“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

Reptilia estreia na Casa de Criadores

Onde: Curitiba • 10 de Julho - 2019 | Fotos Anderson Angélico e Leo Faria

Estreante na Casa de Criadores, marca autoral resgata história e ideais da conceituada surrealista brasileira Maria Martins 

Nunca te esqueças que eu venho dos trópicos”. A emblemática vida da surrealista Maria Martins foi o ponto de partida da coleção de estreia da Reptilia na Casa de Criadores deste ano. A marca traz para a passarela uma estética urbana, explorando e questionando o passado e a forma como espelhamos no presente e para o futuro. O styling do desfile, que acontece no dia 4 de julho, será assinado por Yumi Kurita. A marca recebeu apoio das tecelagens brasileiras Lunelli e Vicunha, e os calçados utilizados na coleção são uma parceria com a Melissa.

A artista mineira Maria Martins, personalidade por trás da inspiração da estilista Heloisa Strobel, foi a primeira surrealista brasileira e uma mulher à frente de seu tempo. Na primeira metade do século XX, traduzia para suas esculturas, ensaios e pinturas questionamentos sobre raça, nacionalidade, religião e condições sociais, além de defender que a arte seria uma ferramenta de mobilização para combater as guerras do período.

Musa de Duchamp, amiga de Picasso, Breton e Mondrian, a artista brilhou fora do Brasil, mas nunca deixou de reverenciar sua origem, com destaque a escultura de 1942, Não te esqueças nunca que eu venho dos trópicos, escolhida pela Reptilia para dar nome a esta coleção. “Tem vários aspectos do trabalho e da vida da Maria Martins que nos inspiraram nesse processo. De forma introspectiva, seu olhar para o vazio, para o incompleto, onde sempre haverá a falta. De forma social, seus pensamentos sobre uma figura feminina independente e igualitária, uma mulher que abriu espaço para outras mulheres e mostrou a alma brasileira, na primeira metade do século passado”. Leonina do dia 7 de agosto, o ano de 2019 marca a celebração dos 125 anos do nascimento de Maria. 

 

A coleção
         
A coleção apresentada por Heloísa seguirá a estética atemporal e sport chic já reconhecida da marca, unindo a silhueta e a versatilidade da mulher contemporânea com alfaiataria tradicional. Formas e referências geométricas e arquitetônicas, mescladas com cores contrastantes e cortadas em tecidos nacionais. “Nossas peças são todas feitas em nosso ateliê e aqui acontece boa parte da criação. Partimos dos materiais para definir a melhor modelagem e disso sai cada peça. Nessa coleção trouxemos uma parte que é bastante estruturada em tecidos planos - seda e algodão – com técnicas de alfaiataria tradicional. E outra em malhas leves e encorpadas, sempre destacando o que é feito aqui no Brasil. Buscamos inovar na construção e nos detalhes”, explica a designer. A cartela de cores navega por tons leves como o lilás, o cru e o caramelo – mas ganha um momento soturno com um bloco inteiro em preto – representando os momentos mais escuros da nossa história.   

Inspirada nos processos escultóricos de Maria Martins, a estilista optou por traçar novos desafios na criação das joias em resina, encapsulando conchas, sementes e pedras coletadas em diversas viagens pelo Brasil. As peças simulam artigos fossilizados, na ideia de preservação das nossas raízes diante da passagem do tempo. As bolsas-caixa em madeira revestidas com couro, do arquiteto Marcos Novak, também ganham inserções de resina nas alças, uma referência às caixas de coleta para objetos de pesquisa.

Reptilia:

Loja-atelier: Alameda Prudente de Moraes, 1282. Centro - Curitiba

São Paulo: Loja Casa Diária -  Rua Artur de Azevedo,1315. Pinheiros – São Paulo

@_reptilia

https://www.reptilia.name/

 

Ficha técnica

Designer: Heloisa Strobel
Styling: Yumi Kurita
Beleza: Helder Rodrigues
Trilha: Rodrigo Lemos 
Apoio: Melissa, Lunelli Têxtil, Tecelagem Vicunha, M Novak, Bruta.co
Assessoria de Imprensa: Mariana Rosa (AGÊNCIAEM) - mariana.rosa@evenmore.com.br

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook