• CONTENT
Arquitetura

Identidade Única

Onde: Curitiba • 25 de Outubro - 2021 | Fotos Gabriel Konrath

Excelência arquitetônica e uso inventivo da madeira marcam o projeto desta residência impressionante no interior do Rio Grande do Sul

Esta matéria saiu na Revista Casa Sul 106 - disponível para download em nossa loja virtual.

 

A pacata cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é a sede desta residência de 625m² de autoria da Stemmer e Rodrigues Arquitetura. O projeto, que não deve nada à qualidade arquitetônica de uma grande capital internacional, foi idealizado para um casal com dois filhos pré-adolescentes em busca de maior convivência familiar. “O partido arquitetonico prima pela integração total da residencia, tanto entre os seus ambientes internos quanto na sua relação com os espac?os externos.” – afirma o arquiteto Paulo Henrique Rodrigues.

 



A implantação foi uma das soluções inventivas encontrada pelos arquitetos: os volumes construtivos foram inseridos no relevo de forma orgânica, respeitando as características locais e tomando-as como ponto de partida do layout interno. No nível da rua a garagem, reinterpretada para funcionar também como entrada principal, acessa um belo hall de entrada com escadaria e elevador.

 


O pavimento superior, elevado em relação ao nível térreo, foi totalmente integrado para criar uma grande área de convivência que incorpora sala de estar, jantar, cozinha e terraços com piscina. Os dormitórios, nos fundos do pavimento superior, foram posicionados de forma a aproveitar, ao máximo, a iluminação natural abundante e a vista para a paisagem do entorno. A bela fachada externa utiliza molduras e brises de madeira para destacar a geometria do projeto e adicionar um aspecto acolhedor condizente com a natureza residencial da edificação.

 


“Os principais acabamentos são os próprios materiais construtivos, concreto, aço corten e madeira. Esses materiais externos tem continuidade nos espaços internos e são consequência de um partido arquitetônico alinhado com os princípios de nosso escritório” – afirmou o arquiteto. Mantidos em seu estado natural, os materiais reforçaram a sensação de continuidade entre as áreas internas e internas, contribuindo para a coesão estética do projeto.

 

 

Nos interiores, a tonalidade natural dos elementos construtivos ganhou toques de cores vivas com a bancada laranja da cozinha e a mesa azul da sala jantar, equilibrando a paleta de cores monocromática. O luminotécnico acolhedor e os jardins de paisagismo meticuloso finalizaram este projeto residencial inspirador que atendeu – e superou - a todas as expectativas dos moradores.

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook