“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

O lar afetivo e seus significados

Christie Schulka Onde: Curitiba • 07 de Maio - 2020 |

Um refúgio sagrado e pessoal único no mundo: a sua casa

  Projeto Studio MG2 Arquitetura | Foto Daniel Katz

Up cicling, lar afetivo, casa com história são alguns dos termos usados na atualidade para a tendência no décor e na arquitetura de criar um espaço com autenticidade, calor humano e, principalmente um refúgio sagrado e pessoal único no mundo: a sua casa

 

Hoje não chamamos mais onde vivemos de casa, e sim de "lar", com a liberdade que temos hoje de significados, alguns dizem: lar é uma maneira especial de se definir casa, ou, é o local onde se há harmonia onde vive-se bem.

 

O significado é livre mas a tradução deste sentimento de ter um lar traz para pauta uma das tendências que se dissemina em larga escala: nosso lar traduz quem nós somos.

 

Nossas casas, nossos lares, transbordam nossas histórias, contam aos outros sobre nossa vida, e é o compartilhar destas histórias que chamamos de: lar afetivo, a casa com história, a volta às origens.

 

Estes 3 temas remetem ao que vemos nos projetos e no home decor: "O lar afetivo", "a casa com história": o upcicling de objetos antigos, o resgate da movelaria antiga, carregados de histórias de família e significados; todos eles trazem o conforto e aconchego das melhores lembranças e dos momentos passados em família.

 

Além de promover o bem estar, esta tendência também traz a questão da sustentabilidade, o consumo consciente, reaproveitar e renovar o que ainda é belo, evitando o descarte desnecessário, tema crescente, principalmente nas novas gerações y e z (os nascidos após 1980).

 

Já a volta às origens traz a cena a riqueza das culturas locais, a importância do artesanato local, mostrar que o local é belo e ter orgulho de seus ancestrais, sabendo que somos resultado de nossos antepassados.

 

O artesanato e a arte que se entrelaçam ao trabalho do artesão, que faz peças únicas e exclusivas, uma atividade tão antiga quanto o próprio homem que sempre usou as mãos para transformar. Um mercado crescente pois o feito à mão é único e incomparável, é o novo luxo.

 

“E o lar afetivo é este emaranhado de significados e traduções, que tornam nosso lar, nosso refúgio, nosso local único, onde podemos reviver o bom do passado, somar ao nosso presente e criar a nossa história. (dentro de casa)", Christie.

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook