• CONTENT
Conexão

Quando o futuro chega mais rápido

Christie Schulka Onde: Curitiba • 26 de Novembro - 2020 |

Sempre vemos, ouvimos e lemos a respeito do futuro

Através das telas do cinema, que contribui em grande parte para que possamos imaginá-lo ou através de livros de ficção científica, que às vezes nos apresentam futuros que nos encantam ou, quando nos apresentam um futuro distópico, sentimo-nos apreensivos.
Mas qual a melhor forma de nos prepararmos para o futuro, ou melhor, como podemos construir o nosso futuro desejado?

 

William Gibson, um escritor de ficção científica canadense-americano, tem uma célebre frase “O futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído.”

 

Quando refletimos sobre esta citação nossa curiosidade desperta e pensamos: se o futuro já chegou, como podemos perceber o futuro no nosso presente?

 

O estudo de foresights para futuros, sim “futuros” no plural, é uma disciplina que busca sinais no presente de novas formas, novos serviços, novos conceitos que são diferentes de tudo o que estamos habituados a ver, e que desenham possibilidades de futuros representados por “sinais” no presente.

 

O estudo de futuros exige metodologia e abordagem específica e principalmente o treino do olhar para observar o que há de novo no momento presente. E estas novidades são chamadas de “sinais”.
A partir dos sinais são desdobradas novas ideias, novos conceitos e formas disruptivas de se realizar o que era feito até então, de forma tradicional, ou habitual.

 

E é desta forma que muitos futuros são criados, afinal, existem futuros: prováveis, desejáveis, plausíveis, possíveis.

 

Ao olharmos para os sinais podemos construir futuros desejáveis, e o nosso futuro desejável no momento presente.

 

Pensando neste exercício e em como mostrar os sinais que estão sendo desenhados hoje, a Casa Sul preparou seu primeiro curso online: Macrotendências, o futuro da arquitetura e design. Uma forma de compartilhar o que acredita e contribuir com os profissionais de arquitetura e design para que todos possam estar preparados para construir o melhor futuro desejado de cada um.

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook