• CONTENT
Interiores

Ninho vazio

Onde: • 11 de Abril - 2024 | Fotos Xavier Neto

A reforma feita no apartamento do casal após a mudança das filhas, marca um novo ciclo de vida e de estilo

No projeto, a cozinha é a protagonista. As arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, sócias no escritório Paiva e Passarini Arquitetura, colocaram isso em prática ao transformarem um recorte na parede em moldura para os olhares focados em uma cozinha alegre, clássica, equilibrada e vigorosa. Sabendo que seus clientes estavam acostumados com ambientes maiores, a dupla do escritório ressignificou o ambiente em uma estrutura compacta, já que a intenção deles era a de readaptar suas vidas após as filhas saírem para trilharem seus próprios caminhos. “Capaz de misturar o conceito fechado com o aberto, a cozinha consegue atender os momentos de maior intimidade, e se integra com as salas de TV e jantar”, afirma Vanessa.

 

 

Em seu formato linear, a cozinha tem armários sob medida: o superior, com a marcenaria e o amadeirado claro que acompanha os demais pontos, além do ar retrô dos azulejos do frontão.

 

  Integrada aos ambientes de forma curiosa, a cozinha ganhou visibilidade ao longo da reforma

 

 

  O passa-prato funciona como uma espécie de janela para a área social e como espaço para refeições rápidas

 

ÁREA SOCIAL

Na sala de TV, o sofá em "L", com um tom mais fechado de verde, conecta o cômodo com a cozinha e abraça, logo de cara, quem chega ao apartamento. Ao lado, a comodidade da poltrona com apoio para os pés – item essencial para descansar, refletir a respeito da vida ou colocar a leitura em dia. Mais adiante, a parede espelhada conta com uma especificidade da obra: seus recortes foram necessários para driblar a necessidade de içar a peça inteiriça. "Trabalhamos com a ideia costumeira de entregar uma amplitude mais agradável", explica Vanessa.

 

Ao fundo, o rack e o painel de TV se enquadram no interior da 'caixa' de marcenaria que também oculta a porta que os leva para a ala particular do apartamento

 

QUARTOS

No quarto do casal, a arquitetura de interiores é romântica e tem a predominância da paleta rosa. A cabeceira recebeu encosto almofadado envolvida pela estrutura de palhinha. As laterais da cama receberam duas arandelas de apoio.

 

 

A alma do quarto de casal, sem dúvidas, foi o romantismo. Essa premissa fica visível nas escolhas dos componentes em tons rose encontrados no enxoval e na cortina degradê

 

 

O primeiro quarto, configurado para um casal, agora está reformado para receber uma das filhas e seu namorado. As profissionais implementaram um painel ripado atrás da cabeceira sobreposta que, apesar de apresentar uma espessura bem pequena (apenas 4cm), foi o suficiente para assegurar o clima agradável.

 

 

No quarto da outra filha, também configurado para a finalidade de recepcionar hóspedes, a otimização de espaço foi o norte do projeto. Com a cama de solteiro encostada na parede, houve a possibilidade de não somente instalar o guarda-roupas, como agregar uma penteadeira iluminada. Pensando em deixar a família cada vez mais próxima, o dormitório foi anexado ao quarto do casal e, quando não está ocupado, se torna um closet e penteadeira para a proprietária.

 

Uma penteadeira se destaca em um dos quartos de hóspedes. À direita, o original lavabo acompanha toda a ideia do projeto, que preza pelo conforto e acolhimento presentes na marcenaria. As arquitetas definiram o verde como uma extensão da paleta predominante nas áreas sociais

 

BANHEIROS

O banheiro principal do apartamento tem como base a cor branca e a partir dela o restante vai tomando forma, como o revestimento em porcelanato marmorizado aplicado tanto no piso, quanto nas paredes. "A fim de facilitar a circulação, promovemos uma diminuição na largura do móvel da bancada, deixando-o com aproximadamente 30 cm. E outra solução bacana foi unir o espelho com armário em uma única peça”, afirma Claudia. A bancada esculpida em mármore eliminou a divisão de cuba e tornou-a mais longa.

 

 

No banheiro do casal as profissionais venceram as limitações de um ambiente compacto optando pelo box em modelo "camarão", sem trilho em cima e abrindo o vão completamente.

 

A bancada lapidada atua como uma peça central que eleva e perdura a atmosfera poética do quarto do casal

 

Serviço:

@paivaepassarini
arquitetura@paivaepassarini.com.br

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook