• CONTENT
Produtos & Tendências

O que é design Biofílico?

Onde: Curitiba • 16 de Agosto - 2020 | Fotos Divulgação

Roca Brasil explica a tendência por trás de sua nova linha de porcelanatos

O termo “biofilia” vem do grego e é traduzido como “amor à vida/ às coisas vivas”. Assim, entende-se que o design biofílico visa trazer a natureza para dentro dos ambientes construídos. Por meio da arquitetura biofílica é possível estar em contato, interagir e relacionar-se com a natureza mesmo estando no trabalho. Em um artigo sobre o tema, publicado em 2012 pela empresa de consultoria ambiental Terrapin Bright Green, é ressaltado que "incorporar a natureza em construções não é apenas um luxo, mas um sólido investimento econômico em saúde e produtividade”. Essa afirmação é embasada em pesquisas neurológicas aprofundadas, evidências fisiológicas e estudos de casos desenvolvidos nos últimos 25 anos.

Por meio de cores, texturas, padronizações e itens de decoração, o design biofilico transforma o espaço, deixando-o mais leve e aconchegante. Segundo o artigo HUMAN SPACES: The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace, "pesquisas confirmam a preferência humana pelo ambiente natural, ao invés do construído. Por exemplo, quando solicitadas a descrever a cidade ideal, as pessoas escolhem características não-urbanas com mais frequência, principalmente vegetação”.

Mas como fazer com que as pessoas estejam no ambiente urbano e, ao mesmo tempo, sintam-se em contato com a natureza? É neste cenário que o design biofílico se torna tão importante - inclusive, em ambientes corporativos. Afinal, as pessoas passam boa parte do seu dia no trabalho. Projetar espaços confortáveis e com inspiração na natureza pode ser uma importante ferramenta para empresas que buscam melhores resultados.

Estudos sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos da exposição à natureza indicam arquitetura biofílica no ambiente de trabalho atua na diminuição do estresse, ajudando a manter a pressão arterial nos níveis adequados, a aperfeiçoar funções cognitivas, aumenta o foco e a resistência mental. Ainda, o design biofílico desempenha um papel notável na melhora do humor e na evolução das taxas de aprendizado. A consequência disso tudo? Maior produtividade e satisfação por parte dos colaboradores.



Para um ambiente de trabalho harmônico, que traga as características da arquitetura biofílica em seu interior e ofereça as suas vantagens para as os escritórios e suas equipes, a Roca Brasil desenvolveu diversas linhas. Elas prometem dar uma cara nova, cheia de energia e inspiração para o ambiente de trabalho. Dentre elas, destaque para as linhas nas cores tendência para 2020: verde (Cotto) e terracota (Fire). Elas trazem duas novas cores impressas pela Roca - as tintas amarela e vermelha, - que, juntas, proporcionam tons que puxam para nuances verdes ou avermelhadas. Versáteis, deixarão o ambiente com um visual único, moderno e mais próximo à natureza.

Além das cores que aproximam o urbanismo da cidade com os elementos naturais, apostar em paredes estampadas com ícones da natureza pode complementar o seu espaço de trabalho e deixá-lo com uma pegada ainda mais biofílica. Assim, para sentir-se imerso na natureza até durante o expediente, que tal conhecer a linha Selva? Com padronização de plantas e demais elementos verdes o contato com a natureza é garantido: nem precisa levantar da cadeira ou olhar através da janela!



Além das plantas, outro elemento da natureza que pode estar presente no ambiente de trabalho são as rochas, representadas pelas linhas Topázio e Alpi. Trazendo tranquilidade e elegância ao escritório, transmitem sofisticação e bom gosto.


Outra opção interessante são porcelanatos que imitam a padronização de madeira. Eles trazem consigo uma união do aconchego das casas de sítios e fazendas com o urbanismo e sofisticação da cidade. Bons exemplos desses porcelanatos são encontrados nas linhas Piemonte, Oldfarm, Alvor e Vernon, que mostram as diversas cores, texturas e tipos de madeira que poderão ser utilizados no ambiente e deixá-lo cheio de personalidade.



O design biofílico, além de trazer a natureza - e todos os seus benefícios já citados - para o ambiente de trabalho, também oferece possibilidades infinitas de combinações de cores, elementos e texturas. Quando bem aplicado, resulta em um local inspirador e que transmite conforto e paz, assim como a natureza.

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook