• CONTENT
Interiores

Por dentro do apartamento de Friends

Onde: Curitiba • 09 de Setembro - 2019 |

Inspirados na exposição que marca 25 anos da série, Os arquitetos Pietro Terlizzi e Karina Korn explicam como aplicar a decoração em casa

Desde o primeiro episódio em 1994, até o final das 10 temporadas em 2004, a série Frieds segue com uma legião de fãs. O estilo de vida, os costumes e o humor leve dos seis amigos – Rachel, Joey, Phoebe, Chandler, Monica e Ross – continua inspirando o público que acompanhou na época, como também os mais novos que fazem da série uma das mais assistidas no Netflix.

Os ingressos para visitação da Casa Warner, em São Paulo, que celebra os 25 anos de Friends, esgotaram-se em pouco tempo. Entre 18 de setembro e 06 de outubro, dois andares dedicados ao seriado receberão ambientes e objetos presentes no apartamento da personagem Monica Geller, além do icônico sofá do Central Perk Café.

O apê dela, onde acontece a maior parte dos encontros, traz o seu estilo de ser. Rigorosamente organizado, ele tem uma essência moderna e um aconchego que tornaram sala e cozinha, que tanto vimos nas temporadas, ambientes muito agradáveis para a convivência de todos”, explica Karina Korn, que é também é fã da série.

1- Cores fortes

reprodução Pinterest

O apartamento da Mônica possui uma paleta de cores fortes, com predominância do roxo nas paredes e portas, além da boiserie verde e a do azul presente no armário da cozinha. “O uso de cores fortes requer personalidade”, afirma Pietro Terlizzi.

 Mais do que conhecer o gosto pessoal dos clientes, Karina Korn explica que o profissional de decoração deve seguir o espectro de cores, que indica como duas tonalidades fortes se complementam. “Cada tom tem sua família e o seu oposto que, por mais diferente que aparente ser, causa completude”, adiciona a arquiteta. Outra sugestão de Pietro para a seleção de cores fortes é seguir a mesma cartela, porém com nuances diferentes. Na cozinha, o armário azul de Monica segue como tendência na decoração, pois a peça revela-se uma excelente opção para alegrar o ambiente.

No projeto assinado por Pietro Terlizzi, o azul aparece em diferentes tons - Crédito - Guilherme Pucci

2 - Ambientes integrados

O apartamento da Mônica reforça outra tendência do décor: a integração de ambientes, que acontece entre sala e cozinha. Na inexistência de uma parede para separar, a decoração é responsável por caracterizar cada espaço. No caso da série, o espaçoso sofá com dois lugares foi eleito para exercer essa separação imaginária entre os cômodos.

No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração: : no caso do armário azul da cozinha, é importante atentar-se para a harmonia com os outros tons presentes na sala, por exemplo. O recurso também valoriza a cozinha como parte da área social, tornando-a, muitas vezes, o coração da casa.

No projeto assinado por Pietro Terlizzi, sala e cozinha são integradas

3 - Cozinha

reprodução Pinterest

Chef de cozinha e conhecida por seu perfeccionismo e organização impecável, Monica mantém um armário de cozinha aberto. O arquiteto Pietro Terlizzi conta que o modelo deixa de ser apenas um móvel com a finalidade de guardar objetos para se tornar parte da decoração. “Manter a arrumação nos armários é primordial para um projeto nesse estilo. Quando assisto os episódios, gosto de observar o capricho para guardar louças e alimentos nas prateleiras, bem como as panelas de cobre penduradas no suporte”, destaca Karina.

Em uma família com muitos integrantes o armário aberto pode não dar muito certo”, enfatiza a arquiteta.

4 - Mix entre o clássico e o atual

A moradia de Monica também expõe é marcada pela mescla de clássico e contemporâneo. Geralmente usada em tons mais claros, a boiserie, um revestimento de origem francesa datado dos séculos XVII e XVIII, marca presença em uma meia parede pintada de verde – revelando-se uma versão charmosa e contemporânea da estética.

Na mesa de jantar, as diferentes cadeiras – incluindo as cores – reforçam que esse traço dá super certo. “Gosto muito de misturar cadeiras. Mesmo em projetos clássicos, costumo apostar em pequenos detalhes nas cadeiras, fazendo uma linda diferença no ambiente do jantar”, conta Karina Korn.

Peças vintage, como uma poltrona Luis XV pintada ou com a substituição do tecido por um colorido, traz um ar vanguardista para o ambiente. “Objetos assim são excelentes para quem não tem medo de ousar”, enfatiza Pietro.

Apaixonada por mesclar o clássico e o moderno, Karina Korn gosta de eleger peças antigas, como o carrinho de chá, presente da avó da moradora

5 - Dicas gerais para inspirar-se na decoração de Friends:

  • Para a decoração não ficar com cara de ultrapassada, o ideal é sempre mesclar peças atuais e antigas. Por exemplo, se os sofás forem antigos, cabe forrá-los com tecidos novos. Caso seja o tapete um item de destaque, combine-o com sofás de linhas retas e mesa de centro de design;
  • Se gostar de cor, mas tiver medo de enjoar, pinte as paredes. É muito mais fácil repintá-las quando o tom causar desconforto, a substituir os armários;
  • Tijolinhos trazem um toque vintage a qualquer decoração e pode ser evidenciado em uma parede pontual;
  • Plantas dão vida e cabem em todos os cômodos da casa.

Utilização de plantas em casa – projeto Karina Korn

Aplicação de tijolinhos – projeto Pietro Terlizzi

Karina Korn Arquitetura

Tel. (11) 3473-1303
karinakorn@karinakorn.com.br
www.karinakorn.com.br

@karinakornarquitetura

 

Pietro Terlizzi Arquitetura e Design

pietroterlizzi.com.br

@pietro_terlizzi_arquitetura

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook