• CONTENT
Conexão

Sapataria Artesanal Sustentável

Dani Carazzai Onde: Curitiba • 14 de Dezembro - 2022 | Fotos Amanda Lavorato

A marca criada por três amigos que, com os pés no futuro, fazem da sapataria artesanal um caminho inovador

Pode parecer corriqueiro que amigos encontrem ideias em comum durante a faculdade e pensem em abrir um negócio a partir de suas afinidades, habilidades e sonhos. Nem sempre dá certo, pois a vida tem dessas, mas para Bruna Andrade, Renan Santos Almeida e Luan Carfran começou com o pé direito - e esquerdo, porque, no caso, sapatos vêm em pares.



Quando Renan comentou que seu pai, Gaspar, teve uma fábrica de calçados nos anos 80, essa história começou, lá em 2012. “O nome é em homenagem a ele, que manteve meia dúzia de formas antigas e algumas ferramentas. Começamos em uma pequena salinha de madeira, anexa a casa do Renan”, conta Bruna.

 

 

A sapataria artesanal da Gasp é costura contemporânea na moda autoral brasileira. É um trabalho local que conversa com os desafios do mundo e nos coloca a pensar sobre melhores escolhas. É assim que eles fazem questão de trabalhar. “Modelos econômicos que contrariam o modelo convencional centralizado e o consumo consciente andam lado a lado. Hoje, a sustentabilidade deve ser o princípio básico para todos que criam novos produtos”, enfatiza Bruna.

 

O processo criativo não é fixo nem linear, pois se baseia em duas dinâmicas diferentes: os resíduos industriais e as técnicas de produção. "Nós recuperamos materiais que seriam descartados por outras empresas e são eles - e nossa percepção de mercado - que ditam a estética e o propósito de cada pequena série”, pontua Bruna. E completa, “produzimos as peças de forma artesanal, são todas feitas à mão com técnicas tradicionais da sapataria clássica. É este modelo que dita nosso ritmo e estilo”.



As pequenas séries da Gasp são compostas de cinco a dez produtos com o mesmo design, mescladas a peças únicas. “As produções são fluidas, de acordo com os recursos disponíveis, as necessidades de nossos clientes, sem desperdício ou excedente de produção”, finaliza Bruna, que já adianta que a experiência da Gasp vai virar projeto científico. Quem quiser saber mais, é só acompanhar a trupe nas redes sociais (@gaspdesigncwb).

 

 

Onde Encontrar

Casa 102 | Alameda Júlia da Costa, 102 | Curitiba
Site: gaspdesigncwb.com

Confira mais imagens em nossa galeria!

 

 

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook