Interiores

Lareiras: dicas e inspiração para diferentes ambientes

Onde: Curitiba • 27 de Abril - 2022 | Fotos Créditos nas Fotos

Dos modelos sob medida às opções portáteis - saiba mais sobre este item que faz toda diferença nos dias mais frios

Com o inverno cada vez mais próximo, ter um espaço para relaxar, sentir-se quentinho e acolhido é tudo o que queremos, não é mesmo? Se você também ama curtir as baixas temperaturas, no conforto de casa, chegou o momento de pensar nos detalhes que trarão as melhores experiências nesta próxima estação. Além dos tapetes fofinhos, cobertores e mantas - investimentos comuns para a época - que tal pensar em ter uma lareira? Além de aquecer o ambiente, deixá-lo mais aconchegante e proporcionar estilo e conforto, as inúmeras opções disponíveis atualmente têm conquistado, cada vez mais, o coração dos brasileiros. Entre tantas opções – portáteis elétricas, a gás, tradicionais a lenha ou ecológicas – hoje
é possível ter uma lareira em casa, sem bagunça nem quebra-quebra.

Confira nossas dicas! 

 

Acerte na Escolha do Revestimento

O primeiro fator a ser observado na escolha da sua lareira é o tipo de piso e revestimento do ambiente que irá recebê-la. A presença do fogo pode gerar faíscas que, em contato com carpetes ou tapetes, podem resultar em incêndios. Por isso, pisos cerâmicos ou porcelanatos são mais indicados para espaços próximos ao fogo, bem como, o uso de telas de proteção e quebra-chamas frontais.

Os revestimentos usados para emoldurar a lareira variam de acordo com o conceito e estilo de decoração, porém, geralmente são de pedra, mármore, concreto, aço, tijolinho, ferro ou porcelanato. É importante conversar com o fornecedor do revestimento, antes da execução, para saber como o material escolhido reage ao calor do fogo - esta medida evitará dissabores causados por rachaduras e deformações causadas pelo  calor.

 

Posição da Lareira

A posição da lareira também é determinante para o resultado final do projeto. A instalação pode serde canto, central, suspensa ou de parede, porém as de canto e de parede acabam sendo mais usadas pois interferem menos na circulação de pessoas. As lareiras centrais e as suspensas, caso haja espaço disponível para sua correta instalação, geram efeitos marcantes e de grande apelo estético. Devido ao tamanho, todavia, geralmente são especificadas com frequência maior em ambientes externos.

   

 

De Olho nas Medidas

De um modo geral, a instalação de todos os modelos pode ser feita na mesma altura: 40 cm do piso para que a chama esteja confortável para a visualização dos moradores. Porém, o tamanho do nicho pode variar de acordo com o tipo de lareira escolhido. Para o modelo a lenha, o indicado é 45 cm para a chama, enquanto as versões ecológicas exigem entre 60 a 70 cm de altura para o nicho.

 

 

  

Forma de Abastecimento da Lareira

 

Lareira à lenha

Abastecida com lenha, a instalação da lareira tradicional exige mão de obra especializada e requer estrutura de chaminé ou duto de exaustão para a saída da fumaça. Por isso, precisa ser pensada durante a construção da residência - caso contrário, a sua concepção posterior demandará uma grande reforma estrutural do ambiente. Além do projeto correto e execução profissional, há modelos pré-fabricados de alvenaria, metal ou concreto. A parte interna deve ser composta por plaquetas de tijolo refratário, ao passo que o exterior, embora mais democrático, exige materiais resistentes às altas temperaturas e bons isolantes térmicos para o melhor resultado final.

 

Lareira Ecológica 

 

Para otimizar o espaço livre ao lado do móvel da TV, a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura, trouxe o aquecimento perfeito com a lareira ecológica | Foto: Eduardo Pozella


Este tipo de lareira usa o etanol ou gel fluído como combustível e é extremamente fácil de instalar, podendo até ser portátil. Como ponto positivo para sua adoção está o fato de ser ecologicamente correta por não produzir fumaça, resíduos ou inalantes. É perfeita para quem mora em apartamento ou não deseja promover uma grande obra – a escolha ainda tem a vantagem de dispensar chaminés ou tubulações específicas.

 

Neste apartamento pequeno reformado pelo arquiteto Bruno Moraes, a sala ficou mais acolhedora com a lareira elétrica portátil. | Foto: Luis Gomes

 

 

Lareira a gás

 

A lareira com pedras naturais tornou o ambiente o ponto de encontro da família neste projeto da Spaço Interior | Foto: Kadu Lopes

O modelo dispensa o uso de dutos de exaustão e é de fácil manuseio. Tão prática de acender quanto uma boca de fogão, alguns modelos podem ser acionados até mesmo por controle remoto. Antes de comprar, recomenda-se verificar qual o tipo de alimentação a gás disponível no imóvel, tendo em vista que o modelo precisa ser compatível. Assim como a versão à lenha, a lareira a gás exige mão de obra especializada para instalação.

Confira todas as imagens em nossa galeria!