• CONTENT
Décor

Escritório de advocacia descontraído

Onde: Curitiba • 25 de Janeiro - 2024 | Fotos Vinícius Moscato

Fugindo da estética tradicional, o projeto traz cores vibrantes e o conceito open space para o espaço de 70m²

O novo endereço do escritório BRG Advogados, localizado no bairro do Centro Cívico, em Curitiba (PR), assinado pelo arquiteto Felippe Comninos, da Vale Arquitetura, reflete uma grande mudança de estilo na decoração tradicional que caracteriza a advocacia. Os espaços sóbrios, escuros e circunspectos foram substituídos por cores vibrantes e pelo conceito do open space.

 

O principal desafio era isolar a sala dos sócios, que gostam de trabalhar em conjunto, e ainda criar outros ambientes, isolados e integrados, tanto para uso dos demais advogados e o restante da equipe, quanto para reuniões online, sem perder a sensação de amplitude.

 

O CONCEITO OPEN SPACE

 

 

A solução para que isto acontecesse foi utilizar divisórias e portas de vidro, e película jateada na sala dos sócios, de modo a garantir maior privacidade. “As portas de vidro, quando fechadas, isolam a recepção do restante dos outros espaços, dando a privacidade necessária para o escritório, mas isso sem pesar no ambiente, além de valorizar a área e permitir a iluminação natural da sala. Quando abertas, o espaço se integra, trazendo mais amplitude”, explica Felippe.

 

 

CORES VIBRANTES

 

Para se distanciar da imagem de um escritório de advocacia tradicional, geralmente marcado por um visual carregado de marrom, preto e tons escuros, o arquiteto optou por utilizar cores vibrantes, que refletissem a personalidade descontraída e cheia de energia dos sócios, mas sem deixar de lado a seriedade e a credibilidade dos profissionais. Para tanto, a variação de azul e terracota foi utilizada tanto nas paredes como no mobiliário, de modo que se complementassem e dialogassem com as outras peças utilizadas, como a mesa de reuniões em mármore branco Paraná.

 

 

ILUMINAÇÃO QUE NÃO GERA SOMBRAS

 

A distribuição da iluminação em diversos pontos do escritório foi planejada com dois objetivos principais. Em primeiro lugar, buscou-se dar ênfase aos detalhes, com a colocação de spots no hall de entrada para realçar a logo do escritório. Além disso, na sala dos sócios, foi instalado um perfil metálico em L, proporcionando destaque às placas de aviso, quadros e armários. O outro objetivo foi criar uma iluminação geral com placas de LED em pares, marcando o mínimo possível no teto. Isso resultou em uma iluminação que não gera sombras, sendo ideal para o dia a dia de trabalho.

 

 

Segundo Felippe, o projeto buscou refletir o avanço profissional de seus fundadores - algo que o arquiteto acompanhou de perto, visto que ele também foi responsável pelo antigo espaço de trabalho da BRG Advogados. Com o crescimento da firma, o novo ambiente trouxe conforto, personalidade e funcionalidade, além de deixar portas abertas para o crescimento futuro: “O antigo escritório possuía praticamente metade da área do atual. Trata-se de um novo momento na carreira deles e o meu objetivo foi criar um espaço que transmitisse esse avanço. Hoje, eles conseguem trabalhar com o número de colaboradores atual e ainda possuem espaço para crescer ainda mais”, afirma Felippe.

 


Para Guilherme Recka, um dos sócios do BRG, a reforma foi um grande desafio por acontecer justamente em um momento decisivo para o escritório: “Estávamos justamente na fase de rebranding da nossa identidade visual e, para nós, a arquitetura também faz parte da nossa marca, comunicando a nossa essência e a nossa identidade diretamente no ambiente de trabalho. O Felippe foi sensível ao nosso momento e às necessidades do nosso negócio, conseguindo conectar e traduzir tudo que era importante para nós em um projeto único”.

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook