Arquitetura

Casa para morar e trabalhar

Onde: Curitiba • 18 de Julho - 2022 | Fotos Dentro Fotografia

Trabalho e lazer se misturam com resultados surpreendentes neste imóvel multifuncional cheio de boas ideias

As fronteiras entre os imóveis “comerciais” e “residenciais” estão cada vez mais fluidas. Se antes da pandemia o trabalho em home office era opção de poucos, hoje muitos estão abraçando a possibilidade de evitar o trânsito, reduzir despesas e passar mais tempo com a família. É o caso da proprietária da Sagarana House – um imóvel multifuncional que inclui residência, estúdio de Yoga e salas de terapias holísticas.

 

 


A casa de 360m², em uma rua silenciosa e arborizada de São Pedro, em Minas Gerais, pertencia à família da proprietária desde 1987. Depois de ser usada como residência, escritório e ponto de comércio, surgiu a ideia de convertê-la em uma casa de Yoga e terapias - um retiro urbano voltado ao bem-estar. Para acomodar às naturezas distintas do imóvel os arquitetos Pedro Haruf e Cristiane Salles enfrentaram algumas dificuldades técnicas: “Havia pouca área disponível, pé direito de altura limitada e acesso por um corredor lateral extenso. Foi um desafio manter espaços amplos, com privacidade e priorizando iluminação e ventilação naturais.” – afirmou Pedro.

 

 


A primeira solução foi converter o antigo quintal em um amplo pavilhão de madeira, dedicado à prática de yoga. Esquadrias móveis, em bambu, ocultaram as janelas do espaço residencial ao lado e ganharam o complemento de uma abertura zenital que ampliou a iluminação natural.

 

 

 

O longo corredor de acesso, por sua vez, virou ambiente de descompressão: paisagismo exuberante, pergolado em fibras naturais e paredes azuis criaram uma transição agradável entre os espaços externos e internos, convidando os frequentadores a deixar as preocupações lá fora e aproveitar os serviços de relaxamento e bem-estar.

 

 


Resolvida a ala comercial, os profissionais apostaram em uma ala residencial integrada e ampla com décor despojado. Jardineiras sob as janelas e lajotas cerâmicas, fabricadas nas proximidades de Belo Horizonte, conferiram uma estética artesanal apropriada ao projeto ecologicamente responsável: apenas madeira certificada e bambu de um projeto de pesquisa em bioconstrução foram utilizados na reforma. Bem-estar, versatilidade e cuidado com o meio-ambiente: conceitos promissores para o novo estilo de viver - e trabalhar - que vem por aí.

 

 

Confira mais imagens em nossa galeria! Esta matéria foi publicada na edição 109 da Revista Casa Sul, disponível para download em nossa loja virtual.