambiente são prioridades no projeto. As áreas sombreadas são essenciais para momentos de descanso e recreação. 

 

 Confira mais imagens em nossa galeria!

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook