• CONTENT
Interiores

Favor tirar os sapatos

Onde: • 12 de Abril - 2024 |

Ideias de sapateiras e mobiliário para guardar os calçados à porta de entrada indicados para quem tem preocupação com a higiene material mas também com a limpeza energética

Foto Mariana Camargo

Durante a pandemia, passamos a retirar os calçados antes de entrar em casa, um hábito saudável, ligado à higiene do ambiente doméstico, para evitar que a sujeira e as bactérias da rua acumuladas nas solas dos sapatos se espalhassem pelos ambientes internos.

 

Apesar da necessidade premente de proteção em função da Covid, este já é um hábito antigo. Estudiosos consideram a possibilidade de que essa atitude remeta à origem do genkan - uma espécie de hall de entrada – espaço inicialmente associado a templos budistas – que depois estendeu-se a espaços em casas, prédios, escolas e outros estabelecimentos do Oriente, pois retirar os sapatos seria também uma forma de impedir que as energias impuras do exterior invadissem a harmonia da habitação.

 

No Brasil, a estrutura similar ao genkan tem ganhado espaço nos projetos de arquitetura de interiores tanto por seu caráter prático, como pelos hábitos recentes que adquirimos para preservar a saúde e a integridade das nossas moradas.

 


TRÊS AMBIENTES PARA GUARDAR OS SAPATOS

1. Com a utilização da madeira em uma tonalidade muito semelhante ao piso, a arquiteta Daniela Funari aproveitou o espaço aparentemente limitado para conceber uma entrada personalizada para o apartamento. Junto com o ripado vertical, que separa a entrada da sala de jantar, está à disposição uma ampla gaveta para os objetos menores e prateleiras suspensas para os sapatos.

 

Foto Mariana Camargo

 

2. Nesta segunda proposta, assinada por Daniela Funari, o local para guardar os sapatos está associado à chapelaria. Na estrutura A marcenaria em 'L' apresenta um jogo de prateleiras iluminadas com LED embutido, armários superiores e os inferiores compostos por portas ripadas para o arejamento dos calçados e largos assentos.

 

Sofisticada, a chapelaria elaborada pela arquiteta exibe a unidade com a madeira que reveste as paredes e a compõe a porta mimetizada, além do charme do LED embutido na marcenaria. Foto Mariana Camargo

 

Fotos Mariana Camargo

 

3. Outra solução é utilizar um armário feito sob medida para guardar e ocultar os calçados, como neste hall de entrada assinado pela arquiteta Mari Milani onde a sapateira de design curvo está suspensa. Um trio de cabideiros em pedra sabão destaca a naturalidade e o design orgânico dos elementos que compõem o espaço.

 

Fotos Mariana Camargo

 

SOLUÇÕES PRONTAS

Para quem deseja uma solução mais rápida, pode contar com produtos à pronta entrega, auto-portantes e decorativos, como estes que selecionamos abaixo.

 

 

Sapateira Ripa, da OQ da Casa une sapateira, cabideiro e assento.

 

 

À esquerda, o Banco Tião, do designer Danilo Vale, tem largura e profundidade próprias para ser adaptado a pequenos espaços. À direita, a sapateira espelho da Latoog: os sapatos ficam ocultos em prateleiras posicionadas atrás do espelho, o qual abre-se como se fosse uma porta de armário.

 

Serviço:
@danilovale
@lattoog
@oqdacasa

@danielafunariarquitetura
@marimilani_arquiteta
@spacointerior

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook