• CONTENT
Arquitetura

Naturalidade na elegância

Onde: Curitiba • 15 de Maio - 2018 | Fotos Marcelo Stammer

O projeto feito pelo escritório da Arquitetare traz naturalidade sem abrir mão da elegância, contrastando pedras, concreto, madeira e alumínio harmoniosamente. 

A volumetria transcende a honestidade dos usos: no subsolo com a garagem e sobre ela o home avançando em linhas horizontais em relação ao plano de fundo.

Esta exuberante casa em condomínio fechado em Curitiba dispõe de muita luz natural, contrastes entre as decorações e ainda mescla concreto, vidro, madeira e alumínio de maneira primorosa.

 

Projetado pelo escritório da Arquitetare e encabeçado pela arquiteta Elaine Zanon, o projeto visava o melhor aproveitamento possível na distribuição dos cômodos, na topografia, no entorno e na insolação natural. As pedras naturais se fazem presentes em diversas partes da casa, como na fachada, onde a linha Travertino da Portobello deu o tom de elegância e preservação das riquezas naturais não-renováveis que a arquiteta pretendia. Enquanto isso, concreto e madeira se juntam na fachada formando o perfeito estilo contemporâneo da casa. “Devido à testada mais estreita, utilizamos linhas horizontais, como no beiral, para dar proporção e profundidade”, explica Elaine. 

 

Logo na entrada, a lareira revestida em pedras São Tomé Branca Serrada ocupa toda a altura do pé-direito da casa, enquanto as pedras naturais da fachada se estendem ao primeiro espaço, contrapondo-se à materiais nobres, cores quentes e os moveis clássicos, do acervo pessoal da família. 

 

Na parte posterior do imóvel, as esquadrias em alumínio na cor bronze e o vidro refletivo deram conforto e reduziram a entrada de calor, além de gerar a sensação de amplitude ao espaço. A proposta desta parte seria unir a família através dos espaços de convivência e trazer o verde para o dia a dia deles, onde as persianas podem ser abertas e fechada a hora que desejarem. O design único da escada com guarda-corpo em vidro une os andares, enquanto o porcelanato Mineral Nude Polido privilegia a incidência de luz natural e a reflete pela casa.

 

O piso da cozinha segue o mesmo padrão dos demais cômodos, em porcelanato Mineral Nude da Portobello, e o mobiliário desenhado pelo arquiteto Guilherme Falk é enaltecido pela iluminação personalizada.

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook