• CONTENT
Produtos e Tendências

Elevador residencial

Onde: Curitiba • 12 de Janeiro - 2024 |

Arquitetos explicam como instalar elevadores residenciais

 

É possível instalar um elevador residencial depois que a casa já está construída? Essa é a dúvida de quem pretende ter mais acessibilidade e bem-estar em moradias onde há idosos, grávidas, deficientes de locomoção temporária ou permanente. E a resposta é sim, a instalação do elevador residencial pode ser realizada mesmo após a conclusão da obra, sem a necessidade de grandes alterações estruturais na casa.

 

Além de facilitar o acesso a diferentes níveis da residência, os elevadores residenciais também trazem benefícios adicionais, como o aumento do valor de revenda da propriedade. Os modelos modernos são projetados para se encaixar perfeitamente no ambiente, com opções de customização para se adequar ao estilo e ao design existentes.

 

É importante consultar profissionais especializados em elevadores residenciais para avaliar a viabilidade da instalação, considerando o espaço disponível, requisitos regulatórios e orçamento.

 

Itens a serem considerados: qual o número de paradas (andares)? Qual o valor de investimento? Quais as necessidades / dificuldades dos moradores? Tendo essas informações em mãos será mais fácil escolher. Nesse sentido, o mercado oferece desde plataformas elevatórias até elevadores pneumáticos, ou a vácuo.

 

Com vivência em projetos com esse perfil, os arquitetos Bernardo e Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, explicam que o primeiro passo é fazer um estudo prévio do imóvel, assim como uma pesquisa a respeito do modelo mais adequado.

 

“Antes de tudo, é fundamental que a casa passe por uma avaliação estrutural para garantir a segurança de todos. Depois disso, é necessário que o projeto seja feito por um profissional da área de arquitetura ou de engenharia. Dessa forma, será especificado o modelo de elevador adequado para cada caso, seguindo todas as normas de segurança e visando o melhor custo-benefício", conta Priscila Tressino.

 

Segundo os profissionais, a cabine de um elevador residencial, para duas pessoas de pé deve ter, pelo menos, 1,15m x 1,15m. Caso seja necessário transportar uma cadeira de rodas essa medida muda para 1,35m x 1,45m (no mínimo). Atualmente, os elevadores mais compactos (para até 4 pavimentos) atendem a maioria das residências.


Confira alguns modelos e soluções

  

Os elevadores residenciais GMV possuem resgate automático: na falta de energia elétrica a cabine se dirige ao primeiro pavimento e abre as portas automaticamente.

 

Os elevadores externos apresentam algumas vantagens, uma vez que são de instalação simplificada e minimizam a perturbação de obras na casa. Ainda que fiquem mais aparentes e possam nem sempre combinar com a estética do imóvel, isso não significa que eles também não possuam pontos positivos em relação à aparência. Uma vista panorâmica, por exemplo, pode contribuir positivamente para a beleza do ambiente. Modelo fabricado pela Engetax.

 

Elevador externo da JHF indicado tanto para uso em casas como em prédios de poucos andares.

 

Modelo da JHF Elevadores.

 

Opção customizada com porta de vidro da JHF Elevadores.

 

A plataforma elevatória é outra solução de acessibilidade em casa. Modelo da JHF.

 

O chamado Design Universal é um conceito da arquitetura que prevê, ainda no projeto da casa, o espaço para a futura instalação do elevador. Modelo da JHF.

 

O modelo Home Lifity Plus da GMV Elevadores atende até 4 andares e tem acionamento hidráulico. Ao contrário dos elevadores de tração, os sistemas hidráulicos não usam máquinas de elevação suspensas. Em vez disso, esses elevadores usam a compressão de fluidos para gerar movimento através de um pistão. (fonte: www.meuelevador.com)

 

Elevador residencial a vácuo faz uso apenas da força da gravidade para descer, sendo que a sua instalação não exige muito trabalho. (fonte: www.meuelevador.com )

 

Para saber mais acesse


www.meuelevador.com
www.jhfelevadores.com.br
www.gmvelevadores.com.br
www.engetax.com.br

 

SEO
Casa com elevador, como funciona um elevador, elevador casa, elevador cadeira de rodas, elevadores, elevadores residenciais, quanto custa um elevador, elevador área, área do elevador, elevadores à venda, apartamento com elevador, elevador casa, como funciona um elevador

 

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook