“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Décor

Lavanderia Ideal

Onde: Curitiba • 21 de Setembro - 2020 | Fotos Carlos Piratininga

Confira dicas da arquiteta Cristiane Schiavoni para criar um cômodo funcional e agradável

Muitas vezes deixada de lado de arquitetura de interiores, a área de serviço é um cômodo que, se planejado corretamente, pode (e deve) facilitar a vida dos moradores. É isso que acredita a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva o seu nome: "É muito comum essa área do apartamento funcionar em um esquema improvisado e acumular as 'bagunças' que ninguém quer nos demais ambientes da casa. Porém, com um projeto adequado, executamos um espaço funcional e perfeito para a rotina dos moradores", conta a profissional.

Independente do tamanho da lavanderia (como também o ambiente é denominado), Cristiane indica que a primeiro ponto para deixar o espaço organizado é apostar em móveis planejados, atendendo todas as necessidades de armazenamento: desde itens como vassoura, rodo, baldes, ferro e tábua de passar; produtos para a lavagem de roupa e limpeza da casa; eletrodomésticos e as caixas que sempre têm como destino o 'quartinho': "Os armários planejados são perfeitos. Quando percebo que a área de serviço também guardará caixas pouco usadas, como a Árvore de Natal, gosto de revestir a parte superior da parede com armários aéreos. Mas, na maioria dos casos, móveis com portas já atendem o que precisamos", explica Cristiane.

Com a marcenaria planejada, o projeto de Cristiane Schiavoni dedicou uma abertura específica para receber vassouras, rodos, pá de lixo e escada. Na parte inferior, o aspirador de pó | Foto: Carlos Piratininga 

BANCADA DE SERVIÇO

Além dos armários, uma bancada de serviço também é imprescindível. É nesta área de apoio que o morador ou a funcionária do lar podem deixar as roupas limpas após tirá-las da máquina ou para passá-las. "Na sequência do tanque, podemos estender para conceber uma área plana ou até mesmo apostar em soluções de tampas retas que criam uma bancada móvel, escondendo a saída de água", indica a arquiteta.

VARAL E OUTROS SUPORTES

 

Bancada de apoio e suporte para roupas passadas deixam a área de serviço bastante operacional. Abaixo do armário aéreo, Cristiane Schiavoni não esqueceu de incluir um suporte que recebe os cabides depois que as roupas são passadas | Foto: Carlos Piratininga

Quem aqui não fica desanimado com a etapa de passar a roupa? Além do trabalho, muitas vezes fica faltando o local para pendurar, por exemplo, os cabides com as peças passadas. "Com o volume que costumamos acumular, não dá para sair toda hora da área de serviço e levar cabide por cabide para o armário", avalia Cristiane Schiavoni com a sua experiência profissional que coloca a mão na massa em casa. Por isso, nada melhor do que estender as roupas passadas. "Com esse recurso, a atividade torna-se mais prática e rápida", compartilha.

A arquiteta também recomenda manter cestos posicionados dentro efora dos armários, para auxiliarem na organização. Os acessórios são muito úteis para armazenarem pregadores, produtos de limpeza e outros itens. "São opções bastante acessíveis e que podem ser usados para diferentes fins, além de facilitarem muito na hora de achar algum produto ou objeto", relata Cristiane.

LUZ NATURAL

Espaço da lavanderia dispõe da luz solar e ampla ventilação natural a secagem das roupas e economia na conta de energia elétrica | Foto: Carlos Piratininga

Bons projetos de lavanderia prezam pelo aproveitamento da luz e da ventilação natural. "Se você tem uma boa janela nessa área, considere-se um sortudo. Assim, não deixo nada que possa obstruir a entrada desses recursos tão valiosos", celebra a profissional. A secadora é uma grande aliada, mas nada melhor que essa combinação para roupas cheirosas, que secam rapidamente e que economizam energia nesse processo.

DECORAÇÃO

Após pensar nos itens de funcionalidade e organização da lavanderia, é hora de falarmos sobre a decoração. Embora escondida - mesmo quando acoplada com a cozinha - a área de serviço pode ser um cômodo agradável e esteticamente belo, trazendo prazer ao morador. Cristiane releva que o 'all white' segue no topo do ranking como a área de serviço mais solicitada, mas que é possível trazer cores por meio de revestimentos, texturas e outros materiais. "A lavanderia branca sempre seguirá em alta. Porém,
gosto de mostrar para meus clientes que podemos agregar um visual muito mais moderno", finaliza Cristiane, que ainda sugere a dupla 'preto e branco' para um visual autêntico e elegante. Confira mais imagens em nossa galeria!

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook