• CONTENT
Décor

Estilo Japandi

Onde: Curitiba • 28 de Novembro - 2023 | Fotos Eduardo Macarios

Saiba mais sobre o estilo que tem conquistado o mundo da arquitetura e design e promete continuar em evidência nos próximos anos

O mundo da arquitetura e design tem abraçado o estilo Japandi a ponto de torná-lo uma das maiores tendências de décor dos últimos anos. Todavia, apesar do sucesso recente, as origens desta estética remontam ao século XIV: após 200 anos de isolamento, o Japão reestabeleceu relações comerciais e diplomáticas com outros países e causou uma onda de admiração entre viajantes europeus e escandinavos.

 

Segundo Laila Rietbergen, autora do livro "Vida Japandi" e do instagram @japandi.interior, o décor escandinavo atual deve muito ao ideal japonês de abraçar a simplicidade, conforto e contato com a natureza. "Mais do que um estilo, a estética Japandi traduz um estilo de vida: procurar beleza na imperfeição, criar laços profundos com o espaço que nos cerca e apreciar os pequenos prazeres da vida." - afirmou.


 

No Brasil o estilo Japandi foi abraçado pelo arquiteto Giuliano Marchiorato na CASACOR Paraná deste ano. A Casa Japandi, idealizada por ele, usa elementos da estética Hygge e conceitos filosóficos japoneses como o Wabi-Sabi para compor um ambiente fresco, sereno e receptivo. "Na decoração japonesa, por exemplo, é possível observar móveis práticos, simples e minimalistas. O estilo escandinavo apresenta os elementos orgânicos também em formas mais básicas e com poucos detalhes." - afirmou o arquiteto.

 

O piso estruturado de Carvalho Stone, fornecido pela Base Sólida, foi utilizado em todo o ambiente e combinado a uma lareira de pedra natural e mobiliário de linhas orgânicas distribuídos ao redor do tapete de rattan. A iluminação indireta acolhedora e os objetos decorativos que remetem à natureza completaram o espaço. A julgar a longa história do estilo Japandi e sua capacidade de permanecer relevante, este estilo continuará entre as tendências de décor por muito tempo.

 

 

Confira mais imagens na nossa galeria e acesse as matérias relacionadas para mais conteúdo sobre o tema!

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook