• CONTENT
Interiores

Praticidade e Estética

Onde: • 22 de Abril - 2024 | Fotos Eduardo Macarios

No projeto de reforma do apartamento de 54m2 a principal intervenção foi a retirada das paredes existentes que delimitavam a cozinha e a lavanderia para criar um novo layout

Localizado próximo à Praça da Espanha, local boêmio de Curitiba, o Apartamento Tile foi projetado para ser a primeira casa de um dos sócios do escritório Solo Arquitetos e sua esposa. Um dos desafios do projeto foi encontrar o melhor layout para as áreas sociais do apartamento, garantindo espaço de armazenamento suficiente para o casal, sem comprometer a estética ou a praticidade do dia a dia.

 

A principal intervenção foi a retirada das paredes existentes que delimitavam a cozinha e a lavanderia criando uma nova disposição do layout. A proposta visava maximizar os espaços de arrumação e ainda manter a divisão entre cozinha e sala, já que o casal gosta da separação dos ambientes em termos de praticidade e organização.

 

 

A separação é feita através de um armário único que atende aos dois ambientes: na lateral da cozinha, abriga um armário de vidro iluminado com portas de vidro canelado e algumas gavetas para talheres e acessórios. Além disso, esse armário também ganhou uma terceira face na lateral, que funciona como uma pequena estante.

 

 

Na lateral da sala o armário funciona como hack e suporte para a televisão fixada no painel

 

 

A área de jantar do apartamento que foi rotacionada em relação à lógica fornecida pela empreiteira. “Para isso, projetamos uma mesa especial oblonga, que reduz seu impacto no fluxo entre a área social e íntima”, explica Lucas Aguillera, sócio do escritório Soma.

 

 

De um lado, a mesa conta com duas cadeiras Sumi do Estudio Latino de Design, e do outro, um banco de carpintaria “embutido” na parede que esconde um novo espaço de arrumação, destinado a artigos de maior volume e menor utilização. Para maior conforto, o banco possui almofada e encosto acolchoado, forrado com linho verde musgo.

 

 

O projeto ganha vida através de uma materialidade neutra e suave, que reflete a personalidade dos seus habitantes: pessoas mais introspectivas que têm a casa como local de descanso físico e mental. Assim, os tons neutros são suavemente sustentados pelo tom de madeira mais escuro do armário central, pelo tecido verde musgo das almofadas da sala de jantar e por uma parede azul na suíte master.

 

 

Mas o principal destaque da materialidade do apartamento é certamente o revestimento de ladrilho hidráulico cinza nas paredes do corredor de acesso, um desejo antigo do casal.

 

 

Detalhes
Tamanho do projeto: 55 m2

 

 

 

Planta original do apartamento

 

 

A planta após a reforma

 

Detalhamento do móvel que separa a cozinha da sala

 

Serviço:
@soloarquitetos
www.soloarquitetos.com.br

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook