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Girl power!

Onde: Curitiba • 11 de Março - 2019 | Fotos Divulgação

Em comemoração ao dia da mulher, conheça as lojas de Curitiba que enaltecem a essência feminina

Empoderamento é uma palavra que não possui apenas um significado. Representatividade, sororidade e colaboração são conceitos que auxiliam na compreensão do movimento de empoderar. O empoderamento feminino se baseia no fato de cada mulher assumir seu poder individual e em colaborar para o poder de outras mulheres. Mulheres unidas são mais fortes e, assim, contribuem para o crescimento social, econômico e político de toda a sociedade.

A causa não exclusiva dos coletivos feministas ou de entidades como a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Você pode colaborar para a garantia de direitos femininos e para a diminuição das diferenças entre gêneros de diversas formas, uma delas é apoiando iniciativas de empreendedorismo que visam o crescimento e o fortalecimento do papel das mulheres na sociedade.

Conheça lojas de Curitiba que oferecem produtos que enaltecem a essência feminina e o trabalho das mulheres:

Associação das Artesãs de Várzea Queimada – Ton Sur Ton

Rosa de Viterbo Cunha, há 36 anos no Sebrae-PI, pisou pela primeira vez em Várzea Queimada no ano de 2009. Responsável por mapear os talentos artesanais do Piauí, logo viu potencial nas mulheres que manuseavam a palha e nos artesãos que esculpiam chinelos na borracha de pneus descartados na região. Rosa e o Sebrae-PI levaram Marcelo Rosenbaum para o local onde, em 2001, criou o projeto “A Gente Transforma” na tentativa de mudar a realidade de um dos lugares que possui menor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. O local sofre com o chamado "balanço hídrico negativo", ou seja, a quantidade de chuva que cai é menor do que a água que evapora. Isso significa que a área está em processo de desertificação. Raras são as casas possuem esgoto ou água encanada e a terra é castigada pelo sol, impossibilitando o cultivo de alimentos essenciais para uma nutrição saudável. Na região, as mulheres costumam se dedicar para a criação de peças de palha de carnaúba, atividade tipicamente feminina. Com a fundação da Associação das Artesãs de Várzea Queimada, em parceria com a Rosenbaum, elas criaram a coleção Toca da Palha, que reúne tabuleiros, bogoiós, tapetes, colchões e máscaras.

O tabuleiro, peça da foto, está disponível na Ton Sur Ton. Crédito: Fabio Bartelt

Clarice Romeiro - Donatelli Curitiba

Clarisse Romeiro é designer de estampas. Em 2011, quando fez o curso de estamparia no SESC com o mestre Celso Lima, entendeu que poderia dar continuidade à sua pesquisa autoral sobre estamparia - na época, uma área desconhecida e pouco valorizada. Desde então, de acordo com entrevista que concedeu para o Projeto Curadoria, o maior preconceito que ela enfrenta é na hora de negociar “seja com fornecedores ou por administrar um negócio próprio, sozinha. Por um lado percebo uma falta de compromisso, por outro uma grande surpresa pelo fato de eu trabalhar sozinha. Isso não aconteceria, ou pelo menos não na mesma intensidade, caso o dono da empresa fosse um homem”, diz. Entendendo que devia ser livre para se entregar ao que acredita, sem ter que se enquadrar às necessidades de um mercado restrito, a jovem seguiu apostando em coleções com temas relacionados a história e a cultura brasileira. Na produção, a definição do assunto a ser estudado é o primeiro passo, a partir disso, costuma dividir o processo em três etapas: aprofundamento da pesquisa, experimentos e soluções.  As ferramentas que utiliza para produzir sua arte mudam de acordo com o tema explorado, a designer costuma utilizar diferentes técnicas manuais para desenvolver o desenho das estampas, como pintura, xilogravura, máscara, colagem, etc. Depois da criação, digitaliza a arte e utiliza o Photoshop como uma ferramenta de acabamento.

A coleção Vagalume, desenvolvida exclusivamente para a Donatelli, é uma homenagem ao processo de criação do trabalho de estamparia. As estampas Casulo, Lampejo e Mata estarão disponíveis a partir de abril na Donatelli Curitiba. Crédito: Projeto Curadoria

Deca – Espaço Impermix

O rosa millennial representa a luta feminina, sendo uma das opções de cores da linha de cubas coloridas da Deca. Seguindo a paleta do rosa blush, cor do ano de 2016 da Pantone, o rosa millennial é um tom claro e suave, que traz o confortável toque das veneradas candy colors. O rosa é a cor que simboliza as mulheres desde o início do século XIX. Dos blushes, pintou na moda e criou um estilo de vida. Com o passar dos anos, amadureceu, se transformou e hoje se apresenta repaginado. Carregado de calor e ainda mais sofisticado e elegante, o rosa assume um importante papel de cunho político, representando a luta por igualdade de gênero e outras bandeiras de diversidade. Empoderamento feminino em todos os espaços!

Com o objetivo de encantar e ousar, possibilitando criatividade e irreverência nos ambientes, a Deca apresenta o rosa millennial como opção para sua linha de cubas coloridas. A peça está disponível no Espaço Impermix, loja que possui Selo Deca Red.

 

Lisi Wendel – Ton Sur Ton

Lisi Wendel é a uma arquiteta gaúcha apaixonada por arte e fotografia, que desenvolve coleções fotográficas e desenhos de técnica mista, à mão livre e artes digitais. Ela capta suas imagens sob um olhar incomum, em busca de simplicidade e sutileza. A curadoria das imagens, molduras e finalização dos quadros e telas complementam sua arte, que tem a intenção de envolver estética e emocionalmente as pessoas. Sua linha assinada reúne uma técnica mista, variando em diferentes universos de traços como faces, pessoas e abstratos. Duas obras que expressam a relação da artista com o empoderamento feminino são esculturas que representam mulheres que fizeram a diferença através dos tempos. A escultura Francisca é uma criação inspirada na primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Francisca Neves Edwiges Gonzaga, popularmente conhecida como “Chiquinha Gonzaga”. Nascida no Rio de Janeiro em 1847, Francisca foi uma talentosa compositora, autora de mais de 2 mil músicas de gêneros diferentes. Ela também militou em prol da abolição da escravidão e pelo fim da monarquia.  Já a escultura Raimunda, faz menção a Raimunda Putani Yawanawá, uma índia nascida na Terra Indígena do Rio Gregório no Acre. A membro da tribo Yawanawá se tornou embaixadora da cultura Yawanawá junto de sua irmã Kátia. As duas foram alfabetizadas no idioma dos brancos e foram as primeiras mulheres de sua tribo a aceitar o desafio de se tornarem pajés. A liberdade e a força da mulher, presentes nas raízes de Raimunda, serviram como inspiração para a criação de Lisi.

Este Canvas propõe uma ressignificação das características marcantes de mulheres que inspiram desde as civilizações antigas até as atuais. As linhas apresentam uma fusão de adornos africanos com contornos intensos e cabelos que expressam, ora seriedade, ora liberdade. A coleção Mulher  está disponível na Ton Sur Ton

 

Martha Medeiros – StilHaus

Martha Medeiros se tornou referência mundial na produção de rendas. Apostando nas raízes da arte brasileira, sobretudo a nordestina, investiu no trabalho feito à mão e criou peças únicas e exclusivas. A renda utilizada em seus produtos é produzida exclusivamente para a sua marca de roupas, servindo como matéria prima. Ela é feita por mulheres de comunidades de todo o Brasil, que hoje somam mai de 450 profissionais. Foram muitos anos de trabalho para que a estilista criasse o processo de desenvolvimento de sua própria renda. O marco inicial foi em 1960, na época da sua infância em Alagoas, onde Martha foi incitada pela avó a perceber a natureza ao redor como principal fonte de referência e inspiração. Ela observou, aprendeu e aliou toda sua expertise a coleção “Papéis de Parede Martha Madeiros by JVN”. Junto com Martha, a empresária Mariana Vianna Gaião, da StilHaus, realizou extensas pesquisas de imersão por todo o Brasil para trazer o  trabalho delicadamente artesanal e os costumes do sertão brasileiro às paredes. As rendas foram desenhadas com a máxima realidade possível, a dupla teve um cuidado especial em colocar no papel tudo o que vivenciaram nos quatro cantos do país. O objetivo era transformar tais memórias em um produto que, além da qualidade e exclusividade, representasse a história do povo brasileiro.

O diferencial da coleção é o DNA genuinamente brasileiro. O ponto chave da criação foi não desenhar rendas simétricas, uma vez que, por serem feitas a mão, elas nunca são perfeitas. A coleção está disponível StilHaus Studio.

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